LITTLE MONSTERS X KATYCATS: relembre a épica batalha de ROAR x APPLAUSE

LITTLE MONSTERS X KATYCATS: relembre a épica batalha de ROAR x APPLAUSE

O ano era 2013, e sim já se passaram oito anos “cringers”. Se você viveu o embate de ROAR X APPLAUSE no twitter, facebook, instagram, fóruns, e outras redes, você foi um jovem feliz. Os singles foram lançados no mesmo dia, 12 de agosto de 2013 e fez os fãs de Lady Gaga e Katy Perry se digladiarem pelas redes.

LITTLE MONSTERS X KATYCATS: relembre a épica batalha de ROAR x APPLAUSE

Katy Perry e seu “Rugido”

LITTLE MONSTERS X KATYCATS: relembre a épica batalha de ROAR x APPLAUSE

“Eu compus isto porque já estava cansada de guardar todos estes sentimentos dentro e não falar por mim mesma, o que causou um grande ressentimento (…). Obviamente, eu venho fazendo bastante terapia desde o meu último disco e sobre isso do que se trata”. Katy Perry comentando sobre a inspiração para “ROAR”.

Vamos fazer uma redundância e começar do “início”? Bem, a “California Gurl”, Katy Perry, cumpriu todas as datas programadas para o início da era “PRISM”. O primeiro single do quarto álbum de estúdio de Katy seria enviado às rádios no dia 12 de agosto do mesmo ano, porém próximo do lançamento de “ROAR” a música foi disponibilizada ilegalmente na internet e em decorrência do vazamento a estreia da música nas rádios foi antecipada pela gravadora.

Assim que a música foi ‘vazada’ na rede logo foi comparada ao single “Brave” da cantora Sara Beirelles. As comparações não tiveram relevância nem afetaram o desempenho de “ROAR” nos charts. A música teve destaque no ranking do iTunes mundial chegando ao #1 em vários países, incluindo EUA.

“EMERGÊNCIA POP”: Eu vivo por Aplausos…

LITTLE MONSTERS X KATYCATS: relembre a épica batalha de ROAR x APPLAUSE

A paz reinaria no mundo pop se Lady Gaga e os estrategistas de sua gravadora não tivessem antecipado o lançamento de “Applause”, primeiro single da era “ARTPOP” para o mesmo dia de “ROAR”. “Applause” seria lançada no dia 19 de agosto de 2013, juntamente com o videoclipe. Intitulada por Gaga como “Emergência Pop”, a cantora disse em suas redes sociais que a “missão” de antecipação do lançamento de “Applause” foi por receio do vazamento da música na internet.

Estratégia? Tentativa de boicote? Não podemos afirmar. “Applause” subiu rapidamente nos charts e em alguns deles vencendo a disputa com “ROAR”, mas Lady Gaga foi perdendo o fôlego pelo iTunes mundial, até mesmo no Reunido Unido, outra cantora ficou à frente, Ellie Goulding com seu single “Burn” e Katy manteve-se com tranquilidade o topo da lista.

LITTLE MONSTERS X KATYCATS

No VMA do mesmo ano, as duas cantoras se apresentaram com as novas canções. Os fãs estavam em pé de guerra nas redes sociais. Hashtags levantas pelo twitter e todos os dias víamos os nomes de Lady Gaga e Katy Perry nos TT’s nacional e mundial. Montagens de fotos e GIFs sobre essa briga dos charts apareciam em todo o lugar, confesso que me divertia muito vendo os memes, até hoje. Fiz questão de pôr alguns GIFs que faziam o maior sucesso no Twitter.

LITTLE MONSTERS X KATYCATS: relembre a épica batalha de ROAR x APPLAUSE
Billboard Hot 100, Agosto de 2013

O ano de 2013 foi muito bom na música pop com lançamentos de músicas e álbuns icônicos, tanto o “PRISM” quanto o “ARTPOP” marcaram uma geração. Na disputa final, a intérprete de “ROAR” levou a melhor na Billboard Hot 100 alcançando o topo da parada, enquanto Lady Gaga ficou em #4 com “Applause”. Para mim não existe ‘flop’ para as duas na época, as músicas fizeram sucesso no mundo todo e tocava em todas as rádios, a diferença foi uma ter conseguido alcançar o #1 na Billboard e outra não. Katy Perry e Lady Gaga tem uma ‘fanbase’ fiel e fervorosa por suas cantoras. Só quem viveu sabe né, Gabi?  Comenta aí, você era: #TEAMROAR ou #TEAMAPPLAUSE?

>>> Curta o PFBR no Facebook

Siga o PFBR no Twitter <<<