Crítica especializada aclama ‘Moonage Daydream’, documentário psicodélico sobre David Bowie, veja detalhes

Aguardado documentário sobre o lendário David Bowie, ‘Moonage Daydream’ estreou no último dia 16 e já acumula críticas positivas da imprensa especializada. 

Escrito, dirigido e produzido por Brett Morgen, o mesmo responsável por ‘Cobain: Montage of Heck’ (2015), que abordou a breve vida de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, ‘Moonage Daydream’ é descrito como “odisseia cinematográfica” que “ilumina a vida e a genialidade de David Bowie, um dos artistas mais prolíficos e influentes do nosso tempo”

Trata-se, de acordo com o próprio diretor, de uma viagem pela criatividade, musicalidade e espiritualidade do artista que, muito além de cantor, explorou seus talentos como ator, compositor e produtor. 

Com uma cerca de uma hora e meia, a produção é guiada pela narração do próprio David Bowie, além de contar com imagens inéditas cedidas pelo próprio espólio do artista. A sinopse, também, conecta o artista revolucionário que ele aos tempos atuais: como uma “experiência imersiva”, o documentário “não apenas ilumina o legado enigmático de David Bowie, mas também serve como um guia para viver uma vida plena e significativa no século XXI”.

Após pré-estreia no Festival de Cannes, a crítica deu seu veredicto. Enquanto o The Film Stage afirma que “quanto mais profundo se vai, mais se quer descobrir e mais há para conhecer” sobre as nuances de Bowie, o Consequence of Sound determina que “‘Moonage Daydream’ revela um homem que deu uma tremenda mordida na maçã da vida – e milhões de “pessoas-estrelas” não irão esquecer tão logo”. 

Enquanto isso, o britânico The Guardian elogia o criador do projeto, Brett Morgen, dizendo que é um “surpreende trabalho de amor” e descrevendo-o uma como uma “colagem caleidoscópica”, que “é uma mistura deslumbrante de elegia, celebração e retrato íntimo”, assinalando certo tom melancólico da produção.  

O Los Angeles Times, que atribuiu nota 9 ao documentário, assinala que o mesmo vai além de “criar um acúmulo de factóides e anedotas contados por quem conhecia o performer”, tratando-se mais de levar o caos interior de Bowie ao cinema: “Morgen manifesta uma invocação sensorial do espírito de Bowie, adequado para encantar acólitos e incrédulos, por um tributo digno de sua genialidade inclassificável”. 

‘Moonage Daydream’ está em cartaz nos cinemas brasileiros e, até o momento, não tem previsão de estreia em streaming. Confira o trailer:

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.