Black Mirror? Estúdios queriam direito eterno de fazer réplicas de atores utilizando inteligência artificial

Em um evento histórico (que não era visto desde a década de 1960), mais de 160 mil atores e atrizes se uniram a roteiristas em uma greve em Hollywood. A decisão foi anunciada pelo sindicato Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artist (SAG-AFTRA) na última quinta-feira, dia 13.

O sindicado dos roteiristas (WGA) argumenta que o uso indevido da tecnologia pode levar a substituição de escritores humanos por máquinas – Imagem: Reprodução/Fortune

Durante o anúncio da greve dos atores, Fran Drescher, diretora do sindicato SAG-AFTRA, revelou que durante as negociações os estúdios apresentaram uma proposta surpreendente. De acordo com ela, as empresas fizeram uma sugestão “inovadora” que se assemelhava bastante à trama do episódio “Joan is Awful” de Black Mirror, que tem gerado repercussão nas últimas semanas.

“Eles propuseram que nossos figurantes de fundo sejam ‘escaneados’, recebam o pagamento de um dia de trabalho e que as empresas sejam proprietárias dessa imagem, de sua semelhança e possam utilizá-lo para sempre em qualquer projeto que quiserem, sem consentimento e sem compensação financeira”, explicou Drescher.

A última vez que os atores entraram em greve contra os estúdios foi em 1980, devido aos lucros das fitas de videocassete e da TV por assinatura, o que durou três meses. Essa é a primeira vez em 63 anos que atores e roteiristas de Hollywood ficam em greve ao mesmo tempo.

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.