Após dois anos de preparação, a Cidade do Rock abre oficialmente suas portas para ser a casa de mais de 750 atrações ao longo dos sete dias de evento. A grandiosidade da edição não é limitada aos shows que vão acontecer pelo ambiente. Foram escolhidos cuidadosamente os 880 pontos de alimentação, as mais de 130 ativações de marcas e as opções de entretenimento do festival que estão espalhados pelos 385 mil m² de área útil para o público presente. Este primeiro fim de semana vai contar com a presença de astros como Travis Scott, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Ludmilla, Evanescence, Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso, e muito mais. O público também já pode se preparar para aproveitar cada segundo do festival, garantindo que os bilhetes dos transportes foram comprados, o download do ingresso no Quentro ter sido feito e ficar atento ao que é permitido entrar no festival por meio do site oficial do Rock in Rio, como por exemplo a entrada de garrafas de plásticos de até 500 ml contendo água e com tampa.
“O processo de construir uma edição do Rock in Rio é uma jornada complexa, cheia de desafios, mas acima de tudo muito comprometimento. A edição de 40 anos se destacou pelo minimalismo, pelo olhar no detalhe de cada pedacinho desta Cidade que abraça o Rio e que é abraçada pelo mundo. Tudo foi pensado com o objetivo de gerar uma experiência inesquecível, desde os palcos icônicos até as áreas de convivência e alimentação, passando também pelo cuidado com areas como hidratação e banheiros. Mais do que uma celebração da música, o Rock in Rio 40 anos faz uma homenagem ao público, que ao longo dos anos viveu e continuará vivendo a magia singular do nosso festival. Cada edição tem sua própria identidade, e desta vez nos dedicamos a criar um ambiente que acolhesse uma audiência ainda mais diversa e plural. Foram meses de trabalho incansável, desde a concepção até a montagem da Cidade do Rock, e nos próximos sete dias estaremos empenhados em garantir que cada momento seja verdadeiramente mágico. A sensação de ver os palcos lotados, as ativações ganhando vida e o público se emocionando é indescritível. Não se trata apenas de um festival, mas da realização de sonhos, emoções e experiências únicas que só o Rock in Rio pode proporcionar”, compartilha Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e The Town.
Uma grande novidade na Cidade do Rock é a estreia do musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, uma criação de Roberto Medina, com produção musical de Zé Ricardo e concepção de Claudio Botelho e Charles Möeller, que também assina a direção geral da obra. No espetáculo, com quatro apresentações diárias na Arena 2, sendo em uma área totalmente climatizada, os 40 artistas presentes no palco contam, de forma emocionante, a história do Rock in Rio através da trajetória profissional da autora fictícia Elizabeth Lobo. A trilha sonora mistura canções originais criadas para o musical e hits de sucesso das 22 edições do festival, como América do Sul, Ney Matogrosso; Alagados, Os Paralamas do Sucesso; Love of my life, Queen; e um medley de We will Rock You, Queen, Live and Let Die, Guns N’ Roses e Crazy in Love, Beyoncé.
A nova área do Global Village marca, mais uma vez, o compromisso do festival com a busca por um mundo melhor. Sua cenografia foi inspirada em ícones arquitetônicos distribuídos pelos seis continentes, mostrando como a diversidade se encontra na mais amada Cidade do Rock. Entre a beleza do Global Village, uma decisão chama a atenção, a funcionalidade de cada ponto que constitui a nova área. Com uma cenografia imersiva, em que o público poderá entrar e aproveitar cada um dos espaços, o local conta com o Boteco Clube do Samba, com diversos petiscos e comidas deliciosas. O local também conta com um PUB e uma soverteria da Bacio di Latte.
Outra área que estreia no festival é a Babilônia Feira Hype em uma parceria inédita trazendo cerca de 50 marcas apresentando uma ampla variedade de produtos de moda, up-cycling, acessórios, semi-jóias, bijuteria, bolsas e design. O espaço descontraído, apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e localizado perto da Rota 85, recebe cerca de 20 expositores por dia e estará aberto ao público geral das 14h até 21h – membros do Rock in Rio Club poderão desfrutar deste local meia hora mais cedo, a partir das 13h30.
O público que estiver na Cidade do Rock durante todos os sete dias vai poder acompanhar um verdadeiro show da Esquadrilha Céu. Relembrando a edição de 2001 – quando aeronaves sobrevoaram o Rock in Rio convocando o público para o emblemático três minutos de silêncio –, neste ano quatro aviões comandados por experientes pilotos formarão um ballet no espaço aéreo próximo ao festival. Ainda diariamente, também acontecerá um espetáculo de luzes e música que dará vida ao icônico Palco Mundo: um videomaping inédito, desenvolvido em parceria com OCUBO, vai ocupar toda a extensão de cenografia do espaço, trazendo projeções de artes inspiradas nos 40 anos de história do festival, sincronizados com fogos que vão colorir o céu.
A área de gastronomia sofisticada da Cidade do Rock, sempre um dos pontos altos do Rock in Rio ao longo dos anos, chega à edição comemorativa de 40 anos do festival repleta de novidades. Pela primeira vez, o Gourmet Square terá o cardápio assinado por uma renomada chef. Heaven Delhaye, experiente chef de cozinha que está à frente dos aclamados restaurantes D’Heaven, Heaven Cucina, Nonna Per Heaven e Bob Esponja Burguer & Restaurante, lidera as criações que promoverão uma verdadeira homenagem e viagem pela culinária do Estado do Rio de Janeiro. Na edição passada, em 2022, Heaven já havia marcado presença no Gourmet Square com sua clássica comida italiana que fez um sucesso absoluto entre o público. Dedicado aos apreciadores da boa gastronomia, o Gourmet Square traz uma experiência completa em um espaço totalmente coberto e climatizado, com amplas opções de mesas e cadeiras para relaxar e aproveitar entre um show e outro.