Cidade de Deus é o segundo filme, em língua não-inglesa, mais popular do mundo

Um levantamento encomendado pela Plataforma Preply, que conecta alunos de todo o mundo em cerca de 200 países para aulas de idiomas online, verificou que o filme brasileiro Cidade de Deus é o 2° mais assistidos do mundo em língua não-inglesa. 

Com a popularização dos serviços de streaming, produções das mais diversas línguas passaram a ganhar espaço entre o público, fazendo de ‘Dark’ (Netflix), em alemão, uma das séries mais assistidas, teorizadas e comentadas do mundo; e levando ‘Parasita’ (2019) a vencer quatro estatuetas do Oscar em 2020, incluindo de Melhor Filme, sendo a primeira vez na história que o prêmio foi levado por uma produção de língua estrangeira. 

Trata-se de um impacto tão grande que, desde 1950, um filme não vencia, simultaneamente, o Oscar, que essencialmente representa o conservadorismo da indústria americana, e a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França. 

O momento de vitória combina com o vivido pelos streamings, que cada vez mais, estão dispostos a financiar o que, às vezes, se tornam fenômenos de língua estrangeira, como ‘La Casa de Papel’ (Netflix), que figura em primeiro lugar na lista da Preply sobre TV. Conforme a plataforma, “ver filmes ou séries de TV em seu idioma original abre um mundo totalmente novo”. 

Durante seu discurso no Oscar, Bong-Joon Ho alertou para o fato de que “uma vez ultrapassada a barreira das legendas, você será apresentado a muitos outros filmes incríveis”, cutucando a resistência americana, especialmente, em consumir produções de outros países e em outras línguas. – o que, talvez, seja o motivo pelo qual os Estados Unidos são grandes produtores de “remakes” de obras em língua não-inglesa. 

O diretor de ‘Parasita’ não está errado, uma vez que mergulhar no idioma é, também, uma forma de compreender a mitologia da produção e se aprofundar na realidade daquela obra, sendo a fala uma das maiores formas de identidade e expressão de um povo ou de um recorte da sociedade, como é o caso de ‘Cidade de Deus’. 

Dirigido por Fernando Meirelles, o filme é livremente baseado em fatos reais e retrata a realidade das favelas do Rio de Janeiro sob uma ótica muito crua, em que os moradores inevitavelmente são afetados pelo crescimento do crime organizado. 

Lançado em 2002, o filme é histórico para o cinema nacional. Sucesso da crítica especializada, o filme ganhou espaço em festivais pelo mundo, sendo a única produção brasileira a receber quatro indicações ao Oscar – Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia – após o lançamento nos Estados Unidos, atingindo quase quatro milhões de espectadores no país, numa época em que pouco se falava em abraçar o cinema estrangeiro. 

‘Cidade de Deus’ alavancou a carreira de Fernando Meirelles em Hollywood e, até hoje, exerce papel de influência na cultura pop, inspirando cena em HQ solo do ‘Coringa’ (DC Comics) e sendo usado como forma de preparação para o ator Michael B. Jordan na interpretação do antagonista do ‘Pantera Negra’ (2018), o personagem Killmonger; dentre outros. Ou seja, se trata de uma unanimidade entre crítica e público, como se vê pelo levantamento da Preply. 

Uma HQ do Coringa reproduz perfeitamente uma cena do personagem Dadinho no filme de 2022

Outras produções que figuram na lista do cinema são: o francês ‘Os Intocáveis’, em 1° lugar, o já clássico italiano ‘A Vida é Bela’ (1997), o japonês ‘Os Sete Samurais’ (1954), do aclamado diretor Akira Kurosawa, que influenciou nomes como Quentin Tarantino, e o hispano-argentino ‘Relatos Selvagens’ (2014), produções do dentre outros. 

Atualmente, para além de financiar novas produções, muitos dos filmes da lista se encontram nos diversos serviços de streaming disponíveis ao redor do mundo, como é o caso de ‘Cidade de Deus’ no Globoplay, contribuindo para aumentar o acesso à obras que, antes, ficavam à margem do cinema e agora podem ser objeto de novos públicos e novas discussões. 

A lista completa você encontra no link abaixo:

https://preply.com/pt/blog/filmes-estrangeiros-mais-populares/

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.