Fãs de Taylor Swift processam Ticketmaster, após venda de ingressos desastrosa da ‘The Eras Tour’, entenda

Mais de duas dúzias de fãs de Taylor Swift, baseados em 13 estados diferentes dos Estados Unidos, estão processando a empresa Ticketmaster pela forma como lidou com a venda de ingressos para a, altamente antecipada, turnê da cantora, a ‘The Eras Tour’.

De acordo com documentos obtidos pelo Deadline, o processo foi submetido na última sexta-feira, em Los Angeles. Nele, a Ticketmaster, empresa ligada à Live Nation Entertainment, é acusada de violar o chamado Ato de Cartwright e a Lei de Concorrência Desleal, além de fraude, fixação ilegal de preços, violações às regras antitruste (que existem, basicamente, para combater monopólios) e “deturpação intencional”. 

“Milhões de fãs esperaram por  até oito horas e não foram capazes de comprar os ingressos”, alega trecho do processo conseguido pela revista Rolling Stone. 

Os autores também argumentam que a Ticketmaster “proposital e intencionalmente” enganou os compradores de ingressos “ao permitir que cambistas e bots tivessem acesso à pré-venda” através do site TalorSwiftTix, em detrimento dos fãs. 

Assim, enquanto parte dos fãs tem poder aquisitivo para adquirir os ingressos a preços muito mais altos, a experiência deixou muitos decepcionados – e falidos -, tendo em vista que entradas foram revendidas por cambistas a valores absurdos, de 400 dólares a mais 31.000, dólares em sites como StubHub e SeatGeek. Na cotação atual do real, os ingressos mais caros sairiam por 164 mil reais para os brasileiros através das vendas não oficiais. 

Os ingressos entraram em pré-venda em 15 de Novembro para usuários qualificados por um programa da Ticketmaster. Após minutos do início das vendas, diversas pessoas começaram a reclamar sobre erros no site e longas filas virtuais de espera, com alguns dos fãs ficando na lista por mais de cinco horas. 

Horas depois de começarem as vendas, a Ticketmaster anunciou que compradores que residiam na Costa Oeste dos Estados UnidosLas Vegas, Los Angeles, Seattle, etc -. não poderiam começar a comprar às 10 da manhã do horário local, como estava planejado, devendo voltar ao site às 3 da tarde. Ademais, a pré-venda da rádio Capital One também foi reagendada da terça-feira para a quarta-feira, tendo vendido apenas por algumas horas antes dos ingressos esgotarem. 

O processo continua, alegando que a expansão da Ticketmaster no que eles chamam de “mercado secundário de ingressos” e seus acordos com estádios “forçaram” os fãs a comprar ingressos mais caros, além de ser beneficiada pelo esquema, pois teria recebido taxas adicionais a cada vez que os ingressos eram revendidos.

Além disso, o processo afirma que a Ticketmaster, ao notar que não conseguiria satisfazer a demanda de ingressos, “intencionalmente” forneceu “códigos” aos fãs para tentar encobrir esta realidade. 

Em 18 de Novembro, a própria Taylor Swift se manifestou. Na declaração, ela comentou que havia várias razões para que as pessoas tivessem dificuldade para comprar os ingressos para a ‘The Eras Tour’ e a afirmou que estava tentando resolver o problema: “Eu não vou inventar desculpas para ninguém, porque perguntamos, diversas vezes, se eles poderiam lidar com este tipo de demanda e fomos assegurados de que poderiam”. 

A Ticketmaster também emitiu uma declaração, se desculpando com a cantora e seus fãs, mas eles agora levaram a discussão a outro nível, pedindo 2.500 dólares por violação, assim como honorários advocatícios e qualquer outra despesa considerada pelo tribunal.

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