É ótimo ter um amigo. Ou, no caso de Taylor Swift, vários amigos.
Além de Lana Del Rey como a participação mais do que aguardada na faixa ‘Snow on the Beach’, muitos rostos familiares apareceram de surpresa no álbum ‘Midnights’.
De início, o projeto já abre com ‘Lavender Haze’ que foi, não apenas co-escrita pela atriz Zoë Kravitz, mas também conta com os vocais de apoio da estrela. A canção fala sobre querer ignorar todos os rumores e especulações ao redor e estar feliz sob esta “névoa de lavanda”, que, segundo Taylor, é um termo para estar apaixonada e viver um novo amor. Também há créditos de composição para Jack Antonoff, Mark Anthony Spears, Jahaan Ali Sweet e Sam Dew, uma das poucas faixas do álbum com tantos autores.
Algumas músicas depois, na faixa ‘Snow on the Beach’, uma canção etérea perceber estar se apaixonando por alguém ao mesmo tempo em que a pessoa também está se apaixonando de volta, que Swift co-escreveu com Lana Del Rey e Antonoff, também há um rosto famoso nos bastidores da produção: Dylan O’Brien tocando bateria!
O ator, que participou do aclamado curta-metragem, ‘All Too Well: The Short Film’, que serve como clipe para a versão de dez minutos da regravação da faixa ‘All Too Well’, do álbum ‘Red’ (2012), volta a fazer parceria com Taylor Swift, mas, dessa vez, de forma bem mais discreta.
As colaborações não param por aí, no entanto. Em ‘Question…?’, Taylor canta “Você já teve alguém que a beijou em uma sala cheia e cada um dos seus amigos tirou sarro de você? Mas 15 segundos depois, eles bateram palma também?”. Durante a execução da faixa, uma plateia batendo palmas pode ser ouvida e o grupo, na verdade, é composto de amigos de verdade da cantora. Os créditos da composição da música trazem, além de Antonoff, a irmã dele, Rachel, Austin Swift, irmã de Taylor, e o ator Dylan O’Brien novamente, como responsáveis pelo efeito sonoro.
Ainda, no que está se tornando praticamente uma nova tradição da mitologia de Taylor Swift, Joe Alwyn, seu namorado há seis anos, é creditado como compositor em uma das faixas. Apesar de não fornecer vocais, ele co-escreveu com a namorada a canção ‘Sweet Nothing’, onde ela canta sobre o conforto de estar nessa relação sem esperar grandes gestos (‘Tudo o que você sempre quis de mim foram doces nadas // Eu me vejo correndo pra casa para seus doces nadas’).
Joe, que é ator, assina sobre o nome de William Bowery e também escreveu canções dos álbuns anteriores de Taylor, ‘Evermore’ e ‘Folklore’, como a faixa ‘Exile’ (feat. Bon Iver), uma das mais aclamadas da cantora. ‘Midnights’ é o décimo álbum de estúdio de Swift e marca um retorno a temas mais pessoais depois de se afastar um pouco do formato em seus trabalhos anteriores.
As 13 músicas do projeto principal marcam, segundo a cantora, 13 noites sem dormir através de sua vida.