Saudades, liberdade e prazer dão os rumos para o encontro entre Arthur Nogueira e Hiran no single “Salvador”. A faixa, produzida por Ubunto, está em todas as plataformas, através da Xirê com distribuição da Believe. A canção, que passeia por metáforas e locais da capital baiana, ganhou células do samba reggae e um clima especialmente afrodisíaco. O resultado ficou com a cara da cidade, com o poder de trazer diversos sentimentos que ela nos provoca. Um clipe dirigido por Geovane Peixoto, com imagens da capital baiana misturadas a projeções com os artistas acompanham o lançamento.

“A canção é homoerótica e se refere, para mim, a todos os sentidos do termo ‘Salvador’ — a cidade, o adjetivo e o substantivo. É um lugar onde eu gosto de estar, mas que também me fortalece e livra da intolerância. No Brasil de hoje, o carnaval é salvador: uma bela e implacável afirmação das liberdades individuais, da liberdade de expressão, da sensualidade, da democracia de um modo geral. E na cidade de Salvador, em fevereiro, é como se todos esses conceitos abstratos pudessem ser vistos a olhos nus”, garante o compositor Arthur Nogueira.
“Ele conta que a letra começou a surgir no Porto da Barra, a partir do poema “We Two Boys Together Clinging”, do americano Walt Whitman. “Nós dois garotos juntos agarrando, um ao outro, sem pensar no fim”, traduziu livremente Arthur. “Se Salvador é uma cidade tão moderna e Whitman é o poeta do homem moderno, pareceu-me uma boa sacada trazê-lo para o verão”, conclui.
Hiran vê esta faixa como um presente. “Ela é um suspiro, uma baforada de ar fresco. Em meio à tanta miséria na mundo, falar sobre amor traz boas sensações e adoro me ver na possibilidade de ser esse veículo de calmaria e de falar coisas bonitas”, revela o baiano. “Sinto muitas dessas palavras da música e me sinto inspirado por elas. Existe muita verdade e identificação neste encontro entre Arthur, Ubunto e eu”, acredita.
Não há como discordar de Hiran, já na primeira audição desta nova versão de “Salvador”.
Letra
Como esquecer
Você e o carnaval
Em Salvador?
Nós dois a fim
Garotos juntos agarrando um
Ao outro sem pensar
No fim
Na sorte ou
No amor
Como descrever
Se foi
Só para viver
E foi
Tipo um farol
Brilhou
Dentro
De mim?
Noite pra ficar
Na voz
Sempre pra lembrar
De nós
Pôr do Sol em Salvador
Clareando amanhãs
Noutro lugar
Como descrever
Se foi
Para se viver
E foi
Tipo o Farol
Da Barra
Dentro
De mim?