Na noite deste domingo, 26, aconteceu o SAG Awards, que premia os melhores trabalhos do biênio 22/23, de acordo com a votação dos próprios atores e atrizes filiados ao Sindicato de Atores Americano.
Considerado um dos principais termômetros para o Oscar, assim como o Critics Choice Awards, a premiação foi transmitida ao vivo e gratuitamente pelo canal de Youtube da Netflix. No ano passado, o SAG premiou Will Smith e Jessica Chastain como Melhor Ator e Atriz, respectivamente, além de Ariana DeBose e Troy Kotsur por Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, e todos saíram com suas estatuetas na noite do Oscar.
Desta vez, o maior premiado da noite foi o queridinho da crítica, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, bem como seu elenco, Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis e Ke Huy Quan nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator e Atriz Coadjuvante. Enquanto isso, Brendan Fraser confirmou o favoritismo para a categoria de Melhor Ator por seu papel em ‘A Baleia’, vencendo novamente após ter levado a melhor do Critics também.
Porém, quando levado em consideração que o BAFTA, que ocorre no Reino Unido, também pode ser um dos medidores dos favoritos para o Oscar, a corrida para a premiação hollywoodiana ainda está incerta.
Na Terra da Rainha – e do Rei Charles -, Austin Butler venceu a categoria de Melhor Ator por seu papel em ‘Elvis’, Cate Blanchett se sobressaiu como Melhor Atriz pela atuação aclamada pela crítica em ‘TÁR’ e Angela Bassett levou a melhor na categoria de Atriz Coadjuvante pelo papel memorável em ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’, o que também aconteceu no Critics Choice há algumas semanas.
Já o prêmio de Melhor Filme nas terras britânicas ficou para ‘Nada de Novo no Front’, drama de guerra da Netflix recordista de indicações ao Oscar deste ano, embora ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ venha se saindo melhor nas premiações americanas.
A cerimônia do Oscar em 2023 acontece no dia 12 de Março. Transmitida pela HBO Max, será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel pela terceira vez .