Além de Mariah: conheça 15 ótimas canções, de Ramones a Phoebe Bridgers, para atualizar a playlist natalina

Faltam apenas alguns dias para o Natal, o que quer dizer que algumas canções natalinas vem dominando playlists e espaços públicos. 

Aqueles que realmente gostam de apreciar tudo o que a época mais feliz e, ao mesmo tempo, melancólica do ano oferece talvez procurem por algo além das clássicas ‘Last Christmas…’ do grupo Wham! e da maior de todas, ‘All I Want for Christmas is You’, de Mariah Carey. 

Por isso, abaixo você pode conferir um pacote de canções de Natal para ilustrar todos os sentimentos que chegam durante essa época do ano e compor uma playlist ainda mais diversa: 

1. Phoebe Bridgers – ‘So Much Wine’ (2022)/ ‘Christmas Song’ (2018)

Phoebe tem uma tradição de lançar canções sombrias de Natal, geralmente covers. É o caso do single deste ano, ‘So Much Wine’, que colocou uma instrumentalização mais triste do que a versão original de 2000 do The Handsome Family realmente é. Aqui, ela canta sobre um casal em crise durante o dia de Natal, por conta do vinho em excesso. A canção conta com o backing vocal do ator Paul Mescal de ‘Normal People’. Enquanto isso, no cover de 2018, ‘Christmas Song’, Bridgers investe em cantar sobre se sentir sozinha, mesmo que não esteja, de fato. 

2. Cindy Lauper & The Hives – ‘Christmas Duel’ (2008)

Às vezes, o Natal pode trazer à tona ressentimentos guardados há muito tempo. É neste tema que a colaboração de Cindy Lauper com a banda de rock sueca, The Hives, se apoia ao cantar raivosamente sobre intrigas familiares, infidelidades, planos de assassinatos, incêndios em pertences e a falta de presentes. Tudo isso embalado pela neve caindo em Dezembro e os sinos de Natal, o que traz um tom divertido e satírico, em contraposição às canções tradicionais da época. 

3. The Ramones – ‘Merry Christmas (I Don’t Want to Fight This Year)’ (1989)

Mesmo os pioneiros do punk, The Ramones, não deixam de aproveitar quando chega a magia do Natal. Em meio à riffs de guitarra ardentes, eles tentam resolver uma relação complicada e trazer à harmonia que a época pede, pois até Joey Ramone, que ama o rock mais do que qualquer outra coisa, espera que a paz reine, pois “O Natal não é época para quebrar os corações uns dos outros”

4. Wizzard – ‘I Wish It Could Be Christmas Everyday’ (1973)

Fale o que quiser, os britânicos sabem entregar um hit de Natal. A faixa pop e atemporal do Wizzard, ‘Christmas Everyday’, explora completamente todo o sentimento de desejar que a época de Natal nunca termine. Se alguns estão passando por crises, outros estão simplesmente aproveitando a fantasia do Papai Noel chegando às escondidas no dia de Natal, dos coros infantis – que abrilhantam a própria canção dos anos 70 –  e, é claro, das músicas de Natal.   

5. Big Star – ‘Jesus Christ’ (1978)

‘Jesus Christ’ é, definitivamente, uma inclusão peculiar ao terceiro álbum do Big Star. Como o nome já denuncia, ‘Jesus Christ’ explora o sentido bíblico do Natal. Enquanto o vocalista, Alex Chilton, praticamente prega ‘E o errado falhará / E o certo prevalecerá’, um solo de sax domina a faixa em uma combinação perfeita à guitarra antes de anunciar no ápice, após relembrar a verdadeira inspiração para todas as comemorações dessa época (‘Hoje foi o dia em que Jesus nasceu’): ‘Nós iremos nascer’. 

6. The Beatles – ‘Christmas Time (Is Here Again)’ (1967) 

Os Beatles não foram grandes entusiastas de canções natalinas – ou, não, até John Lennon e Yoko Ono gravarem um dos maiores clássicos deste período, ‘Happy Xmas (War is Over)’ em 1972 -, mas esta serve para ampliar o horizonte dos fãs. Sem uma versão oficial, a faixa foi gravada em 1967 e possui gravações de vozes de cada um dos membros, desejando boas festas a todos, ao final. Simplesmente para aquecer o coração. 

7. Bryan Adams – ‘Christmas Time’ (1985)

Com Bryan Adams envolvido, o que se espera é uma grande balada oitentista para cantar bem alto. E ele não decepciona na faixa de 1985, que se tornou seu maior sucesso natalino e, na esteira de Mariah, sempre é relembrada nesta época do ano. Na canção, Adams canta sobre esperar o ano todo pelo Natal, uma sensação que a maioria das pessoas compartilha, independente de suas diferenças (‘Eu sei que é tarde tarde / O mundo seria um lugar melhor / Se nós conseguíssemos manter o espírito por mais do que um dia no ano’).

8.  I DON’T KNOW HOW BUT THEY FOUND ME – ‘Christmas Drag/Oh Noel’ (2019)

O Natal é tempo de refletir, mas, se não estiver com quem se ama, pode ser uma chatice. Assim canta o duo americano, iDKHOW, no cover da faixa de 2006, de Dallon Weekes, ‘Christmas Drag’. Sem investir tanto nos baixos marcados da música original, a banda investe em uma versão melancólica com vocais distorcidos em rock alternativo com direito a sinos de fundo e uma breve referência à clássica ‘Jingle Bells’ ao final. Do mesmo EP de 2019, ‘Oh Noel’, se sobressai em um sentido ainda mais negativo ao cantar como o Natal parece ir se tornando pior ao longo do tempo, conforme pais se divorciam, amigos se vão e separações acontecem.

9. Slade – ‘Merry Xmas Everybody’ (1973)

Nos anos 70, a banda de glam rock Slade lançou um dos maiores refrões natalinos (‘So, here it is, Merry Christmas / Everybody’s having fun / Look to the future now / It’s only just begun’), que os levou ao primeiro lugar nos charts britânicos daquele ano. Além de dar as boas vindas ao Natal e às coisas boas que vem com ele, como uma avó insistindo que as músicas antigas são melhores e se rendendo ao rock and roll dos jovens, a canção é uma ode também ao futuro e ao que vem depois que as festas terminam. É tempo de renovação. 

10. Stevie Wonder – ‘Someday at Christmas’ (1967)

John Lennon não foi o único a cantar sobre a paz mundial em uma canção de Natal e, na verdade, Stevie Wonder o fez alguns anos antes. Na faixa que já ganhou covers de The Jackson 5, na voz aguda infantil de Michael Jackson, a Justin Bieber, o cantor não mede as palavras ao cantar ‘Algum dia no Natal, homens não serão garotos / Brincando com bombas, como crianças fazem com brinquedos’. Décadas depois da Guerra do Vietnã, o mundo pode seguir tomando os versos atemporais de Stevie Wonder tanto como um lamento quanto como uma prece esperançosa.    

11. The Waitresses – ‘Christmas Wrapping’ (1981)

Um pouco de new-wave e um milagre de Natal, assim Patty Donahue conta sua determinação de passar o Natal sozinha após se separar de um cara com quem ficou o ano todo. Tudo isso para, no final, a canção surpreender o ouvinte com um plot-twist digno de comédias românticas, o mesmo clima da faixa, que possui uma sonoridade diferente do que se imagina em uma canção natalina. 

13. Amanda Shires – ‘A Real Tree This Year’ (2021)

Um dos nomes emergentes do country moderno, Amanda Shires investiu em um álbum natalino completo, mas a que melhor se sobressai é ‘A Real Tree This Year’, fugindo um pouco da sonoridade dominante da época em uma composição metafórica de inspiração blues, que canta sobre as belezas dos laços, festões, meias de veludo e, é claro, da árvore de Natal em contraposição à sua “árvore de Natal” de verdade. 

14. Elton John – ‘Step Into Christmas’ (1974)

Elton John dá sua melhor versão na faixa incluída no disco ‘Caribou’ ao apresentar sua canção de Natal e convidar o ouvinte para aproveitar a data com ele ou, ao menos, com sua música tocando. Em uma letra que coloca o Natal como uma celebração do ano que passou e faz referência à sua clássica ‘Crocodile Rock’, o cantor opta por uma canção natalina fora da curva guiada por seu inseparável piano

15. salem ilese – ‘Thank You Note’ (2021)

Tal qual Miley Cyrus já fez ao mudar extra-oficialmente a letra da clássica ‘Santa Baby’ (Eartha Kitt) no programa de Jimmy Fallon, salem ilese, um nome promissor que despontou com o TikTok, não faz agradecimentos, mas busca por um que cabe em um post-it, o que seria bem melhor do que qualquer presente material. Ou seja, há espaço para a criatividade se espalhar por diversas direções, mesmo que a temática seja delimitada pelo Natal. 

15+1. George Harrison – ‘Ding Dong, Ding Dong’ (1974) 

Faixa do álbum solo do ex-Beatle, ‘Dark Horse’, não foi feita para o Natal, mas especificamente para o Ano-Novo. Porém, contém todos os requisitos de uma canção de fim de ano e, claro, de encerramento de ciclos, uma vez que George Harrison canta sobre deixar para trás o que passou para entrar um novo ano sem este peso!

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.