À Variety, Michael Pollack detalha composição de ‘Flowers’, de Miley Cyrus, e ‘Pure/Honey’, de Beyoncé, confira

Considerado uma das armas secretas da música pop, o compositor Michael Pollack teve seu “disfarce” descoberto quando Miley Cyrus lançou ‘Flowers’ no início de Janeiro e se tornou um sucesso instantâneo. 

Uma ode de amor próprio e independência com bases muito fincadas na disco music, a canção quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 100 milhões de streams no Spotify (apenas uma semana) debutou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e vem acumulando história na indústria e na carreira de Cyrus. 

Apesar de todo o efeito esmagador que a canção teve, chegando a fazer mais de dez milhões de streams por dia, mesmo após vinte dias de lançamento, Pollack comenta que “estaria mentindo se dissesse que imaginou que [a canção] seria tão grande quanto está sendo”

À Variety, ele detalhou o processo de escrita da canção, que começou há mais de um ano, no início de 2022, afirmando que sabia que tinha feito algo especial, mas não tão grande assim:

“Começou como muitas das canções que nós escrevemos para este projeto – apenas Miley, ALDAE [Gregory Hein] e eu ao redor do piano. Nós começamos com o refrão e, depois, se eu me lembro corretamente, a letra, a melodia e a progressão começaram de forma simultânea. Esta é uma daquelas canções com “círculos de quintas”, onde a melodia informa a progressão e vice e versa, [então] praticamente escreveu a si mesma”. 

Pollack disse que, apesar de a canção ter potencial como uma balada ao piano, tudo mudou depois que se tornou um hino up tempo de fundo setentista: “Definitivamente excedeu minhas expectativas, eu acho que excedeu as expectativas de todo mundo”. 

Além disso, o compositor de canções como ‘Memories’ do Maroon 5 e ‘Rollercoaster’ dos Jonas Brothers, foi só elogios à Cyrus como profissional na indústria da música: “Ela pode ser uma das únicas artistas com quem já trabalhei que, pessoalmente, me mandava mensagens com os horários de início e endereços de estúdio para as sessões”. 

Ainda, complementou sobre a forma que Miley aborda a “confecção” de uma canção: “Ela é uma artista em cada sentido da palavra. Seu gosto é impecável e sua visão criativa é tão clara que tudo o que você tem que fazer é confiar no processo e segui-la pela música.”

Pollack afirmou que trabalhou em diversas canções do novo álbum de Cyrus, que também tem uma base de piano, como ‘Flowers’, e afirmou que a cantora “foi dura em, primeiramente, aperfeiçoar as canções e depois enfrentar a produção”

Questionado sobre sua coisa favorita de trabalhar com ela, ele detalhou como a loira sabe equilibrar sua confiança em ideias próprias e a confiança nos compositores. “Ela é uma compositora inacreditável, mas realmente não se importa de onde a melhor ideia vem – ela apenas quer criar a melhor arte possível”. 

Enquanto ‘Flowers’ segue como uma tempestade nas paradas, essa não é a única canção de Pollack fazendo barulho no momento. O compositor também é um dos nomes por trás da faixa ‘Pure/Honey’ do aclamado álbum, ‘Renaissance’, de Beyoncé, com o qual a cantora venceu quatro Grammys no último domingo, dia 5. 

O profissional comentou que a primeira sessão para a canção da Queen B começou em fevereiro de 2022, quando entrou em estúdio com Darius Dixson e Bloodpop: “A faixa do Bloodpop é tão inspiradora e Dixson tinha uma visão tão incrível para o que seria o verso superior. Eu me senti sortudo apenas por estar lá naquele dia e preencher as lacunas [da canção]”

Pollack, então, comentou que ficou chocado com o hino para as pistas de dança que a música se tornou, elogiando também o trabalho criativo que Beyoncé fez sobre a faixa:

“Beyoncé pegou o que nós começamos e elevou a outro nível – liricamente, melodicamente, sonicamente, vocalmente, tudo isso. Eu me sinto tão honrado por ter uma canção com uma artista tão icônica e ser parte de um álbum tão especial.”

Por fim, o compositor disse que sua forma de trabalhar é a mesma se tratando de uma superestrela como Cyrus ou novos artistas, comentando que encara a composição como uma forma de contar histórias: 

“Geralmente começa com uma pseudo sessão de terapia. A meta é conseguir atingir o coração da emoção que o artista está sentindo e, então, encontrar a forma mais universal de convergir isso. Uma boa canção deve soar como uma boa história e ‘Flowers’ conta ao ouvinte uma história muito pessoal”.

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