TOP 10: k-pops favoritos de um 'não-fã' de k-pop

O k-pop se tornou um fenômeno incontestável. Grupos como BTS e Blackpink conquistam cada vez mais espaço, quebram recordes, e se tornam mainstreams. Isso vem acontecendo aos poucos no ocidente, enquanto no oriente os k-groups são forças incomparáveis, alcançando vendas inimagináveis, e dominando todas as paradas. Se antes as músicas que chegavam “do lado de cá” eram pontuais, como a viral “Gangnam Style” e o hit “I’m the Best“, hoje temos uma onda crescente de canções que ganham força no ocidente.

Até pouco tempo atrás, tudo era completamente novo, termos como “idols” – que designa os artistas do estilo; “comeback” – como são chamados os lançamentos dos grupos; “win” – prêmios recebidos pelos grupos que alcançam os maiores números na semana,  nos programas musicais coreanos e “MV” – os videoclipes das faixas, confundiam a cabeça de qualquer um, mas hoje em dia é cada vez mais comum as pessoas falarem do assunto sem grandes dificuldades.

Minha introdução à música sul-coreana se deu através de amigos, que constantemente insistiam que os lançamentos dos grupos superavam, e muito, os lançamentos atuais do “a-pop” (termo para designar o pop “americano”, mas usado para as canções pop ocidentais como um todo). Por muito tempo, simplesmente ignorei, mas aos poucos fui ouvindo algumas canções e, hoje em dia, não é incomum que eu me pegue ouvindo alguma música do gênero.

Mesmo assim, não me considero um fã do estilo, e com essa proposta, trago a vocês o “Top 10 k-pops favoritos de um ‘não-fã‘ de k-pop“. Nessa lista, completamente pessoal, listo minhas músicas favoritas do gênero. Obviamente muitos dos cantores e grupos presentes são bastante conhecidos, “mainstreams“, assim, não espere nada muito “underground“, visto que o que chega até mim – e a maioria das pessoas que não possuem tanta ligação com o estilo, é o que, de fato, faz mais sucesso.

Dito isso, outro ponto importante a se destacar é que eu tentei não fazer disso um “Top Blackpink”, mas foi difícil deixar de fora músicas como “Kill This Love“. E a lista também conta apenas com grupos da terceira geração, caso contrário, vocês provavelmente veriam muito 2NE1 e Girls Generation na lista.

 

  1. Jennie – “Solo

    Um dos primeiros grupos que eu conheci, assim como muitos, foi o Blackpink. E provavelmente é o único grupo que eu posso dizer que eu sei quem é quem. Dito isso, Jennie sempre foi minha favorita, apesar de, às vezes, ela não ser a mais esforçada, comentário recorrente no fandom. Demorei um tempo até conhecer seu debut solo, mas quando o fiz, foi amor à primeira vista. Definitivamente meu k-pop favorito, está sempre no repeat!


  2. Blackpink – “Forever Young

    Blackpink is the revolution! Esse é um b-side que eu considero muito injustiçado. Talvez por ter sido trabalhada junto com o smash hitDdu-Du Ddu-Du, não tenha recebido a devida atenção que merece. Uma baladinha incrível que também não sai do repeat.


  3. Momoland – “Bboom Bboom

    Tudo parecia muito estranho na primeira vez que eu assisti ao MV de “Bboom Bboom“. Achei uma música ok, nada muito impressionante. Mas graças ao vídeo viral de alguém vestido como Valak, do filme “A Freira” fazendo a coreografia da música, passei a ouvir incessantemente, e ela simplesmente se tornou uma das minhas favoritas, fechando o meu top 3.


  4. iKON – “Killing Me

    Conheci essa música no modo aleatório e amei logo de cara, a batida do refrão é excelente. Uma das coisas que eu mais gosto nesse MV é a coreografia, espetacular!


  5. CLC – “Hobgoblin

    Talvez o CLC não faça o mesmo sucesso que os demais grupos presentes nesta ista, mas o debut single “Hobgoblin” me ganhou logo de cara. Batida e letra frenéticas fazem com que seja impossível não ouvir e sair cantando. Ah, e o grupo fez seu comeback nesta semana!


  6. Blackpink – “As If It’s Your Last

    Originalmente “As If It’s Your Last” não estava nessa lista, mas enquanto eu ouvia todas as faixas preparando o post, o aleatório acabou me mandando para a faixa, e aí não deu outra, relembrei o quanto a melodia é gostosa de se ouvir e foi impossível não incluí-la. Talvez a música com minha batida favorita do Blackpink.


  7. BTS – “Boy with Luv” feat. Halsey

    Nunca fui muito fã do BTS, mas “Boy with Luv” é tão gostosa de se ouvir que é impossível não se pegar cantando o refrão junto – pelo menos a parte em inglês.


  8. BTS – “Idol

    Essa talvez seja uma polêmica. Nove a cada dez fãs do BTS que eu conheço não curtem “Idol“, mas eu gostei logo de cara e ela está sempre na minha playlist. A canção conta ainda com um versão com a participação de Nicki Minaj, mas eu confesso que prefiro a original.


  9. Stray Kids – “Miroh

    Única música que conheço do grupo, é impossível de ouvir e não cantar o “Stray Kids!” do pré-refrão junto com os meninos. Felizmente já temos um comeback agendado para o mês que vem.


  10. Everglow – “Bon Bon Chocolat

    Everglow é o grupo mais jovem da lista, seu debut foi neste ano, justamente com “Bon Bon Chocolat“. Em alguns momentos a música lembra os samples da música “Everyday“, de Ariana Grande. Um pop chiclete impossível de não se apaixonar.


Menção honrosa: Monsta X – “Livin’ It Up

Monsta X talvez seja um dos grupos que eu mais ouça “involuntariamente”, mas não consigo gostar tanto das músicas. Esta menção honrosa é minha música favorita do grupo que é o favorito da pessoa que mais me faz ouvir k-pop (rs)! Ah, um detalhe, os meninos fazem show no Brasil em julho!


Se depois de conferir esse post você resolveu ouvir todas as faixas, não deixe de conferir a playlist com essas e outros k-pops que não saem do repeat. Ah, e não deixe de comentar quais são os seus favoritos!,

>>> Curta o PFBR no Facebook

Siga o PFBR no Twitter <<<