Após 10 anos, quais hits de 2011 conseguiram fazer sucesso no Spotify? Confira a lista

Em 2011, éramos felizes e não sabíamos. Divas pop como Katy Perry, Rihanna e Lady Gaga estavam no auge, Adele se consolidou como um monstro na indústria, e o dólar era menos da metade do preço que é atualmente para nós tristes habitantes do país Brasil.

Mas uma coisa ainda estava caminhando: as plataformas de streaming. As vendas digitais ainda dominavam o mercado e por aqui a pirataria ainda reinava. O Spotify, pioneiro do ramo, foi lançado nos Estados Unidos justamente em 2011, chegando ao Brasil somente três anos depois. Hoje em dia, sabemos do peso que os streams tem na indústria.

É estranho pensar que, 10 anos depois, várias músicas que fizeram sucesso em 2011 seguem fazendo bastante sucesso e um sucesso totalmente orgânico, sem playlists e impulsionamentos, como acontece hoje em dia.

Quais músicas será que conseguiram resistir melhor ao tempo e se tornar hits atemporais? Fizemos uma listinha com as canções de 2011 mais executadas do Spotify atualmente.

Deixando claro que escolhemos os singles que foram lançados entre janeiro e dezembro do ano. Ou seja, se a canção foi lançada no álbum de 2011 mas foi lançada como single apenas em 2012, ela ficou fora da lista. O mesmo caso para singles lançados em 2010 e que foram incluídos em projetos do ano seguinte.

Confira o ranking:

#21 S&M de Rihanna (com e sem Britney Spears) – 419 milhões de streams

E já começamos com uma das mais icônicas colaborações da história da música. “S&M” foi lançado como quarto single do já ultra bem-sucedido álbum “Loud” (2010) e atingiu a vice-liderança da Billboard Hot 100 com sua versão solo.

Após o lançamento do remix com Britney Spears, a canção atingiu o topo da parada e se tornou o terceiro #1 da era. A canção foi super bem em praticamente todas as paradas do mundo. No Spotify, a versão sem a princesa do pop tem a grande maioria dos streams.

#20 Feel So Close de Calvin Harris – 432 milhões de streams

Lançado como segundo single do recordista álbum “18 Months” (2012), “Feel So Close” não traz só Calvin Harris na produção, mas também nos vocais, uma coisa bem rara para DJs.

A canção se tornou um hit global pegando a onda do sucesso de “We Found Love” de Rihanna, que fez o escocês ser super conhecido fora da Europa. Claro que essa parceria memorável também está nessa lista.

#19 Give Me Everything de Pitbull, Ne-Yo, Afrojack e Nayer – 440 milhões de streams

Muitos podem não lembrar muito dessa, mas foi um smash daqueles. “Give Me Everything” é listada como uma das músicas mais vendidas de toda a história, sendo a sétima mais comercializada de 2011.

O super parceria chegou ao topo da Billboard Hot 100 e foi o primeiro de uma grande sequência de hits do rapper Pitbull.

#18 Marry You de Bruno Mars – 446 milhões de streams

Está aí o exemplo de uma música que foi super mal na Hot 100, mas que está no nosso ranking para contar história. “Marry You” não foi lançada como single nos Estados Unidos por uma questão estratégica da gravadora, mas hitou muito nos outros países.

O quinto single do “Doo-Wops & Hooligans” (2010), disco de estreia de Bruno Mars, chegou à oitava posição da parada da Austrália, top 5 na Nova Zelândia e #11 no Reino Unido. Detalhe: “Marry You” nem tem clipe.

#17 Last Friday Night (T.G.I.F.) de Katy Perry – 452 milhões de streams

Claro que Katy Perry e sua icônica era “Teenage Dream” (2010) não podiam ficar fora da nossa lista! “Last Friday Night (T.G.I.F.)” foi o quinto single do álbum e o último dos cinco #1s do álbum original, um feito que só Michael Jackson também conseguiu.

A canção foi a décima mais tocada nas rádios americanas daquele ano e vendeu cerca de 4 milhões de cópias apenas nos EUA. O remix com com a rapper Missy Elliott não fez muito barulho na época, mas ajudou a faixa subir um pouco no nosso ranking.

#16 The Lazy Song de Bruno Mars – 459 milhões de streams

E olha ele aqui de novo. Terceiro single do debute de Bruno Mars, “The Lazy Song” consolidou o havaiano como um dos artistas estreantes de maior sucesso da história da música. Antes desse single, já haviam sido três #1s e por pouco o quarto não veio.

The Lazy Song” foi #4 na Billboard Hot 100 e chegou ao topo de paradas como a do Reino Unido e Dinamarca. Nos EUA, a canção é certificada como 7x platina.

#15 What Makes You Beautiful de One Direction – 471 milhões de streams

O primeiro single do grupo One Direction, formado durante o “The X Factor” britânico em 2010, foi um sucesso meteórico não só no Reino Unido mas também fora dele.

What Makes You Beautiful” chegou ao quarto lugar da Hot 100 e debutou diretamente no topo da Official Charts, com 154 mil cópias na primeira semana, um número super alto para os padrões britânicos. A música foi top 10 em vários países como Canadá, Irlanda, Austrália e até o Japão.

#14 Wild Ones de Flo Rida e Sia – 491 milhões de streams

Flo Rida foi um dos maiores hitmakers do início dos anos 2010. Com o “Wild Ones” (2012), seu quarto álbum, o rapper conseguiu quatro tops 10 na Billboard Hot 100 e a faixa-título foi um deles.

A música em parceria com a Sia foi o segundo single da era e chegou ao top 5 da Billboard Hot 100 e em ótimas posições ao redor do globo. “Wild Ones” está entre os 250 singles mais vendidos da história.

#13 Set Fire To The Rain de Adele – 545 milhões

2011 foi o ano do mundo conhecer o fenômeno Adele. “Set Fire To The Rain” é o terceiro single do álbum “21” (2011) e também o terceiro #1 consecutivo da britânica na Billboard Hot 100.

A canção foi super bem ao redor do mundo mas, incrivelmente, não entrou no top 10 da parada britânica, ficando em #11. “Set Fire To The Rain” também é a primeira Grammy Winner a aparecer na lista. vencendo o “Best Pop Solo Performance” em 2013, por sua versão ao vivo.

#12 Levels de Avicii – 574 milhões de streams

Levels” foi o primeiro grande sucesso mundial do DJ Avicii. Apesar de ser praticamente instrumental, com algumas poucas frases que se repetem, a canção chegou ao topo da parada da Suécia, país natal dele, e no top 5 do Reino Unido.

A canção se tornou uma febre nas festas ao redor do mundo e até hoje é fortemente tocada, principalmente para celebrar a carreira de Avicii, que morreu de forma inesperada em 2018. “Levels” tem três versões disponíveis no Spotify: a original, a editada e a instrumental.

#11 We Are Young de Fun. e Janelle Monáe – 613 milhões de streams

We Are Young” é o grande sucesso do já desfeito trio Fun. em parceria com Janelle Monáe. A canção foi um smash hit, chegando ao topo de charts oficiais de diversos territórios, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Essa foi a terceira canção mais bem-sucedida de 2012 nos EUA e venceu o “Song of the Year” no Grammy do mesmo ano. A canção simplesmente vendeu mais de 300 mil cópias semanalmente nos EUA por sete vezes consecutivas, um recorde nunca quebrado até hoje. Claro que “We Are Young” já é certificado de diamante por lá.

#10 Call Me Maybe de Carly Rae Jepsen – 631 milhões de streams

Chegamos no nosso top 10 com uma das mais icônicas da música pop. “Call Me Maybe” foi uma explosão e nos apresentou Carly Rae Jepsen, que não viria a fazer grande sucesso novamente, mas que nos presenteou com trabalhos incríveis.

A faixa foi um hit mundial, liderando paradas nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França, Polônia e mais. “Call Me Maybe” recebeu duas indicações ao Grammy, mas não levou nenhuma, perdendo para “Set Fire To The Rain” e “We Are Young“, que já apareceram na lista. Pelo menos, sabemos qual o maior sucesso…

#9 Moves Like Jagger de Maroon 5 e Christina Aguilera – 655 milhões de streams

Moves Like Jagger” salvou o álbum “Hands All Over” (2010) de ser o primeiro álbum do Maroon 5 a não ter um grande hit mundial. A canção saiu no relançamento do disco e trouxe os potentes vocais de Christina Aguilera junto de Adam Levine.

A canção se tornou o segundo #1 da banda nos Estados Unidos e o quinto (e último até aqui) da cantora. Com mais de 7 milhões de cópias acumuladas até hoje, foi o 10º single mais vendido dos EUA em 2011. Ela ainda indicada ao Grammy na categoria “Best Pop Duo/Group Performance”.

#8 The A Team de Ed Sheeran – 663 milhões de streams

The A Team” é oficialmente o primeiro single comercial da carreira de Ed Sheeran. Com uma letra forte falando sobre a vida de uma prostituta viciada em crack, a canção foi fortemente aclamada pela crítica, sendo indicada ao Grammy e ao Brit Awards.

Mesmo sendo um single de estreia, “The A Team” debutou na terceira posição da Official Charts. Na Hot 100, chegou ao top 20, em #16. A canção também está no top 40 de músicas da década do Reino Unido e Austrália.

#7 We Found Love de Rihanna e Calvin Harris – 700 milhões de streams

Quando Rihanna ainda cantava, ela lançou uma pequena música chamada “We Found Love“, que viria a ser o lead single do álbum “Talk That Talk” (2011) . A faixa traz a produção do DJ Calvin Harris, que ainda era desconhecido em boa parte do mundo.

We Found Love” liderou a Billboard Hot 100 por simplesmente 10 semanas não consecutivas e quebrou o recorde pessoal da barbadiana, que pertencia à “Umbrella“. A canção ainda foi #1 em outros 25 países e vendeu mais de 10,5 milhões de cópias pelo mundo, um dos singles mais vendidos de toda a história. Tá bom ou quer mais?

#6 Young, Wild & Free de Snoop Dogg, Wiz Khalifa e Bruno Mars – 798 milhões de streams

Young, Wild & Free” é uma música que foi lançada para o filme “Mac & Devin no Colegial” (2012), estrelado por Snoop Dogg e Wiz Khalifa.

Apesar do longa ser um fracasso, o single foi super bem, atingindo a sétima posição da Hot 100 e top 10 em diversos países. Foi indicada ao Grammy na categoria “Best Rap Song” e traz a participação de Bruno Mars, que estava em super alta na época. Tão em alta que é o único artista que aparece três vezes no nosso ranking.

#5 Somebody That I Used To Know de Gotye e Kimbra – 827 milhões de streams

Entramos no top 5 com um dos maiores sucessos da história da música. “Somebody That I Used To Know” foi #1 em mais de 25 países incluindo US, UK, Austrália e Nova Zelândia. A canção foi o maior sucesso de 2012 e está inclusive no All Time Chart da Billboard, em #32.

A música venceu dois Grammys nas categorias “Record of The Year” e “Best Pop Duo/Group Performance”. Após o lançamento, Gotye foi acusado de plágio pela família do artista carioca Luiz Bonfá. O belga usou um sample da música “Seville“, lançada na década de 60, sem autorização. O cantor assumiu o plágio em 2013 e pagou 1 milhão de dólares no processo.

#4 A Thousand Years de Christina Perri – 871 milhões de streams

Além de ser uma grande saga de sucesso, “Crepúsculo” também rendeu ótimas trilhas sonoras, com destaque para a primeira parte do “Amanhecer“. Bruno Mars lançou o primeiro single do álbum, “It Will Rain“, mas foi o segundo single mesmo que se tornou um hit atemporal.

A Thousand Years” tem interpretação da americana Christina Perri, uma cantora nem de longe badalada. Mesmo assim, a canção foi super bem nos charts globais e impressionou por sua longevidade. O país que mais abraçou a canção foi justamente o Brasil, entrando até na Hot 100 brasileira (quando existia).

#3 Titanium de David Guetta e Sia – 921 milhões de streams

Antes presa nas composições e em hits regionais na Austrália, Sia soltou sua voz (literalmente) no mega hit “Titanium“. A canção é a quinta música de trabalho do álbum “Nothing But The Beat” (2011), que já tinha rendido vários sucessos para David Guetta.

A canção atingiu o top 10 de praticamente todos os países que tem paradas oficiais, incluindo a liderança da Official Charts. A canção foi o quinto maior sucesso do Reino Unido de 2012 e o 18º maior hit na última década na Austrália.

#2 Someone Like You de Adele – 979 milhões de streams

A vice-liderança ficou com ninguém mais ninguém menos que Adele e a extremamente memorável “Someone Like You“. #1 em todos os lugares possíveis, a canção é a terceira mais vendida da história do Reino Unido a quarta mais vendida mundialmente deste século.

A canção inaugurou a categoria “Best Pop Solo Performance” no Grammy 2012, vencendo a categoria com concorrentes de peso. “Someone Like You” também está presente no All Time Chart dos Estados Unidos e Reino Unido.

#1 Can’t Hold Us de Macklemore, Ryan Lewis e Ray Dalton – 1,2 bilhão de streams

Pode ser surpresa para muitos, mas o single lançado em 2011 com mais streams no Spotify é “Can’t Hold Us“, do duo Macklemore & Ryan Lewis em parceria com Ray Dalton.

É um caso estranho porque, apesar de ter sido lançada como single em 2011, a música só foi fazer sucesso mesmo em 2013. Após o sucesso de “Thrift Shop“, o interesse pelos singles antigos do duo cresceu bastante e a gravadora resolveu relançar “Can’t Hold Us“. O resultado? #1 na Billboard Hot 100 e desempenho primoroso em vários países.

A canção também foi a mais tocada do Spotify em 2013, quando o aplicativo ainda tinha proporções mínimas. A música foi o quinto maior sucesso de 2013 nos Estados Unidos e o 71º da última década.

Vários sucessos quase entraram no nosso top! Ficam como menções honrosas “Video Games” de Lana Del Rey, “Love On Top” de Beyoncé e “Love You Like A Love Song” de Selena Gomez & The Scene.

O que achou do ranking? Qual música você acha que faltou? Coloca aí nos comentários!

>>> Já segue o PFBR no Facebook? Não? Tá perdendo varias novidades. Deixa seu like!

>>> Sabia que a gente tá comentando tudo sobre BBB no Twitter? Vem!