Algumas das maiores estrelas da música mundial – Rihanna, Taylor Swift, Lady Gaga, The Weeknd e Selena Gomez – aparecem na lista de pré-indicados ao Oscar de Melhor Canção, divulgada nesta quarta-feira, dia 21.
Rihanna, que fez seu aguardado retorno à música após seis anos com ‘Lift Me Up’, especialmente para a trilha-sonora de ‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’, Taylor Swift com ‘Carolina’ de ‘Um Lugar bem Longe Daqui’ e Lady Gaga com a balada de inspiração oitentista, ‘Hold My Hand’, para ‘Top Gun: Maverick’ já estão indicadas em outras premiações do circuito de 2023, como o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards.
Caso as canções consigam passar da pré-lista, será a primeira indicação ao Oscar para Taylor e Rihanna, tendo em vista que Gaga já foi indicada na mesma categoria por ‘Til It Happens to You’ do documentário ‘The Hunting Ground’ (2015) e pelo smash-hit bilionário, ‘Shallow’, de ‘Nasce Uma Estrela’ (2018), pelo qual venceu sua primeira estatueta. Vale lembrar que ‘Take My Breath Away’, do grupo Berlin, escrita para o primeiro ‘Top Gun’ venceu esta categoria em 1986, algo que pode pesar positivamente na campanha de ‘Hold My Hand’ para o Oscar.
Selena Gomez faz sua estreia nas listas de premiações. A voz do ‘Rare’ chega com a canção homônima escrita para seu documentário pessoal, ‘Selena Gomez: My Mind & Me’ (Apple TV+), enquanto The Weeknd aparece em sua segunda indicação com a faixa original para a trilha-sonora de ‘Avatar: O Caminho da Água’, ‘Nothing is Lost (You Give Me Strength)’. O cantor já foi indicado na categoria há sete anos, por ‘Earned It’ de ‘Cinquenta Tons de Cinza’.
Giveon é outro nome na lista com ‘Time’ para ‘Amsterdam’, que é co-escrita por Drake, podendo ser a primeira indicação do rapper ao Oscar. Já a cantora Mitski é a voz de ‘This is a Life’, escrita para a produção da A24, que arrebatou o ano de 2022, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, enquanto o diretor Guillermo del Toro aparece na categoria como compositor de ‘Ciao Papa’, que ganhou voz de Gregory Mann para a animação ‘Pinóquio’ da Netflix, a qual também deve chegar como uma grande favorita dos membros votantes da Academia.
Dernst ‘D’Mile’ Emile II, que venceu há dois anos com ‘Fight for You’ para ‘Judas e o Messias Negro’ volta a aparecer na categoria com ‘Stand Up’ para ‘Till’, cantada por Jazmine Sullivan. Ao passo que Diane Warren, uma queridinha da academia, que possui não menos do que 14 indicações de Melhor Canção Original, chega com ‘Applause’ de ‘Tell It Like A Woman’.
Um total de 81 canções foram consideradas elegíveis para esta categoria e, agora, membros do comitê de música irão votar para determinar os indicados a partir da pré-lista.
Dependendo de quem serão os nomes finais da categoria, o Oscar pode garantir um line-up de hitmakers para a cerimônia de 2023, como aconteceu na última edição com Beyoncé abrindo o programa com ‘Be Alive’ e nomes como Megan Thee Stallion e Billie Eilish performando seus sucessos indicados, ‘We Don’t Talk About Bruno’ e a vencedora do ano, ‘No Time to Die’, respectivamente.
Confira a lista completa:
“Time” – “Amsterdam”
“Nothing Is Lost (You Give Me Strength) – “Avatar: The Way of Water”
“Lift Me Up” – “Black Panther: Wakanda Forever”
“This Is A Life” – “Everything Everywhere All at Once”
“Ciao Papa” – “Guillermo del Toro’s Pinocchio”
“Til You’re Home” – “A Man Called Otto”
“Naatu Naatu” – “RRR”
“My Mind & Me” – “Selena Gomez: My Mind & Me”
“Good Afternoon” – “Spirited”
“Applause” – “Tell It like a Woman”
“Stand Up” -“Till”
“Hold My Hand” – “Top Gun: Maverick”
“Dust & Ash” – “The Voice of Dust and Ash”
“Carolina” – “Where the Crawdads Sing”
“New Body Rhumba” – “White Noise”