Karol G, Anitta, Luis Fonsi e mais: artistas do reggaeton são acusados de plágio em grande processo, entenda

Segundo a Billboard, cerca de 150 grandes nomes do reggaeton são acusados, no mesmo processo, de terem violado direitos autorais de uma canção de 1989.

Grandes artistas, que foram expoentes do reggaeton nos últimos anos, estão sendo acusados de plágio em um processo federal, que corre nos Estados Unidos desde 2021. 

Segundo a Billboard, Luis Fonsi, Karol G, Bad Bunny, Pitbull, Anitta, Ricky Martin, El Chombo e diversos outros cantores estão sendo acusados de infringir as regras de direitos autorais sobre a faixa, ‘Fish Market’, do duo jamaicano, Cleveland “Clevie” Browne e Wycliffe “Steely” Johnson

De acordo com a acusação dos compositores, a canção foi “sampleada” ou interpolada em mais de 1.800 músicas desde 1989, ano de lançamento, o que, segundo a publicação, equivale a atos separados de violação de direitos autorais, embora estejam no mesmo processo. 

Na última quinta-feira, 15, em resposta, os advogados de 89 dos acusados alegaram que o duo, Clevie & Steely, ficou inerte por trinta anos sobre seus supostos direitos e estão, injustamente, tentando monopolizar todo um gênero de música popular. 

“Os requerentes estão efetivamente demandando propriedade sobre um gênero inteiro de música ao alegar direitos exclusivos sobre um ritmo e outros elementos musicais comuns não-protegidos [por lei] das canções de estilo reggaeton.”, disseram. 

Os advogados argumentam, ainda, que o tamanho do caso torna o julgamento um desastre por conta da confusão, já que, supostamente, ninguém sabe sobre o que, especificamente, consiste a acusação. Portanto, sem as alegações específicas a cada um dos acusados, Clevie & Steely falham em preencher os “elementos fundamentais do processo de violação de direitos autorais”

Representantes de Daddy Yankee também seguiram pela linha temporal e inércia do duo jamaicano, que não agiram sobre seus direitos nos últimos anos, apesar de a Suprema Corte dos Estados Unidos permitir que casos de violação de direitos autorais sejam abertos décadas depois do lançamento da faixa supostamente violada. 

Em razão das centenas de canções e os diversos artistas envolvidos – cerca de 150 até o momento -, o processo se encontra nos estágios iniciais.

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.