Hoje o Coldplay divulgou, após muita expectativa, o clipe para Hymn For the Weekend.
A música, que faz parte do último CD da conceituada banda britânica, que saiu ano passado e já contou com o hit de tabela Adventure of a Lifetime, será o segundo single e promete resultados ainda melhores que o primeiro. Afinal, é uma parceria com Beyoncé. Que, todos sabem, é queridinha do grande público.
Mas não é todo mundo que agradou da produção, que foi filmada na Índia e mostra Chris Martin (o vocalista da banda) e Beyoncé se envolvendo com inúmeros elementos da cultura indiana.
Alguém, inclusive, publicou hoje no BuzzFeed que os astros não estou prestando uma homenagem colorida ao país, e sim se apropriando indevidamente de sua cultura. A postagem, que já teve uma quantidade considerável de acessos, aponta que, se Chris e Beyoncé estão lucrando mais com a cultura indiana que os próprios indianos com o lançamento do clipe, é apropriação cultural sim.
i dont even know what to say about this coldplay video except can white rock bands please stop filming holi videos in india, thank you.
— ahmed ali akbar (@radbrowndads) 29 janeiro 2016
“Eu nem sei o que dizer a respeito deste clipe do Coldplay, exceto que bandas de brancos poderiam, por favor, parar de filmar clipes na Índia. Obrigado”, um indiano publicou, enfurecido, no Twitter.
O que vocês acham disso?
Apropriação cultural existe e é algo sério e marginalizador, mas ainda causa polêmicas na sociedade atualmente pois muitos ainda não sabem discernir o que é realmente apropriação ou não, ou, como costumava acontecer, preferem acreditar que ela não existe. Estariam os leitores indignados da página com razão ou profundamente equivocados?