Segundo este post do BuzzFeed, Coldplay e Beyoncé se apropriaram da cultura indiana no novo clipe

Hoje o Coldplay divulgou, após muita expectativa, o clipe para Hymn For the Weekend.

A música, que faz parte do último CD da conceituada banda britânica, que saiu ano passado e já contou com o hit de tabela Adventure of a Lifetime, será o segundo single e promete resultados ainda melhores que o primeiro. Afinal, é uma parceria com Beyoncé. Que, todos sabem, é queridinha do grande público.

Mas não é todo mundo que agradou da produção, que foi filmada na Índia e mostra Chris Martin (o vocalista da banda) e Beyoncé se envolvendo com inúmeros elementos da cultura indiana.

Alguém, inclusive, publicou hoje no BuzzFeed que os astros não estou prestando uma homenagem colorida ao país, e sim se apropriando indevidamente de sua cultura. A postagem, que já teve uma quantidade considerável de acessos, aponta que, se Chris e Beyoncé estão lucrando mais com a cultura indiana que os próprios indianos com o lançamento do clipe, é apropriação cultural sim.

“Eu nem sei o que dizer a respeito deste clipe do Coldplay, exceto que bandas de brancos poderiam, por favor, parar de filmar clipes na Índia. Obrigado”, um indiano publicou, enfurecido, no Twitter.

O que vocês acham disso?

Apropriação cultural existe e é algo sério e marginalizador, mas ainda causa polêmicas na sociedade atualmente pois muitos ainda não sabem discernir o que é realmente apropriação ou não, ou, como costumava acontecer, preferem acreditar que ela não existe. Estariam os leitores indignados da página com razão ou profundamente equivocados?

>>> Curta o PFBR no Facebook

>>> Agora no @oficialpfbr

Carregar mais tweets