O Primavera Sound São Paulo comunica uma parceria inédita com o Pacto Global da ONU no Brasil, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, para destinação financeira do valor arrecadado com as vendas da Entrada Solidária da primeira edição do festival no país, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Serão três beneficiados: Fundação Bachiana, Casa do Zezinho e Elas Lideram 2030, movimento da Plataforma de Ação Pelos Direitos Humanos do Pacto Global. O valor total de arrecadação será dividido entre os beneficiários e a previsão é de que o Festival arrecade a quantia de R$1 milhão para esse fim.
O Primavera Sound é um Festival que sempre se preocupou em fortalecer e enriquecer a cultura local, e a parceria de cooperação com o Pacto Global da ONU no Brasil também funciona como uma forma de reafirmar a busca pela realização de eventos mais de acordo com práticas sustentáveis. Além disso, ajuda a acelerar a Agenda 2030, contribuindo para a redução de desigualdades, como por exemplo por meio do apoio ao Movimento Elas Lideram 2030, ligado ao ODS 5 (Igualdade de Gênero).
“A parceria surge de maneira orgânica já que os dois lados comungam dos mesmos princípios de Direitos Humanos. Globalmente, o Primavera Sound sempre ressaltou os pilares de igualdade de gênero – incluindo um line up equilibrado nesse sentido, sustentabilidade, diversidade, além, claro, da música”, diz Alexandre Faria, Vice-presidente da Live Nation Brasil, empresa realizadora do Primavera Sound em São Paulo.
Otávio Toledo, Diretor de Relações Institucionais do Pacto Global da ONU no Brasil, fala da importância dessa parceria: “Dar visibilidade a questões ligadas aos ODS em um festival com essa magnitude ajuda a engajar as pessoas e chama a atenção do setor de entretenimento para a Agenda 2030“.
A política de ingresso Entrada Solidária do Primavera Sound São Paulo já existia desde a abertura de vendas do festival, sendo mais uma opção de ingresso entre Inteira e ½ entrada. Já disponível para o público em geral, os valores possuem 45% de desconto em relação ao preço inteiro, com o acréscimo de R$ 40,00, que serão destinados à Fundação Bachiana, Casa do Zezinho e Movimento Elas Lideram 2030.
Sobre o Primavera Sound
Há 20 anos, o Primavera Sound oferece shows musicais de sucesso indiscutível. O musical promoter, com sede em Barcelona, desenvolveu desde seu início modesto um forte compromisso com a música para que os espectadores de diferentes gerações pudessem desfrutar plenamente da experiência da música ao vivo. Isso se reflete na qualidade e novidade de seus line-ups, que respiram risco, coerência e ecletismo. O Primavera Sound, consolidado como uma referência no modelo de festival urbano, é reconhecido em todos os cantos do globo como um evento indispensável. Destaca-se dos restantes macro eventos musicais e caracteriza-se por uma linha artística marcada pelo pop, rock e pelas tendências mais underground da dance music e também por uma organização impecável para o público mais exigente.
Acompanhe o Primavera Sound São Paulo nas redes:
www.primaverasound.com/sao-paulo
instagram.com/primaverasound.saopaulo
facebook.com/PrimaveraSoundSaoPaulo
PACTO GLOBAL DA ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4.000 organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
FUNDAÇÃO BACHIANA
A Fundação Bachiana é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2006 com o objetivo de desenvolver atividades musicais e culturais, promovendo a democratização cultural, a conscientização ambiental, a educação musical, a assistência e a inclusão social. Voltada para todos os segmentos da sociedade, a fundação visa a difusão da música clássica, integração e desenvolvimento econômico e social.
A Fundação Bachiana tem um objetivo muito sólido, que vem sendo alcançado nos últimos anos, que é atender ao interesse coletivo, considerando as necessidades e urgências culturais da sociedade brasileira.
MISSÃO – Promover, por meio da música, a democratização cultural, a educação musical, a inclusão cultural e social, a conscientização ambiental, dirigida a todos os segmentos da sociedade.
VISÃO – tornar-se referência no desenvolvimento de suas atividades, por meio de música erudita de alta qualidade técnica e artística. Ao promover a qualificação e formação de profissionais da área musical, visando à inserção no mercado de trabalho e inclusão social por meio da divulgação e ensino da música erudita e erudita, apoia a formação de uma consciência musical brasileira.
São 16 anos de experiência, 65 músicos na orquestra filarmônica, mais de 16 milhões de espectadores pelos concertos, mais de 3 milhões de visualizações em concertos de transmissões ao vivo, 15 mil jovens impactados com o projeto social “Música Ganhou”, 125 milhões de mídia espontânea por ano e 268 mil seguidores no Instagram.
CASA DO ZEZINHO
Fundada em 06 de março de 1994 pela pedagoga Dagmar Rivieri, mais conhecida como Tia Dag, a Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho é uma organização social sem fins lucrativos, localizada no Capão Redondo, zona sul da cidade de São Paulo. Já passaram pela organização mais de 30 mil crianças e jovens.
Desde a sua concepção, o objetivo da Casa do Zezinho é ser um espaço de atuação para crianças e jovens pertencentes a famílias em situação de extrema vulnerabilidade e moradores de bairros próximos.
Começou com sete crianças e hoje atende, anualmente, mais de 1.000 Zezinhos e Zezinhas, com idade entre 6 e 21 anos. Estes Zezinhos são envolvidos em cerca de 40 oficinas e cursos voltados para as áreas de educação, arte, cultura, tecnologia e desenvolvimento pessoal. Criando assim, condições para a formação do pensamento crítico, transformação da própria realidade e autoconfiança, bem como da capacidade de tomar decisões maduras sobre sua vida.
“A criança tem que crescer feliz, sem pular etapas, porque quem cresce feliz vai saber escolher seu futuro. Sabendo e podendo escolher o próprio futuro, já é meio caminho andado para que ela seja bem sucedida na vida, seja lá qual for a escolha para si mesma. A escolha foi dela, consciente”, diz Tia Dag.
A Casa do Zezinho tem sede própria construída em uma área de aproximadamente 3.200 m2, dividida em espaços de aprendizagem, laboratórios de informática, sala gamer, oficinas e ateliês de arte, uma quadra poliesportiva, piscina, refeitório, auditório, ambulatório para atendimento de primeiros socorros, escritórios e espaços de integração ambiental. É um lugar onde os Zezinhos recebem atenção, carinho, alimentação e orientação para o desenvolvimento de sua identidade, criatividade e capacidade produtiva.
A organização é um lugar de reconhecimento, respeito, inclusão e amigos. Lugar de esperança para o futuro tocado pela graça da convivência, do afeto e, sobretudo, da liberdade.
MOVIMENTO ELAS LIDERAM 2030
O Movimento Elas Lideram 2030 é uma iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres em parceria com outras instituições parceiras com a ambição de ter 1500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.
Trazendo a força e a credibilidade do Pacto Global e de ONU Mulheres, o Movimento Elas lideram 2030 tem como objetivo aglutinar outras iniciativas, para que as empresas, não apenas assumam um compromisso público, com metas concretas e indicadores específicos, mas também encontrem no Movimento as ferramentas e capacidades necessárias para desenvolverem essas metas e irem além. Que encontrem um ecossistema completo e potente para questões de gênero e as especialistas mais influentes no tema para apoiá-las nesta jornada.