#PFBRchoice – Quem é Andrea e por quê ela é a "Artista da Semana" no Portal Famosos Brasil?

O domínio dos EUA e Inglaterra no cenário pop é algo inegável.

Americanos e ingleses, com seus mercados musicais consolidados, não param de produzir hits para o mundo. Não que seja o caso de reclamar dessa realidade, mas de vez em quando vale a pena deixar a tradição de lado e buscar sons em outros países, especialmente nos europeus um pouco, que também têm lá suas pérolas que merecem ser exaltadas. Não é incrível pensar que, teoricamente, cada país tem sua própria Anitta?

koncert

Andrea performando em festival promovido por sua gravadora, Payner Records

Países como Romênia, Itália, Grécia e Bulgária têm lançado nomes interessantes no mercado, ainda pouco populares no Brasil e em boa parte do globo, mas que se destacam em seus respectivos países com batidas mais agudas e ritmos extremamente dançantes. Um desses nomes é a cantora Andrea, nascida em Sofia, capital da Bulgária, e sucesso absoluto nos Bálcãs. Seu estilo tipicamente peculiar, chamado de pop-folk, é uma mistura de música eletrônica com ritmos tradicionais da região e uma apimentada vibe cigana.

Antes da carreira solo, ela lançou diversas músicas como Sahara, uma consagrada dupla com o também cantor e produtor romeno Costi. Foi nesse período que ela mais ganhou destaque internacional por parcerias, aparições e também colaborações em faixas de outros amigos de trabalho.

Em 2008, ela debutou com seu primeiro disco solo, o Ogan V Kravta, que rendeu sucessos como a titular Ogan V Kravta e Bez teb, que debutarem bem no topo da paradas búlgaras ainda aquele ano.

andrea-pfbr

Capa do álbum

Quando lançou seu segundo CD, autointitulado, ela conquistou de vez o país, e logo em seguida todo o continente com o carro-chefe Haide Hopa, ficando na primeira posição nas paradas musicais de praticamente toda a Europa.

Depois da explosão tanto da faixa quanto do clipe, a cantora recebeu um convite da gravadora romena Roton Music para gravar uma canção em inglês e expandir a própria carreira.

Lançada em 2012, Only You teve grande repercussão na Romênia, se tornando um smash-hit de verão por lá:

Em 2014 Andrea se tornou notícia novamente com o single Chupa Song.

A faixa, apelidada carinhosamente de Chupacabra, conquistou países como Romênia e Bósnia, migrando ainda para a América Latina, em países como Colômbia, Porto Rico e México.

Com três anos se provando bastante proveitosos para sua carreira, Andrea pela primeira vez se tornou reconhecida em mais de metade do planeta ano passado, quando deixou a gravadora Payner, a que se afiliou no início da carreira, para dar prioridade a novos projetos.

Mas antes, ela lançou Sex Za Den em colaboração com o cantor local Fiki, seu último single com apoio do selo.

Aos 28 anos de idade, Andrea se tornou um ícone pop no país através de singles com a participação de celebridades internacionais, como Edward Maya (já conhecido nosso pelo mega-hit Stereo Love) e Shaggy.

Agora em 2016, Andrea se uniu à TV Hit Mix para produzir e lançar seus próximos singles e videoclipes. E dando o ponta pé inicial nesta nova fase da carreira, ela já lançou o clipe de Poludei, sua atual música de trabalho.

Esperamos que, com esse currículo, ela possa agradar a todos como nossa primeira Artista da Semana em 2016.

Facebook/AndreaOfficial
Twitter/AndreaOfficial
YouTube/AndreaOfficial

>>> Curta o PFBR no Facebook

>>> Agora no @oficialpfbr

Carregar mais tweets