Måneskin, Latto e Wet Leg: conheça os adversários de Anitta no Grammy 2023

Quando as indicações do Grammy foram anunciadas na semana passada, as maiores categorias incluíram as grandes estrelas ocupando a maioria das vagas, como foram notados vários esnobados. Então, chegou a categoria de Artista Revelação – a Best New Artist -, que se encontra mais diversa do que jamais esteve. 

Os indicados constituem um corpo de novas e refrescantes estrelas, que têm ganhado tração na indústria musical atual repleta de mudanças, através de trends no TikTok, momentos virais na internet e hits de verão que ganham o mundo, dentro outros caminhos. 

No passado, nomes como Olivia Rodrigo, Megan Thee Stallion e Billie Eilish conseguiram o reconhecimento altamente cobiçado, mas neste ano a lista de indicados é completa com artistas que ainda estão tentando alcançar seu próximo grande passo.

Este é o caso da própria Anitta, a primeira brasileira indicada ao Grammy nas categorias gerais, desde 1976, quando Morris Albert foi nomeado para Artista Revelação. 

A cantora chega ao Grammy, tanto por conta do single viral, ‘Envolver’, que alcançou grandes números ao redor do mundo e vem a tornando uma queridinha das premiações, tendo sido indicada ao Grammy Latino em sete categorias; como por conta de seu álbum, ‘Versions of Me’

Gravado em português, espanhol e inglês, o projeto de Anitta, que também conta com ‘Me Gusta’, colaboração com Cardi B, ‘Lobby’ em parceria com Missy Elliott, ‘Gata’ com o fenômeno latino, Chencho Corleone, ‘Ur Baby’ com Khalid e ‘Faking Love’ com a rapper, Saweetie, mistura o funk brasileiro com batidas de hip-hop e melodias pop viciantes inspiradas em Britney Spears e Kylie Minogue

Além dela, na categoria de Artista Revelação se sobressaem outros nove artistas. Confira agora: 

Omar Apollo

A faixa angustiante pós-término, ‘Evergreen (You Didn’t Deserve Me At All)’ tomou o TikTok este ano, inspirando milhares de adolescentes a criarem suas próprias cenas catárticas de separação em cima dos apelos de coração partido do cantor. 

A faixa o ajudou a alcançar mais de sete milhões de streams ao redor do mundo em apenas uma semana, levando-o à posição 51 da Billboard Hot 100, definindo o artista para além de sua canção viral. 

Com origem no estado de Indiana, mas filho de imigrantes mexicanos, Apollo surfa em elementos latinos e uma produção R&B, criando uma sonoridade única que ressoa com uma grande audiência. 

Måneskin

As estrelas italianas do rock tiveram um ano determinante: o vocalista Damiano David, a baixista Victoria De Angelis, o guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio, originalmente, ganharam sucesso internacional por conta de seu cover do clássico de 1967, do grupo Four Seasons, ‘Beggin’. A canção foi tocada, inicialmente, na versão italiana do The X Factor, mas também teve seu momento viral no TikTok

Depois de vencer o Eurovision Song Contest em 2021, o quarteto foi levado ao tradicional programa americano, Saturday Night Live, e depois chegou a Alternative Airplay Chart, parada da Billboard, com o single ‘Supermodel’, produzido pelo mestre das melodias-chiclete, Max Martin

Seu novo álbum, ‘Rush’, será lançado em janeiro de 2023 e a banda deve entrar em turnê pelos Estados Unidos depois disso. 

Domi & JD Beck

Criança prodígio, Domi Louna cresceu em uma pequena cidade da França, aprendendo swing e piano jazz. Depois disso, ela se juntou a JD Beck, de origem texana, para formar o duo de jazz que ganhou a atenção do vencedor do Grammy (que já foi indicado na categoria de Artista Revelação), Anderson Paak.

O par não tem regras quando se trata de seu som: são riffs leves de baixo sobrepostos com o piano de origem jazz e uma batida de bateria em constante mudança para manter os fãs em alerta.  Depois de lançar de seu álbum de estreia, ‘NOT TiGHT’ em Julho deste ano, não dá para dizer para onde o duo vai, musicalmente, depois. 

Muni Long

A cantora deleita os ouvintes de R&B com seu trabalho que a levou ao Grammy, mas mesmo que o nome não soe conhecido, você verá a familiaridade em seu extenso trabalho de composição sob o nome de Priscilla Renea: com uma década de experiência, ela é a co-compositora de sucessos como ‘Timber’ de Kesha e Pitbull, além de ‘Worth It’ do Fifth Harmony em colaboração com Kid Ink

Tobe Nwigwe 

O nome de Tobe Nwigwe pode ser novo no mundo do Grammy, mas o rapper e produtor nascido no Texas tem borbulhado por fora do mainstream há algum tempo. Após uma apresentação viral no Tiny Desk e uma performance monumental no BET Awards, em 2020, ele lançou ‘moMINTs’ no último Agosto, trabalhando com artistas como Pharrell Williams e 2 Chainz em faixas enérgicas abordando tópicos como práticas da indústria da música à injustiça policial. 

Após lançar músicas novas toda semana para sua série Twisted Sunday, durante a pandemia, Nwigwe encontrou fãs como Michelle Obama e Dave Chappelle, além de ter estrelado a dramédia da Netflix, ‘Mo’, no início do ano. 

Latto

Depois de assinar com a RCA em 2019 e, lentamente, aumentar sua fan-base, a rapper nascida em Atlanta alcançou um outro nível graças ao seu hit com selo de aprovação do TikTok, ‘Big Energy’, que tem elementos reaproveitados da atemporal ‘Fantasy’ de Mariah Carey e se tornou um grande hit do verão europeu. A faixa chegou ao #3 da Billboard Hot 100 e chegou a garantir um remix com a própria Mariah – uma colaboração difícil de conseguir. 

Latto lançou seu segundo álbum, ‘777’, com parcerias que incluem Childish Gambino, Lil Wayne e 21 Savage, além de ter colaboração recentemente com a, também já  indicada na categoria, Chlöe, do duo Chlöe x Halle, na faixa ‘For the Night’

Samara Joy 

Samara Joy fez seu nome, em partes, ao compartilhar covers de músicas icônicas do jazz no TikTok. Depois de vender seus vocais ricos e amanteigados, Joy acumulou mais de um milhão de likes no aplicativo, expondo toda uma nova geração à música jazz tradicional. A cantora nascida no Bronx lançou seu álbum de estreia, ‘Linger Awhile’ em Setembro, começando a vender seu nome para turnês pelos Estados Unidos e Europa

Wet Leg 

Depois de lançar seu álbum de estreia este ano, o duo indie-britânico tem andado lado a lado com Harry Styles e acumulado milhões de streams em seu hit aprovado pelos millennials e prontos para memes, ‘Chaise Lounge’

Depois de se conhecerem em uma escola de música, Rhian Teasdale e Hester Chamber começaram a compor canções com instrumentais enérgicos e letras irônicas recheadas de referências à cultura pop. Assim, Wet Leg tem se tornado, sem esforço, uma propaganda para a versão moderna do cool indie-rock, apenas porque elas não se levam tão à sério. 

Além da categoria de artista revelação, o duo figura em outras quatro categorias do Grammy

Molly Tuttle

Apesar de ter nascido no subúrbio de São Francisco, isso não impediu Molly Tuttle de criar faixas country confortáveis, pontilhadas com cordas de violão inspiradas no gênero bluegrass com riffs vibrantes de banjo e acompanhadas por letras ricas que formam “imagens românticas” para o ouvinte. 

Isso não é por acaso: depois de estudar música em Berklee, Tuttle se mudou para Nashville, o berço do country, para se aprimorar no gênero, colaborando com Margo Price e Gillian Welch. O álbum ‘Crooked Tree’, terceiro de estúdio da musicista de 30 anos, foi aclamado pela crítica, mas, para os americanos, seu nome não é estranho: a compositora fez história em 2017 ao se tornar a primeira mulher a vencer o prêmio IBMA de violinista do ano na Associação Internacional de Música Bluegrass.

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.