Há 10 anos, Avril Lavigne lançava o icônico "The Best Damn Thing"

Depois de seu aclamado trabalho, com sonoridade pós-grunge,Under My Skin‘, a cantora Avril Lavigne lança, no dia 17 de abril de 2007, “The Best Damn Thing. Um álbum com objetivo de fazer algo diferente em sua carreira e que trouxe a cantora como produtora executiva em músicas pop punk e teen pop.

Diversas foram as opiniões por parte de seus fãs, muitas teorias da conspiração tomaram conta da internet com a “nova fase” da canadense. Foi chamada de “mais uma Britney Spears” e “patricinha roqueira”, criticada por perder “autenticidade” e  julgada por estar em seus 22 anos e demonstrar musicalmente o comportamento de uma adolescente rebelde. Mesmo assim, o álbum foi um sucesso comercial e rendeu boas críticas.

Nos Estados Unidos, o álbum vendeu mais de 289 mil cópias em sua primeira semana, e estreou em primeiro lugar na Billboard 200, mundialmente foram mais de cinco milhões de unidades, se posicionando nos primeiros lugares em mais de 26 países. Rendeu a “The Best Damn Tourcom 110 shows oficiais que passaram por parte da América, Europa e Ásia. Um show em Toronto, Canadá, foi registrado e lançado em Setembro de 2008 vendendo mais de 300 mil cópias no Japão.

Em entrevista, Avril disse que nunca se divertiu tanto trabalhando em um álbum, e com ele conseguiu nota 66 no Metacritic. A Billboard definiu-o como “ainda mais jovem” do que seu primeiro álbum, Let Go de 2002. Para a revista Rolling Stone:

Há poucas surpresas aqui, mas The Best Damn Thing é totalmente destemido em relação as rádios pop e bastante especialista na forma como é executado”

A revista Blender “disse que When You’re Goneé uma grande balada, e, embora o álbum tenha um monte de “musicas bobas”, Avril tem um ouvindo perfeito para pop-rock e sabe usá-lo bem.

O AllMusic deu uma das maiores notas para o terceiro trabalho da cantora:

“É verdade, isso está longe de ser profundo, mas Under the Skin provou que ela consegue ser profunda, é um Avril intensa.

The Best Damn Thing, em contraste, baseia-se em cada uma de suas forças que faz para o pop ridiculamente cativante – o tipo de música que fornece uma trilha sonora para adolescentes e prazeres culpados para todos os outros”

Singles:

Girlfriend  (7 de fevereiro de 2007)

A canção de melhor desempenho, e uma das mais famosas de toda sua carreira, atingiu #1 na Billboard Hot 100. Ganhou prêmio de “melhor música pop do ano” no MTV Video Music Awards Latin America, “melhor música” no  MTV Europe Music Awards, “melhor videoclipe” e “melhor música para karaokê ” no MTV Awards Japan, “melhor remix” no MTV Asia Awards 2008 e “melhor canção internacional”  e “videoclipe mais assistido” na edição de 2007 do Much Music Awards.

When You’re Gone” (19 de junho de 2007)

Hot” (2 de outubro de 2007)

The Best Damn Thing” (24 de junho de 2008)

Keep Holding On” foi lançada de forma promocional para o filme “Eragon e está presente no álbum. Atingiu o pico de #16 na Billboard Hot 100 e teve até uma versão regravada para o sétimo episódio da série norte-americana “Glee“.