Laura Cardoso e Bianca Rinaldi estrelam curta-metragem sobre o abandono de idosos

O curta-metragem “Dona Rosinha” promove o encontro de duas grandes estrelas da teledramaturgia brasileira, Laura Cardoso e Bianca Rinaldi, em uma história tocante que não apenas promete sensibilizar o público, mas também estimular reflexões importantes sobre a responsabilidade social e familiar com relação à terceira idade.

O PFBR conversou com a equipe criativa do curta, que compartilhou detalhes exclusivos sobre a produção. Fique por dentro!

“Dona Rosinha” e o abandono de idosos

Dirigida por KK Araújo, “Dona Rosinha” traz à luz um tema muitas vezes ignorado: o abandono de idosos, uma realidade dolorosa e urgente. A produção, que conta com uma equipe majoritariamente feminina, é baseada em uma história real, conforme relata Marcelo Gomes, roteirista e produtor executivo da obra:

“Eu fui criado pela minha avó e a gente sempre participou de encontro de idosos. A minha avó foi uma mulher que sempre participava da sociedade, então a gente sempre estava em asilos, fazendo eventos para os velhinhos (…) isso me motivou a trabalhar com a temática.  E a minha avó me contou essa história, da Rosinha, que foi uma mulher abandonada na esquina pela filha. A filha disse que iria ao mercado e nunca mais voltou. Então foi isso que me motivou a fazer (o curta).”

Dona Rosinha - Curta Metragem com Laura Cardoso e Bianca Rinaldi
Dona Rosinha (Reprodução: Divulgação)

O abandono de idosos no Brasil é uma questão alarmante: segundo o IBGE, o número de idosos no país cresce rapidamente, mas muitos são deixados em abrigos ou vivem isolados. 

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o número de denúncias de abandono de idosos cresceu 855% em 2023, sublinhando a urgência do tema abordado em “Dona Rosinha”, que também trata de outras violações contra idosos, como negligência, violência psicológica e física.

Em seu perfil no Instagram, Bianca Rinaldi compartilha: 

“(…) é um filme muito comovente, muito sensível, e que a gente traz uma história real para as telas. Tô louca para vocês assistirem, quero que vocês vejam. Acontecem coisas assim, absurdas, que a gente não imagina que possam acontecer. Essa história é uma delas (…)

VEJA TAMBÉM: Turma da Mônica | Isabelle Drummond volta a viver Tina em produção inédita

Parceria de Sucesso: Laura Cardoso e Bianca Rinaldi

O curta-metragem “Dona Rosinha” promete ser um grande destaque, em parte pela parceria entre duas das mais renomadas atrizes brasileiras: Laura Cardoso e Bianca Rinaldi.

Aos 97 anos, Laura Cardoso continua sendo uma inspiração no meio artístico, com uma carreira que atravessa décadas. Sua participação no curta foi cuidadosamente planejada para respeitar suas limitações, sem abrir mão de sua presença marcante. Segundo Marcelo Gomes: A gente se conheceu em um outro filme que gravei (…) neste novo projeto, a gente utilizou ela (Laura) por duas diárias, respeitando também as limitações de uma mulher de 97 anos.”

DonaRosinha - Bastidores com Laura Cardoso
(Reprodução: Lyvia Gamerc)

Por outro lado, Bianca Rinaldi, conhecida por sua versatilidade, também se destacou no set. Para Marcelo, contar com a atriz foi um verdadeiro presente para a produção:

 “Trabalhar com a Bianca é maravilhoso, porque ela é uma atriz maravilhosa. (…) tê-la no projeto é um presente. Ela está disponível, disposta o tempo todo, e se doa. Ela é fantástica.”

Essa parceria entre Laura Cardoso e Bianca Rinaldi não apenas enriquece a narrativa de “Dona Rosinha”, mas também representa um encontro entre duas gerações de atrizes que têm contribuído de maneira significativa para a arte brasileira. Rinaldi não escondeu a alegria em contracenar com Laura, compartilhando um registro em seu Instagram: 

“Que privilégio o meu poder ter tido esses momentos com dona Laura Cardoso (…) No nosso encontro, me emocionei muito, tremia…É muita admiração e respeito por essa grande dama da arte de interpretar.

(Reprodução: Instagram/Lyvia Gamerc)

Lançamento de “Dona Rosinha” e expectativas

Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, a obra será apresentada pela Secretaria da Cultura. Além do curta-metragem, também será exibido um documentário sobre idosos em casas de repouso no interior de São Paulo. O elenco de “Dona Rosinha” também conta com Natallia Rodrigues, Sofia Fornazari e Rafaela Puopolo.

Para a estreia, a equipe está preparando uma sessão especial, acessível em Libras, que acontecerá em uma sala de São Paulo entre o final de novembro e o início de dezembro deste ano. Além disso, o curta será exibido em uma casa de repouso para idosos.

Sobre o impacto da obra, Marcelo Gomes comenta: “O despertar do filme é trazer para as pessoas o amor. E do amor a gente vai para a compaixão, o respeito, o carinho…entender que a gente precisa cuidar das pessoas.”

Em exclusividade para o PFBR, Marcelo também revelou que o filme ficará disponível online por uma semana, permitindo que todo o público possa assisti-lo.

E, claro, estamos contando os minutos para conferir o resultado e nos emocionar. Vamos ficar de olho? 

“Dona Rosinha” vem logo aí!

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.