A família Addams na cultura pop: se prepare para ‘Wednesday’, da Netflix

Nesta semana, a revista Vanity Fair divulgou as primeiras imagens da família Adams, que mostram a jovem atriz Jenna Ortega no papel principal, além de Catherine Zeta-Jones como Mortícia Addams, Luís Guzman como Gomez e Isaac Ordonez como Pugsley

Segundo a sinopse, a série acompanhará a pré-adolescência caótica de Wandinha Addams e sua adaptação na Academia Nevermore. Excêntrica, a personagem começará a explorar habilidades psíquicas e, de quebra, começar a investigar um mistério sobrenatural que ronda sua família. 

Com produção de Al Gough e Miles Millar, a produção original Netflix será dirigida por Tim Burton, que estreia na função pela primeira vez. É possível notar o tom de estranheza que o diretor impõe já no teaser liberado e os produtores confirmam que essa era a intenção: “como um filme de Tim Burton com oito horas de duração”

É importante ressaltar que não se trata de um reboot ou remake de outras produções visuais que retratam a família Addams, embora ainda seja uma adaptação que levará os conhecidos personagens e a atmosfera sinistra para uma história própria. 

A data de estreia ainda não foi divulgada, mas está prevista para chegar na Netflix ainda em 2022. 

A FAMÍLIA ADDAMS

Muito antes dos filmes dos anos 90, responsáveis por praticamente imortalizar a família no imaginário da cultura pop, a história dos Addams remonta aos anos 1930 quando o cartunista Charles Addams lançou os primeiros quadrinhos sobre seus personagens sinistros.

Numa época onde o sonho americano era cultuado e vendido com base na imagem da família branca, cristã e perfeita, a ideia era explorar o contraponto desse conceito em um núcleo familiar com gostos peculiares, como o cultivo de plantas venenosas e a tortura, além da estética gótica. 

Uma das inspirações para os ambientes foi a arquitetura da cidade de Westfield, Nova Jersey, onde Charles morava, repleta de casarões com aspecto pesado e escuro, que remetem à estrutura que se vê nos quadrinhos, o que faz parte da essência dos Addams desde o início. 

As histórias foram publicadas até 1988, quando seu criador e escritor por mais de 50 anos, faleceu. 

OS ADDAMS CHEGAM NA TV

Curiosamente, os membros da família Addams só foram nomeados por conta da produção para a TV, que estreou em 1964.

Com Carolyn Jones, John Astin e Lisa Loring como Mortícia, Gomez e Wandinha, ‘The Addams Family’ teve 60 episódios em preto e branco pela emissora americana ‘ABC’ no formato de sitcom, que crescia por conta de programas como ‘I Love Lucy’.

A série foi cancelada em 1966 por ter fracassado em audiência, apesar de seu visual ser considerado um clássico entre os fãs.

Imagem promocional de A Família Addams (1991)

A FAMÍLIA ADDAMS NOS ANOS 90

Dirigido por Barry Sonnenfeld e estrelado por Anjelica Huston no papel de Mortícia Addams, o filme de 1991 foi um sucesso de bilheteria, que rendeu uma continuação em 1993. 

A sinopse é centrada no reaparecimento de Fester Addams, sob circunstâncias muito suspeitas, contando inclusive com uma sessão espírita, é claro, para investigar se o irmão de Gomez Addams (Raúl Juliá) estava morto. 

Recheado de um humor ácido e uma fantasia macabra, o filme deveria ter sido dirigido por Tim Burton, que recusou o trabalho, como contou o próprio Sonnenfeld à revista Variety. Na mesma época, entre 1990 e 1993, o diretor estava envolvido em Edward Mãos de Tesoura, Batman: O Retorno e O Estranho Mundo de Jack

A visão do diretor estreante, com roteiro de Caroline Thompson e Larry Wilson, se encaixou perfeitamente à premissa da história gótica e de hábitos questionáveis, sendo ele o responsável por fincar a Família Addams como um dos marcos da cultura pop. 

Anjelica Huston, que se inspirou na modelo Jerry Hall para interpretar os trejeitos de Mortícia, foi indicada ao Globo de Ouro pelo papel; e o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Figurino daquele ano. 

A FAMÍLIA ADDAMS EM ANIMAÇÃO 

A família Addams ganhou uma adaptação em desenho animado, pela primeira vez, em 1973. Com apenas 16 episódios, a produção conta uma estética bem menos macabra do que as demais obras que exploram o universo dos Addams e ficou marcada pelo crossover com a animação de Scooby-Doo

Em 2019, uma nova adaptação neste formato foi lançada. O filme conta Charlize Theron e Oscar Isaac como as vozes do casal Mortícia e Gomez Addams, além de Finn Wolfhard e Chloë Grace Moretz como Pugsley e Wandinha Addams. 

Em 3D, a animação do mesmo estúdio de Meu Malvado Favorito (2010) fez sucesso nas bilheterias e arrecadou mundialmente mais de US$ 200 milhões. 

Jenna Ortega e Christina Ricci como Wandinha Addams

‘Wednesday’ chega para contar a história dos Addams em um novo formato, live action, com referências às produções anteriores do universo de Família Addams. 

Além dos visuais clássicos, como o vestido preto de Mortícia e as tranças de Wandinha, a atriz Christina Ricci, que interpretou a personagem no filme de 1991, estará na série com uma personagem inédita em um papel recorrente.

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.