O renascimento de Lindsay Lohan – ou “Lohaissance” – já está disponível na Netflix.
‘Uma Quedinha de Natal’, que conta a história de uma herdeira milionária que cai de uma geleira, tem amnésia e vai parar, justamente, no colo do homem que a salva, pode parecer um pequeno passo acima da lista anual dos tradicionais filmes que povoam essa época do ano. Mas, para além disso, a comédia romântica da Netflix marca o retorno de uma estrela que não teve um grande papel em Hollywood em quase dez anos.
Segundo a Entertainment Weekly, para entender onde Lindsay Lohan pode estar depois de ‘Uma Quedinha de Natal’, é importante saber de onde ela veio. Para bem ou para mal, o nome da estrela que veio de uma fama infantil astronômica, é sinônimo dos excessos de Hollywood. Seu começo promissor foi um caminho para um frenesi de manchetes sensacionalistas, com tabloides transformando seu estilo de vida festeiro em fofocas baratas, mas não menos satisfatórias, que definiram a cultura pop nos anos 2000.
Então, graças aos seus problemas legais (posse de drogas, fotos de identificação na polícia e trabalho comunitário), a carreira da estrela foi alvejada, transformando-a de atriz adolescente, que passou por tapetes vermelhos de estúdios como Disney e Paramount, a mera celebridade, mais conhecida por especulações de paparazzi do que por seu trabalho, de fato.
Concomitantemente a todos os problemas públicos, Lohan protagonizou, também, rumores de que seria difícil de trabalhar nos bastidores, o que culminou em uma matéria no The New York Times, em 2013, sobre uma produção tumultuosa no thriller indie-erótico de Paul Schrader, ‘The Canyons’, último papel de protagonista que teve antes de ‘Uma Quedinha de Natal’. O escritor do artigo do Times, de acordo com a EW, se recorda de ter dito a Lindsay que ela “tem um dom e que não deveria desperdiçá-lo”, no que a atriz teria respondido “Eu sei. Estou tentando. Estou realmente tentando”, entre lágrimas.
Depois disso, Lohan adentrou em uma década sem um papel de protagonismo em uma produção. Invés disso, em 2014, ela participou da série documental, ‘Lindsay’, de Oprah Winfrey, seu primeiro projeto em frente às câmeras desde que deixou a reabilitação. À apresentadora Ellen DeGeneres, a atriz contou que o projeto foi “pesado e estranho” de filmar, dizendo que o motivo para ter aceitado participar foi porque queria fazer “qualquer coisa que soasse como se estivesse em modo de trabalho, apenas para ter uma agenda e estar uma rotina”.
Lindsay também credita seu desejo de voltar a trabalhar como um fator determinante para ficar sóbria. Então, começou a, publicamente, expressar seu desejo de interpretar Ariel em um musical de ‘A Pequena Sereia’ e fazer uma sequência de ‘Meninas Malvadas’.
Oito anos – e um reality show, ‘Lindsay Lohan’s Beach Club’, – depois, a atriz, finalmente, está de volta às telas com ‘Uma Quedinha de Natal’. O papel por si só não é uma linha de chegada para Lindsay; ao contrário, soa mais como um começo, tendo em vista que, de acordo com a EW, ela já interpretou papéis melhor desenvolvidos.
Porém, talvez, não tenha sido planejado para ser uma linha de chegada. Depois que as filmagens do especial de Natal terminaram, a Netflix sinalizou seu desejo de continuar a trabalhar com Lindsay Lohan, com a qual assinou um novo acordo para mais dois filmes, em Março deste ano. Finalmente, uma importante máquina de Hollywood começou a dar as boas vindas de volta à atriz.
No início desta semana, por conta da estreia de seu filme, em entrevista ao ‘Good Morning America’, Lindsay contou que sentiu falta de estar no set, dando vida aos personagens: “Eu estive quase uma década fora dos sets de filmagens. Quando voltei ao set desta vez, pareceu refrescantemente excitante novamente, o que eu realmente precisava. Eu saí do ponto onde desejava estar no set para realmente estar lá”.
Lindsay realmente acredita nisso? A Netflix acha que sim e, para isso, ‘Uma Quedinha de Natal’ não precisa ser o ‘Cidadão Kane’ dos filmes de Natal, como um canal divulgou, precisa apenas servir ao seu próprio propósito: ser um trampolim para a mulher em seu centro, seja para uma nova e feliz comédia romântica do streaming ou para o próximo ‘Meninas Malvadas’ com o tipo de estúdio teatral que ela comandou em seu auge.
No momento, ‘Uma Quedinha de Natal’ acumula uma nota de 50% da crítica especializada no Rotten Tomatoes, mas 72% de aprovação junto ao público, demonstrando a força de Lindsay Lohan como protagonista, ao colocar a produção na liderança dos filmes mais assistidos da Netflix neste fim de semana. Confira o trailer: