O projeto Check Mate de Anitta com toda certeza foi um grande e ousado passo da artista no ano passado. Das quatro canções, “Downtown” com J Balvin foi a que mais se destacou fora do país. Além de conquistar toda a América Latina, os norte-americanos também ouviram e muito a canção por lá.
http://5jc.0a9.myftpupload.com/downtown-ha-um-ano-anitta-quebrava-muros-brasileiros-e-invadia-a-america-latina-sem-pedir-licenca-com-seu-parceiro-j-balvin/
Na nova atualização de certificados para singles latinos, a música atingiu a faixa de 6X Platina em solo norte-americano, por 360 mil cópias vendidas. Vale lembrar que a certificação de singles desse segmento é diferente por conta do mercado. Uma platina corresponde a cerca de 60 mil unidades.
US Latin Certifications (@RIAA): @JBALVIN & @Anitta, Downtown 6x Platinum (360,000).
— chart data (@chartdata) December 11, 2018
Shakira, por exemplo, apresenta “Chantaje” com 16x Platina por lá, quase 1 milhão de cópias vendidas da música em parceria com Maluma, o que lhe dá o certificado de Diamante (acima de 10x).
Além disso, “Downtown” de Anitta ainda apresenta certificado de Platina na Argentina (+20 mil cópias), 2x Platina na Espanha (+80 mil cópias) e Platina em Portugal por +10mil cópias.