De Allan a Barbie Grávida e Sugar Daddy Ken: conheça todos os bonecos descontinuados que aparecem em “Barbie”

O filme da Barbie possui uma gama de personagens famosos, mas a deslumbrante e colorida “Barbie Land” criada por Greta Gerwig também reserva diversos “easter eggs” (segredos ou referências escondidas) exclusivos para os fãs mais devotos. Esses elementos incluem acessórios, roupas e algumas das bonecas que a Mattel deixou de fabricar ao longo dos anos.

Desde o inseparável “amigo do Ken”, Allan, até a grávida Midge e brinquedos praticamente esquecidos, como a ultra moderna e descolada Barbie Video Girl e o Ken Sugar Daddy, o filme traz à tona uma representação divertida desses modelos descontinuados. Os produtos foram compilados pelo site ET, confira:

Allan

Imagem: Reprodução / Ebay

He’s Ken’s buddy! Allan foi lançado pela primeira vez em 1964 como o “amigão” do Ken. Sua divulgação se baseou no fato que “todas as roupas do Ken servem nele!”, o que levou a algumas piadas sobre os possíveis relacionamentos entre os homens na Barbie Land. Ícone LGBT!

No entanto, no universo da boneca Barbie, diferentes versões de Allan (ou Alan, como a versão dos anos 90 do boneco era chamada) geralmente estavam romanticamente ligadas à Midge, a melhor amiga da Barbie. O casal era vendido em um conjunto de encontro duplo ou como parte de uma coleção “Família Feliz” no início dos anos 2000. No entanto, como o filme deixa claro, Allan/Alan (interpretado por Michael Cera) nunca alcançou a mesma popularidade que o Ken, e a última versão dele foi lançada em 2014 como um conjunto especial de comemoração dos 50 anos.

Midge

Imagem: Reprodução / Mararker

Midge é uma das melhores amigas da Barbie, mas as coisas ficaram meio esquisitas quando ela engravidou! Originalmente lançada em 1963 como a BFF da Barbie, Midge tinha um guarda-roupa e visual mais simplificados, além de poder usar todas as roupas de sua amiga. Depois de um período fora de moda, ela foi reintroduzida nos anos 80, ainda como a melhor amiga da Barbie, mantendo esse papel até 2002. Foi nesse ano que uma versão grávida de Midge foi lançada, apresentando uma barriga magnética removível e um bebê que podia ser retirado. A boneca gerou indignação dos pais por diversas razões. Alguns alegaram que ela promovia a gravidez na adolescência, enquanto outros afirmaram que transmitia a mensagem errada sobre valores familiares e maternidade.

Sugar Daddy Ken

Imagem: Reprodução / Mattel / Vanity Fair

Lançado em 2009, o Sugar Daddy Ken fez parte da linha “Palm Beach” da Barbie. Ele vinha com um elegante terno, trajes de banho floridos e um filhote de cachorro West Highland Terrier. Quando a polêmica em torno do nome se tornou pública, a Mattel tentou se defender, afirmando que o nome do cachorro era Sugar, transformando este Ken em “Pai do Sugar” (risos). No entanto, isso não foi suficiente para convencer ninguém, e o boneco acabou sendo descontinuado.

Growing Up Skipper

Imagem: Reprodução / Messy Nessy Chic

Growing Up Skipper foi a versão de 1975 da irmã mais nova da Barbie, que foi introduzida pela primeira vez em 1964. Interpretada por Hannah Khalique-Brown no filme, a boneca é bem diferente das suas colegas da Barbie Land, já que literalmente “cresce”, em várias direções. Quando seu braço esquerdo era girado, a boneca crescia em altura e seu busto também se expandia.

Earring Magic Ken

Imagem: Reprodução / Mattel / Vanity Fair

Mais um ícone LGBT dos brinquedos, Earring Magic Ken, lançado em 1993, foi supostamente inspirado na cultura rave do início dos anos 90, também conhecida como cultura queer. O boneco vinha com uma camisa de malha lavanda, um colete de couro sintético roxo e cabelos loiros platinados, e a indignação começou imediatamente, com conservadores chocados com tudo, desde sua orelha perfurada até seu colar com formato… interessante. Ele foi descontinuado e recolhido apenas seis meses após o lançamento.

Tanner the Dog

Imagem: Reprodução / EBay

Tanner esteve no mercado por apenas um ano antes de ser recolhido, de 2006 a 2007. Acontece que os pequenos pedaços de plástico do cocô e o ímã em seu “recolhedor” foram considerados possíveis riscos de asfixia. Além de ser um pouco estranho. Ele foi substituído por Taffy, outro labrador amarelo.

Video Girl Barbie

Imagem: Divulgação

Lançada em 2010 e destinada aos “cineastas em formação”, a maravilhosa Barbie Video Girl era uma das mais modernas bonecas descontinuadas. Ela trazia consigo um colar com uma câmera e, de forma inovadora, uma tela de vídeo embutida em suas costas. Meu sonho de consumo!

Infelizmente, a boneca foi alvo de preocupações por parte das autoridades devido ao receio de que pudesse ser utilizada indevidamente na produção de material sensível envolvendo crianças. Em decorrência disso, a produção foi encerrada em 2012.

Teen Talk Barbie

Lançada em 1992 (interpretada no filme por Marisa Abela), a Teen Talk Barbie possuía uma caixa de voz que a fazia dizer coisas como “Vamos planejar nosso casamento dos sonhos!” e “Aula de matemática é difícil!” As feministas se manifestaram fortemente contra a boneca, inspirando um episódio clássico de Os Simpsons que, de acordo com a Variety, parece ser uma espécie de rascunho inicial para o filme da Barbie de Gerwig.

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.