1 ano de "Vai Malandra", a música de Anitta que quebrou barreiras e colocou o funk brasileiro em evidência no mundo

20 de agosto de 2017. Anitta sai diretamente do show beneficente do Criança Esperança para gravar um clipe inédito e ousado no Morro do Vidigal. Tudo que sabíamos era que o projeto se consistia em um “retorno às origens” da carreira da carioca, com um funk pesado e que tinha tudo para ser um gigantesco sucesso. E foi.

“Vai Malandra” comemora um ano de lançamento hoje (18), sendo uma das (ou a) músicas mais bem-sucedidas da carreira da cantora. Agora, lhes explicaremos os motivos que levaram o single a ser tão acolhido, não só pelos brasileiros, mas pelos fãs de música em geral.

EXPECTATIVA

Quando anunciou o projeto “Check Mate“, no fim de agosto, muitos rumores se criaram em volta do trabalho, que foi uma verdadeira revolução na indústria fonográfica brasileira.

Todos os meses, a partir de setembro, a carioca iria lançar uma música acompanhada de um videoclipe. Ninguém sabia qual canção seria lançada, quem seria o colaborador ou o conceito da produção, até dias antes da divulgação oficial. Isso, certamente, chamou a atenção da mídia e dos amantes de música em geral, que ficaram indagados com todo o projeto.

Primeiro, veio a balada “Will I See You“, com o produtor Poo Bear. Depois, o hino das pistas “Is That For Me“, com o DJ Alesso. Em terceiro, já em novembro, tivemos o smash hit “Downtown“. A colaboração com o colombiano J Balvin abria as portas para o que estava por vir, a cereja do bolo que todos, todos MESMO estavam aguardando. E ela enfim veio.

http://5jc.0a9.myftpupload.com/downtown-ha-um-ano-anitta-quebrava-muros-brasileiros-e-invadia-a-america-latina-sem-pedir-licenca-com-seu-parceiro-j-balvin/

PARCERIAS

“Vai Malandra” conta com simplesmente quatro colaboradores: dois na produção e dois nos vocais. O grande produtor de funk da atualidade, o DJ Yuri Martins deu o tom abrasileirado da canção, ao lado de MC Zaac. Os dois foram grandes destaques do ano do gênero e atraíram um novo público para Anitta, que havia se distanciado em seu som das coisas ouvidas nas comunidades e pelo público mais heterossexual.

A outra metade da música foi de responsabilidade do duo de produtores Tropkillaz e do rapper Maejor. O trap de Zegon e Laudz e o hip-hop do americano deram modernidade à música, se aproximando do que é sucesso atualmente nos Estados Unidos, já mirando o mercado de lá.

A mistura de sonoridades, línguas e gêneros deram um tom único para o single, que pode ser apreciado tanto por um grande fã de divas pop, quanto um frequentador assíduo dos bailes funk espalhados pelo Brasil.

PRODUÇÃO

Gravar um clipe numa favela não é novidade. Muitos fazem, principalmente os MCs. Entretanto, o espírito criativo de Anitta fez tudo tomar um nível até incalculável, colocando um olhar diferenciado naquilo que já era batido e até estava ficando, vamos dizer, chato.

Primeiro, a carioca chamou o renomado Terry Richardson para a direção que, apesar de todas os escândalos envolvendo assédio sexual, é um ótimo e competente profissional. A cantora disse que não sabia das polêmicas na época da gravação do vídeo e que, se pudesse, voltaria atrás e selecionaria outro diretor.

Anitta veste vários figurinos na produção, inclusive um biquíni todo feito de fita isolante, que virou febre entre os fãs e deu muito o que falar. A presença de pessoas da própria comunidade e de personalidades como Jojo Todynho, que estava sendo descoberta na época, só somaram ao sucesso da produção. A dispensa do uso do photoshop para tirar as celulites da artista também foi vista positivamente por grande parte do público e da mídia.

Em apenas 20 minutos, o clipe de “Vai Malandra” já contava com 500 mil visualizações. Se completando as 24 horas, foram 15 milhões de visualizações, um recorde brasileiro segurado até hoje. O visual também foi o mais rápido a conseguir 1 milhão de curtidas no YouTube Brasil. 17 dias depois, no dia 4 de janeiro, o vídeo chegou a marca de 100 milhões de views.

Após um ano, o clipe conta agora com 320 milhões de visualizações, sendo o terceiro mais visualizado no canal da artista no YouTube, atrás apenas de “Bang”, 360 milhões e “Downtown”, com 349 milhões.

http://5jc.0a9.myftpupload.com/solo-uma-nova-industria-ou-uma-nova-anitta/

SPOTIFY

O maior impacto que a quarta música do projeto “Check Mate” conseguiu foi definitivamente no Spotify. Mesmo com apenas metade da contabilização diária, pois a música foi lançada a tarde, “Vai Malandra” conseguiu um desempenho excepcional, obtendo 1,20 milhões de streams, se tornando a primeira música de um artista brasileiro a passar a casa do milhão já em sua estreia.

No segundo dia, já com a contabilização completa, a faixa conseguiu simplesmente 2 milhões de execuções, o que fez a música voar para o top 20 da parada mundial do Spotify, na 18ª posição, sendo a primeira música em português da história a entrar na região.. Nesta mesma atualização, “Downtown” estava em #23, fazendo com que Anitta se tornasse a primeira brasileira a emplacar duas músicas no top 50 simultaneamente.

“Vai Malandra” ainda permaneceu por 64 dias na liderança da parada brasileira do Spotify, sendo a quinta música mais tocada de toda a história do Spotify Brasil, estando atualmente com 111,4 milhões de streams só no país. No geral, o single acumula 145 milhões de plays, sendo o segundo de Anitta com maior audiência na plataforma. “Downtown”, como sempre, vem à frente, com simplesmente 341 milhões de streams.

MARKETING

Como todos nós sabemos muito bem, Anitta é sua própria empresária e ela executa essa função tão bem quanto de cantora. O fato de ter deixado “Vai Malandra” para o final do projeto “Check Mate”, só aumentou a curiosidade dos fãs e contagiou toda a internet, que clamava pela estreia do clipe. Mais um ponto para a carioca.

Um dia antes do lançamento, no dia 17, Anitta fez uma grandiosa apresentação no Festival de Verão de Salvador e, no palco, anunciou que “Vai Malandra” seria lançada no dia seguinte. Horas depois, ela realizou uma transmissão ao vivo para o lançamento, que contou com 100 mil expectadores. Várias celebridades, incluindo as que participaram do vídeo estavam presentes.

Em parceria com o Spotify, a canção foi divulgada no Rio de Janeiro através de um ônibus personalizado. Ainda tivemos um outdoor em Nova York, que divulgava o single para todos que passavam ali.

CARNAVAL

“Vai Malandra” foi, indiscutivelmente, um dos grandes sucessos do Carnaval desse ano. Talvez as únicas músicas que “barraram” ela foram “Envolvimento” de MC Loma e “Que Tiro Foi Esse” de Jojo Todynho, “criações” da própria Anitta. Tudo que essa mulher toca, vira ouro, e isso foi comprovado ainda com mais força nesse ano.

Informações inéditas sobre a música foram divulgadas no recente série documental da artista para a Netflix, “Vai Anitta”. Claro que não vamos dar spoiler, né? Vai lá assistir!

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.