Dois anos após o lançamento do Sucker, Charli XCX está pronta para lançar seu terceiro álbum de estúdio nesse ano, apostando na PC Music, progressive e bubblegum pop como novas vertentes musicais.
Aliada a SOPHIE, Hannah Diamond e A.G. Cook a frente do projeto, Charli XCX promete entregar esse ano o álbum mais pop e eletrônico que ela já fez. Um prelúdio do material pode ser conferido no EP Vroom Vroom, lançado esse ano contendo a faixa título do EP, Trophy, Secret e Paradise, faixa na qual divide os vocais com Hannah Diamond.
“Vai ser diferente do último álbum. Vai ser a coisa mais pop e mais eletrônica que eu já fiz. Eu comecei a trabalhar dessa forma com bastante naturalidade, e simplesmente aconteceu”.
– Charli XCX para a i-D
Em Outubro desse ano, Charli lançou o primeiro single oficial do #XCX3, a faixa After The Afterparty em parceria com o rapper Lil Yachty e novas informações e entrevistas sobre o aguardado disco começaram a surgir na internet.
Sem título ou tracklist divulgadas, o novo disco deverá contar com as faixas Girls’ Night Out – produzida por SOPHIE -, No Angel e Bounce, ambas com previews e versões ao vivo já divulgadas na internet.
Além dessas, Charli ainda chegou a apresentar outras faixas inéditas em alguns shows privados durante o ano. Daddy Knows, TKO, Roll With Me, Hey Boy Hey Girl em parceria com o will.i.am, Round and Round que chegou a ser cogitada como primeiro single do disco e Taxi que não fará parte do disco.
“A maioria das músicas do disco fala sobre festejar ou sobre se apaixonar por alguém após a festa. Ainda estou passando por diversas fases como artista e eu nunca tinha feito um disco para a noite ou um disco que você pudesse tocar em uma boate e sair dançando”
– Charli sobre o novo disco em entrevista à Billbord
Além dos produtores citados, Charli XCX também confirmou que está trabalhando com Stargate e que seu disco será “metade pop e metade como Vroom Vroom”. No decorrer do ano, David Guetta também esteve em estúdio com a cantora assim como Noonie Bao, que trabalhou com Charli no Sucker e no EP Vroom Vroom. The Invisible Men também deverá produzir algumas faixas do material.
“Eu queria fazer um álbum com SOPHIE e Stargate, o objetivo foi fazer música pop progressiva. Stargate, obviamente, vêm de um mundo totalmente diferente , mas, ao mesmo tempo que é também o seu objetivo, você sabe? Sei que as pessoas vão ser como, ‘Ela queria fazer o álbum com SOPHIE , e sua gravadora disse,’Você precisa colocá-lo com o Stargate para fazer este trabalho.’ Mas nunca foi sobre a colocação de SOPHIE em um ambiente de pop. Foi sobre colocá-los em uma sala, trabalhando os pontos fortes de cada um.”
– Charli em entrevista com a The Fader
Bottles, Sticky, What The Hell e X-Ray Specs foram algumas das faixas vazadas na internet no ano passado. O destino das mesmas não é de conhecimento público. Outra faixa liberada na internet foi Candyfloss que inicialmente teve uma prévia da versão estúdio divulgada junto com Tulips – que passou a ser removida de todos os sites por infringir regras da DMCA. Explode, Fall Apart, Girls Thinking Bout Boys, Just Like Dynamite, Mow That Law e Too Many Omens são títulos de faixas registradas pela cantora.
Todas as versões ao vivo das novas faixas apresentadas podem ser ouvidas no player abaixo:
Outra boa notícia é que Charli já confirmou que lançará uma mixtape no início desse ano.
“Nós estamos numa cultura onde você não precisa necessariamente lançar um álbum, você pode fazer o que quiser. A ideia de promover uma canção por sete meses enquanto ela estoura nos rádios, (óbviamente é o que tenho que fazer) é tão chata. Preciso estar criando ao mesmo tempo. Fazer uma mixtape, posso entregar algo para meus fãs.”
– Charli para a Entertainment Weekly
O terceiro álbum de estúdio de Charli XCX ainda não teve seu título ou tracklist divulgados é esperado para maio desse ano com a mixtape antecedendo seu lançamento.