No dia 20 de setembro, quase dois meses antes da COP30, ecoará por Belém um chamado pela preservação da floresta em pé, contribuindo com o desafio global de reduzir as emissões de carbono. É o Grande Encontro Por Um Mundo Melhor, do projeto Amazônia Live – Hoje e Sempre. Promovido por Rock in Rio e The Town, com patrocínio principal da Vale, o evento vai reunir, no estádio do Mangueirão, milhares de pessoas com o objetivo comum de proteger a Amazônia, como uma das mais importantes ações diante da crise climática. Quem vai comandar a festa é a headliner Ivete Sangalo, que recebe o reforço de novas atrações confirmadas pela organização: a rainha do tecnomelody, Viviane Batidão, e a festa Lambateria Baile Show, convidando a cantora Lia Sophia. Um line-up repleto de brasilidade, enaltecendo também a cultura do Pará.
Os ingressos do Grande Encontro Por Um Mundo Melhor serão gratuitos e, em breve, as informações sobre como resgatá-los serão divulgadas. “O futuro precisa de cada vez mais de soluções para uma economia de baixo carbono, além de soluções para redução e mitigação daquilo que não seremos capazes de mudar no curto e médio prazo. O Pará tem tudo estar na liderança dessa nova forma de fazer e pensar. Este show no Mangueirão é a nossa forma de convocar e alimentar essa conversa com a população local, para que sejam os protagonistas das mudanças que queremos ver no mundo em relação a como gerir e cuidar da floresta de pé e da natureza como um todo”, acredita Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza Brasil.
Além do Grande Encontro Por Um Mundo Melhor, o movimento conta com um especial de TV, transmitido diretamente do Rio Guamá para todo Brasil, no dia 17 de setembro, – que tem patrocínio da Vale e apoio da Gerdau e da Heineken. O palco flutuante, com uma cenografia impactante no formado de vitória-régia, receberá os shows de Mariah Carey e das divas paraenses Joelma, Dona Onete, Gaby Amarantos e Zaynara. O espetáculo mostrará para o Brasil e para o mundo toda beleza e imponência da floresta, com conteúdos que costuram a narrativa e ressaltam a importância de proteção da Amazônia e seus povos originários para o futuro do planeta.
Os bastidores desses dois espetáculos icônicos na região estão sendo documentados para produção de um documentário. Amazônia Live – Hoje e Sempre também contempla um edital no valor de R$ 2 milhões, com patrocínio da Vale. Já estão sendo beneficiadas seis iniciativas na região metropolitana de Belém, focadas no desenvolvimento de ações envolvendo a promoção dos direitos das mulheres, geração de renda, conservação da natureza, turismo de base comunitária, agroecologia, reciclagem e valorização da cultura tradicional.
Dentre os mais de 100 inscritos, foram selecionados: Instituto Peabiru, com as Mulheres Amigas das Abelhas; Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia – AmazonCred; Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC); Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN); e Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.