Neste domingo, dia 2, acontecem as eleições gerais no Brasil, que incluem a votação para diversos cargos do executivo e legislativo, inclusive para Presidente da República.
Trata-se de um momento de polarização, onde diversos famosos manifestaram votos a favor dos candidatos, Bolsonaro e Lula, principalmente. Por outro lado, outras personalidades se abstiveram, evitando declarar votos abertamente, afinal não existe uma obrigação para tanto.
Assim, Virgínia Fonseca, esposa do cantor Zé Felipe e nora do sertanejo Leonardo, foi ao Instagram comentar as eleições no primeiro turno, aconselhando que os cidadãos votassem de acordo com a própria realidade, porque é o que ela faria. Confira na íntegra:
“E hoje é dia de eleição!!! Vote consciente, é um direito nosso e está nas nossas mãos decidir o que vai ser melhor para o nosso Brasil [sic]. Não se deixe levar pela realidade do OUTRO! Pense na SUA realidade, seus princípios, seus valores! É isso, VOTE POR VOCÊ, POR SEU FILHO, PELA SUA FAMÍLIA, nosso bem mais precioso!!! Lembrando: o voto é secreto e vivemos em uma democracia.”
A mãe de Maria Alice, contudo, foi criticada por aconselhar um voto que, supostamente, desconsiderasse a realidade do outro e do país e, por isso, mais tarde, ela foi ao Instagram novamente prestar esclarecimentos através de um vídeo nos stories:
“Vamos esclarecer aqui um negócio: quando eu falei assim ó, ‘vote de acordo com a sua realidade, seus princípios, seus valores…’, é o seguinte, galera, ninguém pensa igual, tá? Eu penso de um jeito, meu vizinho aqui do lado pensa de outro, meu vizinho da frente pensa de outro. Eu posso virar e falar assim ‘ah eu vou votar no candidato x, porque tem um pessoal passando fome e ele vai acabar com isso’. Ótimo, pensei em todo mundo, mas é um pensamento meu, eu tive esse pensamento. Meu vizinho do lado pode não ter esse pensamento e por isso ele pode votar em outro candidato. Agora imagina se eu virasse e falasse assim ‘ah não, quem fulano vai votar? Eu vou votar em quem fulano vai votar porque ele vai votar nele’, entendeu? Aí eu não pensei do meu jeito, não fui de acordo com meus princípios e valores, fui de acordo com fulano só porque é fulano e dane-se tudo. Foi isso que eu quis dizer, entendeu? A partir do momento que você decide, é isso, é sua decisão, seu princípio, seu valor, sua realidade. E tudo certo.”
Virgínia seguiu online no Instagram, inconformada que tivesse sido mal interpretada e não conseguisse se fazer entender, por conta de sua primeira manifestação no começo do dia. Assim, ela reforçou o primeiro posicionamento:
“Quando falei pra você seguir sua realidade é pra você votar de acordo com o que você defende, não o que eu defendo. Porque tem muitas pessoas cobrando meu posicionamento e eu não acho que você deva votar em quem eu voto.”
Ainda, a influencer se manifestou em outros dois momentos, afirmando depois que ficaria “off” das redes sociais porque não achou que o assunto iria repercutir no sentido que aconteceu e estava muito nervosa:
“Seria muito fácil pra mim, vir aqui falar pra você votar no mesmo candidato que eu, porque EU penso que ele vai ser melhor por isso e por aquilo (sendo que, EU tenho o MEU pensamento de acordo com a MINHA REALIDADE)… […]”
Tendo isso em vista, a última vez que Virgínia foi ao Instagram para comentar as eleições foi ao 12h33min:
“Eu tô até tremendo porque as pessoas fossem ignorar o que eu falei e só ler né? E acabar indo além. […] O que eu quis dizer foi o seguinte: você vota de acordo com a opinião que você formou, de acordo com seu pensamento, não é pra você votar de acordo com quem o fulano vai votar. ‘Não, eu sou contra a fome, sou contra o desemprego, então vou votar nesse candidato porque ele é contra também e tudo o mais’. Tudo certo, o que eu quis dizer é pra você não votar de acordo com a realidade do outro […]”
O resultado das eleições gerais no 1° turno saem neste domingo, logo após o fechamento das urnas eleitorais em todo o país.