De acordo com um novo relatório da Luminate, empresa de dados da indústria do entretenimento, as vendas de vinil nos Estados Unidos tiveram um aumento de 21,7% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, pela primeira vez desde 1987, o formato de vendas superou o de CDs em solo estadunidense no último ano.
O álbum Midnights de Taylor Swift, lançado em outubro do ano passado, é o LP de vinil mais vendido deste ano, com 251.000 cópias comercializadas em 2023. Uma matéria do The Guardian revelou que a artista encabeça uma lista dos 10 mais vendidos, que inclui Lana Del Rey, o supergrupo Boygenius e Melanie Martinez, além de sucessos constantes das lojas de discos, como Fleetwood Mac (Rumours vendeu 103.000 cópias este ano) e Michael Jackson.
O retorno do vinil não é exatamente uma novidade. Segundo o relatório musical de meio de ano da Luminate, as vendas de discos de vinil cresceram consecutivamente por 17 anos, alcançando o grande marco em 2022. Contudo, a taxa de crescimento deste ano tranquilizou os especialistas, pois mostrou que o mercado de vinil não atingiu um ponto de estagnação natural após o rápido aumento durante a pandemia, que registrou um impressionante aumento de 108% em 2021.