UANA lança novo single “Pirraça”

UANA lança novo single “Pirraça”

O bregafunk é um dos subgêneros do brega, surgido em meados dos anos 2000, em Recife, através da junção do eletrobrega a elementos do funk carioca. É uma das expressões musicais mais consumidas no estado e no país nos últimos anos, e que faz parte de um conjunto de signos que constituem toda uma cultura afrolatina, emergida da periferia pernambucana.

UANA lança novo single “Pirraça”

Atualmente o gênero faz parte de uma pesquisa estética, visual e musical da cantora e compositora UANA, que vem repaginando e construindo novas perspectivas e trazendo novos elementos pra sua promissora carreira. A sensualidade, a malícia e os jogos de sedução são temáticas comuns no universo da cultura do bregafunk, e se fazem presentes em “Pirraça“.

A música é uma parceria entre a cantora e o produtor musical WR no Beat, que há alguns anos vem trabalhando com vários nomes da música pop e periférica de Pernambuco. “Achei muito interessante quando vi Uana nos stories de um amigo. Logo procurei saber mais da artista que a princípio me chamou muito atenção por sua originalidade e por impor o nosso sotaque em tudo o que ela fazia. Propus que fizéssemos algo que unisse os nossos universos e acabou que surgiu tudo isso que vocês podem conferir. Tudo soando como algo totalmente novo e contemporâneo”, afirma o músico.

O clipe, dirigido pela cantora junto ao artista visual Thiago das Mercês, narra uma situação de paquera entre duas pessoas que se encontram recorrentemente em rolês pela Região Metropolitana de Recife. O figurino, criado pela Quero Rit ( Maria Gabrielly Dantas e Julia Mattos) é todo de upcycling. O hit possui na ambiguidade das palavras a sua brincadeira. Apesar de em muitas composições, a figura feminina estar sempre sendo subjugada e objetificada pelo homem, em Pirraça, a protagonista feminina tem total controle sobre suas ações e decisões, e é ela quem estabelece os limites do jogo. Como cita Uana na letra: “olhar tu até pode, só não pode encostar”.

A equipe do clipe é composta em sua maioria por pessoas negras, mulheres e LGBTQIA+ e o videoclipe foi um dos contemplados na Mostra Play The Movie, do Coquetel Molotov. “Pirraça” chega hoje, quinta-feira, através do selo Zelo com distribuição da Altafonte. “É um momento muito  importante na minha carreira. Acredito estar encontrando meu melhor som ao misturar elementos do pop aos ritmos da cultura preta e periférica pernambucana. É um single que apresenta algo que estava querendo fazer há tempos e esse encontro com Wr foi fundamental e muito potente” acredita Uana.

>>> Curta o PFBR no Facebook

Siga o PFBR no Twitter <<<