“The E.N.D.”: há exatos 10 anos, o Black Eyed Peas lançava seu disco mais bem-sucedido da carreira

Parecia “o fim”, mas era “o auge”.

Sim, o tempo passa rápido! Mais um álbum cheio de hits acaba de completar uma década. Em 3 de junho de 2009, o grupo americano The Black Eyed Peas lançava o álbum “The E.N.D.”, o mais “hinário” de toda sua carreira. O título do disco abrevia a frase “The Energy Never Ends” (A Energia Nunca Acaba), e de fato, o quarteto fez jus à promessa de entregar canções mais energéticas do que nunca.

Na época, o grupo era formado por will.i.am, Fergie, apl.de.ap e Taboo que juntos já colecionavam grandes sucessos como “My Humps”, “Don’t Phunk With My Heart” e “Hey Mama”, canções de álbuns anteriores. Para o quinto disco de estúdio, o BEP parecia disposto a dar um passo diferente na carreira, deixando sua pegada Phunk e Black ser invadida por mais batidas eletrônicas e letras viciantes. A nova receita foi sucesso absoluto.

Em 10 de março de 2009, The Black Eyed Peas apresentava ao mundo seu big smash hit “Boom Boom Pow”, primeiro single do grupo a alcançar o topo da Billboard Hot 100. A música ficou em primeiro lugar por 12 semanas. Relembre:

A onda posterior foi ainda mais forte. Lançado o álbum, o grupo escolheu “I Gotta Feeling” como segunda música de trabalho. A canção produzida em colaboração com David Guetta substituiu a própria “Boom Boom Pow” no topo da Hot 100, superando-a e garantindo 14 semanas inteiras de reinado.

Relembrando o videoclipe:

“I Gotta Feeling” ganhou tanta popularidade que levou o álbum inteiro para o topo da Billboard 200, em 27 de junho 2019, permanecendo nessa posição por duas semanas (foram 114 no ranking geral). O sucesso também rendeu um Grammy Award de “Best Pop Vocal Album”, além de mais dois gramofones para os respectivos singles do LP.  

O “The E.N.D.” ainda conseguiu mais um #1 single para o grupo com “Imma Be”. Além disso, as canções “Meet Me Halfway” e “Rock That Body” figuraram no Top 10, fazendo do disco o mais bem sucedido de toda a carreira do grupo.

Assista ao videoclipe que une os dois singles do BEP:

A turnê do álbum – The E.N.D. World Tour – também é considerada uma das mais icônicas, com duração de setembro de 2009 a novembro de 2010. Para os fãs brasileiros, o BEP não poupou oportunidades levando o mega show para nove capitais do país, entre 15 de outubro e 4 de novembro de 2010.

Conte para nós, nos comentários, sua história de fã do BEP!

>>> Curta o PFBR no Facebook

>>> Agora no @oficialpfbr

Carregar mais tweets