No último fim de semana, o ator Tenoch Huerta, antagonista de ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’, entrou para o hall de atores da Marvel com possíveis problemas legais.
Através do Twitter, a ativista mexicana, Elena Ríos, comentou sobre um episódio do podcast, El Feisbuk de la Malinche, onde aparece. Segundo ela, a organização Poder Prieto, da qual participava, assim como o ator, não tinha autorização para compartilhar o programa sem sua autorização, o que caracterizaria exploração de seu trabalho.
A Poder Prieto, a qual tem como intuito combater o racismo na indústria do cinema, rebateu que não poderia pagar por um conteúdo, que não produziu, frisando que estava apenas recomendando o conteúdo.
Em resposta, Ríos comentou que, quando deixou a instituição, esclareceu que estavam protegendo um “predador sexual” (Huerta) e que a procuraram para evitar em meio ao lançamento de ‘Pantera Negra 2’.
Questionada porque não denunciou o ator antes, Ríos declarou que “é muito difícil falar sobre o abuso emocional e de poder de um predador sexual, que é amado em todo o mundo por interpretar um personagem, como Tenoch Huerta”, descrevendo-o como “encantador em aparência”, mas tem a “característica de um narcisista” com “uma boa porção de vitimização”.
Nesta segunda-feira, 12, o próprio Tenoch Huerta se pronunciou sobre as alegações. Através de um comunicado enviado à imprensa e compartilhado pelo ator no Instagram, ele nega as acusações de abuso sexual. Confira na íntegra:
“Uma acusação falsa e completamente infundada sobre mim se espalhou como um incêndio – e eu não posso deixá-la sem contestação por mais tempo. Cerca de um ano atrás, eu namorei Elena por vários meses. Foi completamente consensual todas as vezes, assim como inúmeros outros podem atestar. E, enquanto isso, era uma relação amigável, confortável e de apoio mútuo. Depois do fim, entretanto, Elena começou a deturpar nossas interações, tanto em particular quanto na frente de grupos de amigos em comum.
Por conta disso, há alguns meses, eu contratei uma equipe legal para tomar as ações apropriadas para proteger minha reputação e refutar essas alegações irresponsáveis e falsas, que podem causar grande prejuízo e dano.
Apesar de não ser perfeito, eu sei que essas acusações são simplesmente mentirosas. E, apesar de sempre trabalhar para me aprimorar, preciso contestar acusações que são, tanto falsas, quanto ofensivas. Sou profundamente grato a minha família e aos amigos que me apoiaram, e agradeço a cada um que está disposto a olhar para os fatos e refletir, antes de se apressar para uma conclusão irreal e injusta.”, finalizou.