Em 1977, o Fleetwood Mac lançava o pessoalmente conturbado e comercialmente bem-sucedido, ‘Rumors’.
Até hoje considerado o maior álbum da banda de Mick Fleetwood, o vencedor de dois Grammys nos anos 70 – de sete indicações – segue maior do que prêmios, inspirando músicos e sonoridades ao redor do mundo em um verdadeiro legado carregado até os dias atuais pelos membros da banda.
Por conta do TikTok, as métricas das paradas estão sendo rapidamente mudadas e a indústria da música vem tentando se adaptar à nova realidade diretamente afetada pela rede social. Porém, para além de canções recém lançadas, que se tornam sucessos ao redor do mundo devido ao desempenho no aplicativo, é por conta dele também, que muitos sucessos ganham uma “segunda vida” de forma orgânica.
Este é o caso de ‘Silver Springs’. Faixa que compôs a versão deluxe do lendário ‘Rumors’, ao lado de grandes sucessos do Fleetwood Mac, a intensa canção reflete o cenário conturbado em que o álbum foi gravado, ou seja, em meio a abuso de drogas, romances entre os membros, traições e muita experimentação.
Basta uma rolada no feed do TikTok para que uma versão da canção, tocada ao vivo durante uma das reuniões da banda, em 1997, apareça para explorar a dramaticidade da performance vocal de Stevie Nicks e Lindsey Buckingham, o ex-casal mais controverso da banda.
Em 1975, ambos já estavam em um relacionamento quando passaram a fazer parte de vez da formação oficial da banda de rock de Fleetwood. Além de serem essenciais para a composição do som que os colocaria na história da música, Stevie e Lindsey são os responsáveis pelas maiores tensões que percorreram o grupo.
Mesmo que seus anos fossem de ouro, eles estavam desmoronando internamente e de forma não muito privada, especialmente por conta de brigas no palco durante shows, bem como discussões violentas perante os demais membros do Fleetwood Mac, que encontraram seu auge após Stevie e Mick Fleetwood iniciarem um romance enquanto ainda era casado com Jenny Boyd – irmã da modelo Pattie Boyd, que se casou com George Harrison, dos Beatles.
O romance inusitado durou “mais do que eles se lembram”, como o baterista frisou e, provavelmente, teria ido adiante, pois ele realmente estava apaixonado pela vocalista, como contou em sua biografia, ‘Play On’. No entanto, Stevie estava arrependida, pois Mick possuía uma família e considerou tudo um grande “erro”, embora isso não tenha deixado Lindsey mais confortável.
Porém, as coisas só tendiam a piorar. Em uma entrevista à Rolling Stone, em 2015, Nicks alegou que o músico atirou nela uma guitarra durante um show na Nova Zelândia; e, em 2021, comentou para o Lounder Sounder que o cantor tentou bater nela em 1987 durante uma discussão na casa de Christine McVie.
Ao The Washington Post, McVie disse, sobre aquele show na Zona Zelândia, que talvez tenha sido a primeira vez que deu um tapa em alguém – no caso, para defender sua amiga, – enquanto Mick Fleetwood disse que todos ficaram chocados ao presenciar a briga violenta entre os colegas e saíram em defesa de Stevie.
Como se vê, as questões entre os membros da banda sempre foram intensas – para dizer o mínimo – e, levadas ao extremo em um cenário propício para as fantasias hollywoodianas. Dessa forma, a apresentação viral de ‘Silver Springs’, em 1997, reflete as histórias de bastidores que circundam Stevie, Lindsey e o Fleetwood Mac.
Olhando nos olhos um do outro, ambos fazem um dueto poente sobre um relacionamento que terminou mal e o parceiro seguir em frente, embora a cantora afirme “Eu te seguirei até o som / Da minha voz assombrar você / Você nunca vai longe do som / Da Mulher que te ama”. Nicks comentou certa vez que, naquele dia, foi como se os dois esquecessem todos ao redor, incluindo a família do cantor na plateia:
“Em seis semanas de ensaio, tocar ‘Silver Springs’ para o especial da MTV nunca foi assim. Não foi [assim] até a noite de sexta-feira quando deixamos progredir para algo mais profundo. […] Eu queria que as pessoas dessem um passo para trás e realmente observassem e entendessem como era um relacionamento com Lindsey”, explicou a cantora.
Nicks disse, na época, que o fato de terem oportunidade de dizer aquelas palavras um ao outro enquanto cantavam era terapêutico, como se resolvesse as coisas entre eles, pois, talvez, assim pudessem ter algum encerramento de verdade, já que não conversavam, embora a canção, e especialmente, o título fosse uma metáfora do que o relacionamento poderia ter sido:
“Eu escrevi ‘Silver Springs’ sobre Lindsey. E nós estávamos em algum lugar em Maryland dirigindo sob uma placa de estrada que dizia Silver Spring, Maryland. E adorei o nome… Silver Springs parecia um lugar fabuloso para mim. E quando a letra diz que ele poderia ter sido minha “fonte de prata” é um símbolo do que poderia ter sido para mim”.
A viralização da performance casa com a estreia de ‘Daisy Jones and The Six’, série da Amazon estrelada por Riley Keough e Sam Claflin, que conta a história de uma banda fictícia dos anos 70, a qual, no auge do sucesso, termina inesperadamente após um determinado show.
Além da estética etérea e da sonoridade, a banda fictícia também inspira sua história principal, o relacionamento de Daisy Jones e Billy Dune, em Stevie Nicks e Lindsey Buckingham chegando a fazer paralelos da apresentação de 1997 do Fleetwood Mac com a performance de ‘Regret Me’, canção criada para a série, que denota toda a raiva da protagonista contra o ex-parceiro.
Taylor Jenkins Reid, autora da obra que deu origem à série comentou que a inspiração é real: “Esse conceito da mulher com raiva é totalmente baseado em Stevie Nicks cantando ‘Silver Springs’ para Lindsey Buckingham durante o show de reunião, ‘The Dance’, em 1997. Sempre fiquei muito emocionada com o fato de Stevie Nicks cantar aquela música do jeito cantava naquela época.”, disse a autora.
Os dois protagonistas da série também chegaram à conclusão de que Stevie e Lindsey, naquela apresentação, são Daisy e Billy, de forma que a intenção era canalizar aquela energia tensa e apaixonada para aquela cena em específico da produção, por isso, não é raro encontrar no TikTok vídeos que fazem paralelos entre os dois acontecimentos.
A última vez que Stevie Nicks e Lindsey Buckingham se encontraram nos palcos novamente foi durante o Grammy de 2018, quando a banda foi a grande homenageada da edição, se tornando a primeira a receber coletivamente a honraria ‘Person of the Year’.
Porém, as coisas não parecem ter corrido tão bem assim, pois, após o evento, a cantora soltou uma declaração afirmando que tinha “razões de 1968 a 2018” para não voltar a colaborar com Lindsey Buckingham novamente. Dessa forma, o que nos resta é a História e as fanfics de segundos do TikTok.