Enquanto se prepara para o lançamento de seu 12° álbum de estúdio, Shakira convocou o colombiano Ozuna para o segundo single do projeto, ‘Monotonía’.
Como o nome sugere, a canção é sobre a monotonia que pode alcançar um casal, quando fica confortável demais no relacionamento. Naturalmente, há desentendimentos sobre “de quem é a culpa”, por isso quando a dupla canta: “Você, distante com sua atitude / E isso me encheu de inquietude / Você não deu nem metade, mas sei que eu dei mais do que você”.
Apesar de no refrão, eles chegarem à conclusão de que o desgaste não foi culpa de ninguém, mas da monotonia, Shakira canta que, seu par se esqueceu de como um dia o casal já foi e que ele a deixou por conta de seu “narcisismo” e por buscar um protagonismo pessoal.
Na letra, ela ainda assinala que “o amor não acabou, mas está delirando” e que seu parceiro “está frio como no Natal”, também afirmando que, por amar mais a si mesma do que ao outro, “é melhor que isso acabe”.
Após a divulgação do teaser do clipe, onde um sapato masculino esmaga um coração no chão, a música estava sendo bastante aguardada por ser, supostamente, um retrato da visão de Shakira sobre o fim de seu relacionamento com o jogador de futebol, Gerard Piqué.
O casal viveu junto por cerca de 11 anos e têm dois filhos, mas pegou o mundo de surpresa pelo divórcio e os rumores de que espanhol teria traído a cantora.
No clipe para a faixa, Shakira é alvejada em um corredor de supermercado, perdendo seu coração. Ainda com vida, ela o recupera e passa a andar pelas ruas, carregando-o nas mãos enquanto canta, indicando como se sentiu esmagada por toda a situação.
‘Monotonía’ segue o primeiro single do projeto, a faixa ‘Te Felicito’, em colaboração com Rauw Alejandro, que se destacou nas plataformas de música latina. O álbum da colombiana ainda não tem previsão de lançamento.
Confira o clipe para ‘Monotonía’: