Série inspirada em Marília Mendonça, ‘Rensga Hits’ tem últimos episódios disponibilizados no Globoplay

Nesta quinta (18), foram ao ar no Globoplay os últimos dois episódios de ‘Rensga Hits’. Série que explora os bastidores do sertanejo, baseada em Goiânia, foi criada e roteirizada por Renata Corrêa e livremente inspirada na história de Marília Mendonça e do ‘feminejo’, movimento onde cresceu o número de mulheres no sertanejo.

A protagonista, Raíssa Medeiros vivida por Alice Wegmann, é uma cantora e compositora talentosa que parte do interior para a capital do estado de Goiás, Goiânia, sabidamente um reduto do gênero, em busca de sucesso, após abandonar dramaticamente seu casamento ao descobrir que estava sendo traída. 

Logo no primeiro episódio, a produção já estabelece o tom melodramático e os símbolos da personagem principal: um violão, o vestido de noiva e um carro antigo, com uma história peculiar, batizado de Bandida, os quais logo servem de inspiração para o primeiro grande hit de Raíssa, ‘Desatola Bandida‘.

Da mesma forma que Marília, que falava sobre sua vida amorosa com bastante frequência, Raíssa tem uma vida amorosa bem intensa. Seu par romântico é Enzzo Gabriel, vivido por Maurício Destri, um cantor em ascensão, que também está atrelado aos meandros da indústria da música e, embora seus problemas sejam retratados, geralmente, de forma bem humorada, fica o resquício de dúvida sobre a veracidade de certos truques da indústria. 

Ainda, a personagem consegue fazer todos os núcleos orbitarem bem ao seu redor, sendo a responsável por ditar o clima dos que a cercam, em uma decisão acertada de roteiro, assim como a escalação de Wegmann.

Alice Wegmann em cena como Raíssa

Carismática, a atriz explora com naturalidade essa realidade dos bastidores da música, além da impulsividade de Raíssa, sendo bem auxiliada por seus pares, Alejandro Claveaux, um cantor sertanejo que faz sucesso com as mulheres, mas esconde ser gay; e Deborah Secco, em um tom bem diferente do que se viu a atriz até hoje como dona de uma grande gravadora da cidade. 

Ao G1, ela reforçou que “não é uma série sobre a Marília”, mas que tem nela sua maior inspiração: “ela foi meu maior ponto de referência. Eu ficava ali estudando a Marília em todos os stories”. Ficava observando o jeito dela falar, onde estava, o que estava comendo, onde estava andando, tudo…”.

O Globoplay já anunciou que a ‘Rensga Hits’ ganhará uma segunda temporada e, segundo o site UOL, se trata de um produto bem avaliado entre os executivos do canal. 

PRODUÇÃO MUSICAL

‘Rensga Hits’ é verdadeiramente centrada em música. Escolhendo explorar de verdade o meio e não enganar o público com a música sendo um mero pano de fundo para uma história de intrigas e romance em um sotaque caricato, Alice Wegmann teve aulas de canto e a produção contratou compositores e produtores musicais de verdade para serem responsáveis pelo departamento. 

O empresário e produtor musical conhecido sertanejo, Dudu Borges, trabalhou em todas as canções da série. Contando com um curriculum de nomes consagrados do meio como Michel Teló no hit internacional ‘Ai Se eu Te Pego’, Jorge e Mateus, Luan Santana, Bruno e Marrone e outros, além de ter trabalhado com artistas internacionais como Maluma, Laura Pausini e Dulce Maria, foi ele quem deu coesão ao projeto e auxiliou os atores a explorar na música o clima do sertanejo. 

Porém, para emular o ‘feminejo’ de verdade, com sua sofrência dramática, e demonstrar com verossimilhança a visão feminina, especialmente da personagem principal, a produção requisitou cantoras e compositoras bem colocadas na indústria. É o caso da compositora Bibi – um dos nomes de ‘Desce Pro Play’ (Anitta), que foi coautora das dez músicas criadas para a série e estava diretamente envolvida no departamento musical, inclusive em contato com outros músicos. 

Também estão nos bastidores Paula Mattos, que já escreveu para Gusttavo Lima, a dupla Matheus & Kauan e Wanessa, além da dupla Day & Lara, as quais também têm história na composição: as duas fizeram parte do primeiro time de compositores de Goiânia, sendo as únicas mulheres dentre sete pessoas. Desde então, fizeram canções para Maiara & Maraísa, Zé Neto e Cristiano e outros. 

Ao Observatório da TV, elas disseram que o meio do sertanejo, mesmo depois da explosão de nomes femininos, ainda não tem muitas mulheres em posições de destaque, como a composição e a presidência de gravadoras: 

“Não costumamos beber para compor nem temos mulheres empresárias, é super escasso no mercado. Nós gerimos a nossa carreira, mas é muito difícil porque o meio é mais constituído por homens. Esta foi uma forma de crítica, acredito, muito real e necessária”. 

Todas as dez músicas da série estão disponíveis nas plataformas digitais como trilha sonora original.

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.