A popular canção de Doja Cat para a trilha sonora do filme ‘Elvis’, de Baz Luhrmann, foi desqualificada para a consideração do Oscar.
A informação é da revista Variety, que informa que as listas de elegibilidade de músicas e trilhas-sonoras foram reveladas na manhã desta segunda-feira, dia 12, apenas para membros que têm acesso ao site oficial da Academia para iniciar a votação, que vai determinar as 15 músicas e trilhas-sonoras de onde serão retiradas as cinco indicadas de cada categoria.
A publicação informa que 147 trilhas-sonoras e 82 canções originais para filmes entraram, foram avaliadas e declaradas elegíveis ao Oscar pelo comitê executivo responsável pelo departamento.
A questão da canção ‘Vegas’ tem sido debatida há meses. Lead-single da trilha-sonora do filme ‘Elvis’, a faixa foi escrita por Doja Cat e os produtores Roget Chahayed e Yeti Beats, mas por conta das interpolações da clássica ‘Hound Dog’ de Elvis Presley, composta por Mike Stoller e Jerry Leiber, aparentemente foi retirada da consideração à estatueta.
As regras do Oscar determinam que, tanto a letra quanto a melodia, devem ser “originais e escritas especificamente para o filme”, além de ser “resultado de uma interação criativa entre cineastas e compositores, que estejam diretamente envolvidos no filme”.
No caso de ‘Vegas’, além de ‘Hound Dog’ ter sido lançada há anos, seus compositores originais, Stoller e Leiber, não estiveram envolvidos em nenhum aspecto musical da produção de Luhrmann.
A canção atingiu o décimo lugar da Billboard Hot 100 e foi a única música de ‘Elvis’ considerada para a premiação.