Rihanna se envolveu em uma polêmica na última semana, após ter utilizado um remix de uma faixa em seu mais recente desfile o “Savage Fenty Show Vol. 2”, o que ninguém esperava era que a tal canção continha leis e narrativas do Hádice, livro sobre a vida do profeta Maomé, figura altamente reverenciada na cultura mulçumana, além de ser considerado altamente sagrado para o povo do oriente médio.
- Grammy 2026: confira a lista completa de indicados à próxima edição da premiação
- Percy Jackson: Trailer da 2ª temporada aprofunda a mitologia com novos Deuses; confira
- “Eu não a conheço”: SZA comenta sobre briga que teve com Nicki Minaj
- “Michael”: Cinebiografia de Michael Jackson, estrelada pelo sobrinho do cantor, tem seu primeiro trailer divulgado; confira
- “SOUR”, de Olivia Rodrigo, se torna o primeiro com todas as faixas acima de 400 milhões de streams no Spotify
Na verdade, o sample da faixa foi produzida e lançada em 2016 pela produtora britânica Coucou Choloe e foi intitulada de “Doom”. A faixa remixada reúne diversas passagens do livro Hádice e sem saber que a faixa já causava polêmica entre os adeptos da religião, Rihanna disponibilizou a canção como uma das músicas rpesentes em seu desfile e foi atacada da internet por apropriação cultural e falta de respeito com o povo mulçumano, já que as narrativas são consideradas sagradas.
Sabendo da falha, Rihanna prontamente se posicionou em seu Instagram e se desculpou com todos que se sentiram ofendidos pela falta de cuidado da cantora com a cultura, confira o posicionamento de Rihanna:
Eu gostaria de agradecer a comunidade mulçumana por pontuar uma grande ação que não teve intenção nenhuma de ser ofensiva no nosso show “Savage Fenty”. Eu quero muito pedir desculpas a vocês por isso, e honestamente por essa falta cuidado. Nós entendemos que isso machucou muito dos nossos irmãos e irmãs mulçumanos.
Eu estou incrivelmente desanimada com esse episódio! Eu jamais quis reproduzir nenhum tipo de desrespeito contra Deus ou qualquer outra religião quando usei essa música no nosso projeto e isso foi completamente irresponsável. Vamos seguir em frente e eu vou me certificar que isso jamais aconteça novamente. Obrigado pelo perdão de vocês e compreensão, Rih.”
Rihanna assumiu uma posição bem ética de se desculpar com o público mulçumano, ação bem diferente de diversas marcas que acabam tentando esconder e diminuir casos de racismo e xenofobia.