Mudou o posicionamento. O duo Right Said Fred, que após o lançamento do álbum ‘Renaissance’ de Beyoncé no fim de Julho, havia dito que estava lisonjeado pela utilização do sample de seu hit ‘I’m Too Sexy’ na canção ‘Alien Superstar’, aparentemente, mudou de opinião.
Em nova entrevista ao The Sun, os irmãos, que fizeram sucesso com o hit dos anos 90, a chamaram de “arrogante” e disseram que a cantora não pediu permissão para utilizar parte da melodia conhecidíssima em sua canção, com versos próprios.
Em julho, a conta oficial do Right Said Fred no Twitter declarou que era “legal ser creditado no novo álbum de Beyoncé”, curtindo comentários que parabenizavam o duo. Ainda, no Instagram, eles haviam comemorado:
“Dividir créditos de composição com Taylor Swift, Drake e agora Beyoncé… Nada mal para dois quebrados que não foram tocados no Reino Unido por mais de 25 anos”.
Agora, ao The Sun, Chris e Fred Fairchild repensaram seu posicionamento: “Normalmente, os artistas nos abordam [para pedir permissão]. Mas Beyoncé não fez, porque ela é uma pessoa tão arrogante que, provavelmente, pensou que era apenas “venha me pegar”, então nós ouvimos apenas depois, quando vocês ouviram. Mas todos os outros, Drake e Taylor Swift, vieram até nós”.
Apesar disso, eles também disseram que não podem fazer nada a respeito, dando a entender que ela certamente fez os procedimentos corretos para adquirir os direitos para o uso da música: “Nós não podemos parar. Não há nada que possamos fazer, é uma merda. Você vai entrar em uma conversa com uma pessoa que tem muito mais presença e poder e dinheiro que você. E isso não vai acabar bem. É melhor deixar passar. Se você não é cuidadoso o bastante, passa sua vida toda olhando para trás. Nós nos mantemos olhando adiante o tempo todo.”
Dessa vez, porém, Beyoncé respondeu por meio de sua assessoria. Confira a declaração completa mandada à revista Pitchfork:
“Os comentários feitos pelo Right Said Fred de que Beyoncé utilizou o sample de ‘I’m Too Sexy’ em ‘Alien Superstar’ sem permissão são errôneos e incrivelmente depreciativos.
A permissão não foi apenas garantida para o uso, mas eles publicamente falaram sobre sua gratidão por estarem no álbum.
Não há nenhuma sonoridade retirada da música deles, apenas a melodia foi utilizada… Essa é uma acusação falsa”.
A permissão foi pedida à gravadora em 11 de Maio de 2022 e eles aprovaram em 11 de Junho de 2022. Eles foram pagos pelo uso em Agosto de 2022.
Além disso, a porcentagem de direitos autorais dos compositores Right Said Fred com relação ao uso de ‘I’m Too Sexy’ é uma parte substancial da composição.
Coletivamente, os compositores Right Said Fred possuem mais do que qualquer compositor sozinho e possuem créditos como co-compositores [de ‘Alien Superstar’].
Essa alegação é falsa.”
Apesar dos problemas em relação aos samples utilizados no álbum, Beyoncé deve entrar em turnê com ‘Renaissance’ em 2023. ‘Alien Superstar’ possui mais de 73 milhões de streams no Spotify.