Nesta quinta-feira, dia 30, o mundo lamentou o falecimento do maior jogador da história do futebol, Pelé.
Descrito pela revista como, “o Rei do jogo bonito”, o jogador que se transformou em uma referência para as próximas gerações de jogadores, sendo o único a vencer três Copas do Mundo, foi além do futebol e se tornou um ícone da cultura pop, aparecendo até nos ‘Simpsons’.
Porém, a Billboard recorda que Pelé possuía um lado menos conhecido como cantor e compositor, algo que, segundo o próprio, não poderia ser comparado. Em entrevista ao The Guardian, em 2006, ele apontou: “Eu não quero que o público faça uma comparação entre Pelé, o compositor, e Pelé, o jogador de futebol. Isso seria uma grande injustiça. No futebol, meu talento era um dom divino. A música era apenas por diversão”.
De acordo com o New York Times, ele estava sempre perto de um violão e carregava uma fita para gravar letras ou melodias de momento. Assim, ao longo do tempo, ele divulgou algumas canções, especialmente desde os anos 70. Confira abaixo a seleção feita pela publicação:
Pelé – Sérgio Mendes
Em 1977, o álbum produzido por Sérgio Mendes serviu como trilha-sonora para um documentário sobre a vida e a carreira de Pelé, mas também foi sua estreia como cantor e compositor. Na produção, o jogador performou duas de suas próprias canções: ‘Meu Mundo é Uma Bola (My World is a Ball)’ e ‘Cidade Grande (Big City)’, acompanhado da cantora brasileira Gracinha Leporace.
Esperança – Pelé
Composta por Pelé em honra aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, ‘Esperança’ é canção de pagode sobre a juventude, interpretada junto a um coro infantil. O clipe combina imagens do jogador cantando em um estúdio enquanto garotos jogam futebol e outras cenas que celebram a cidade.
Pelé Ginga
Trata-se de um álbum de 13 canções lançado em 2014, que inclui colaborações com o músico Gilberto Gil na faixa ‘Quem Sou Eu’, e Elis Regina em ‘Perdão Não Tem’ e ‘Vexamão’. Ainda, conta com a participação do rapper, ‘Rappin’ Hood in ‘Ginga’, em uma letra que descreve o estilo brasileiro de jogar futebol – ou seja, de controlar, passar e finalizar o gol com tanta facilidade e malemolência -, que faz a rivalidade se tornar injusta.
‘Acredita no Véio (Listen to the Old Man)’ feat. Rodrigo y Gabriela
Lançada em Outubro de 2020, apenas três dias antes do aniversário de 80 anos de Pelé, o single é uma parceria com o duo mexicano, vencedor do Grammy, Rodrigo y Gabriela. “Eu escrevi essa música porque, quando eu costumava jogar no Santos, o técnico dizia que, quando a gente perdia, era culpa dos jogadores, mas quando ganhava era a macumba que tinha ajudado. A música é uma piada sobre isso”, contou Pelé.