Elon Musk agora está usando o Twitter para fazer piadas.
Nesta segunda-feira, 3, sem avisos prévios, o icônico logo da rede social, um passarinho azul claro, que foi o símbolo do aplicativo por anos, foi substituído pelo símbolo da criptomoeda, Dogecoin, o que surpreendeu a todos os usuários da plataforma.
A imagem de um cachorro da raça japonesa Shiba Inu é parte do logo da empresa de comércio de moedas virtuais, tendo sido inspirado em um meme viral que foi incorporado à identidade visual da Dogecoin – mesmo tendo sido criado em 2013 para ironizar, justamente, outras empresas de criptomoedas, como a Bitcoin.
Musk, por outro lado, que comprou o Twitter no ano passado por cerca de 44 bilhões de dólares, é um super fã do meme do “cachorro doge”, além de ter promovido a Dogecoin e o Twitter durante sua última aparição no Saturday Night Live, o que faz com recorrência.
Assim, depois da mudança ocorrida ontem, 3, o valor de mercado da empresa “cripto” subiu mais de 20%.
Porém, pode ser que tudo seja apenas uma brincadeira, afinal Elon Musk postou um print de um tweet publicado em Março de 2022, e respondido por um seguidor, que pode ter lhe dado uma ideia ou outra:
“Uma vez que o Twitter serve como praça pública de fato, não aderir aos princípios da liberdade de expressão prejudica fundamentalmente a democracia. O que deveria ser feito”, Musk questiona, enquanto o seguidor responde: “Apenas compre o Twitter… E mude o logo do passarinho para um “doge”. O bilionário, então, aparenta ter gostado da sugestão: “Haha isso seria o máximo”.
Nesta segunda-feira, 3, ele resgatou a interação, afirmando que havia cumprido esta promessa:
Contudo, não é piada que, em Junho de 2022, Elon Musk foi processado sob a acusação de promover extorsão por promover a Dogecoin. Entre outras coisas, os querelantes, que pedem 258 bilhões em danos – tem base em sua participação no SNL, onde interpretou um falso especialista financeiro que chamou a empresa de “trapaceira”.
De acordo com os advogados de Musk, os requerentes do caso não mostraram como as declarações do bilionário em favor da Dogecoin fraudaram alguém nem explicaram quais os riscos que ele estaria escondendo dos investidores da moeda virtual.
“Não há nada ilícito sobre tweetar palavras de apoio ou imagens engraçadas sobre uma criptomoeda legítima que continua a se manter a liderança de um mercado de 10 bilhões. Esta corte deveria parar a fantasia dos requerentes e arquivar essa reclamação”, diz trecho dos documentos legais.
Em Fevereiro deste ano, Elon Musk já havia postado a foto de um cão Shiba Inu, anunciando: “O novo CEO do Twitter é incrível”. Assim, a decisão provavelmente não foi tomada de forma impulsiva.