‘Plastic Hearts’, de Miley Cyrus, chega a 2 bilhões de streamings no Spotify; relembre a era

Nesta terça (23), o álbum ‘Plastic Hearts’ de Miley Cyrus alcançou o impressionante número de 2 bilhões de plays no Spotify. 

Trata-se do segundo álbum da carreira da ex-Disney a alcançar a marca, já que o icônico ‘Bangerz’ havia alcançado o mesmo feito em 2021. Divisor de águas, o disco de 2013 foi o responsável por mudar a percepção de imagem do público em relação à Miley, com o hit #1 da Billboard Hot 100, ‘Wrecking Ball’,‘We Can’t Stop’, que chegou ao segundo lugar da parada – especialmente após a polêmica apresentação ao lado de Robin Thicke durante o VMA daquele ano.

A chegada de ‘Plastic Hearts’ a este patamar coincide com a nova virada na carreira da cantora, a qual, depois de muito flertar com o rock durante anos, adentrou de vez na sonoridade, na estética e nas referências, explorando até mesmo um timbre de voz mais profundo. 

As três versões do álbum ‘Plastic Hearts’: em pink, colorida e preto e branco

O disco lançado em 2020, estreou em primeiro lugar na Top Rock & Alternative Albums da Billboard, onde permaneceu por seis semanas, sendo apenas a quarta mulher a atingir o pico naquele ano, além de debutar em segundo lugar na Billboard Hot 200, colocando sete das quinze músicas do ‘Plastic Hearts’ na Hot Rock Songs da semana de lançamento. 

Sendo o mais bem avaliado da carreira de Miley, acumulando uma média de 75/100 no Metacritic, com base em 22 críticas especializadas, além da nova 9/10 do público indicando a aclamação universal do álbum, que teve como primeiro ato oficial um cover ao vivo de ‘Heart of Glass’ (Blondie) feito para o iHeart Radio Festival, seguido de um vídeo com diversos comentários das redes sociais, onde fãs pediam um álbum de rock feito por ela. 

À época, Miley já havia aderido ao corte mullet oitentista, além das maquiagens em cores fortes e muito glitter. Como pontapé inicial, a cantora anunciou ‘Midnight Sky’ como lead-single. Lançado em Agosto daquele ano, o clipe de inspiração glam foi dirigido pela própria Miley em razão da pandemia e a canção chamou atenção pelo sample de ‘Edge of Seventeen’, de Stevie Nicks. A vocalista do Fleetwood Mac ainda aparece na faixa bônus ‘Edge of Midnight’, um mash-up das duas canções. 

Poucos dias antes do lançamento do disco, foi divulgado o clipe de ‘Prisoner’ e a participação de Dua Lipa, o qual também faz parte do álbum ‘Future Nostalgia: The Moonlight Edition’ (2021). A parceria é uma das mais celebradas do álbum, contando com quase 550 milhões de streamings apenas no Spotify. 

Porém, Miley ainda reservava surpresas: as participações de Billy Idol na faixa ‘Night Crawling’ e de Joan Jett em ‘Bad Karma’, canção que conta com Kenny Laguna, lendário produtor das The Runaways na produção. 

Para além das faixas inéditas, Miley incluiu o cover ao vivo de ‘Heart of Glass’ em homenagem ao Blondie e Debbie Harry, uma de suas maiores referências, cuja performance já conta com 100 milhões de acessos no Youtube; além da versão de ‘Zombie’, apresentada no evento beneficente SOS Fest em prol do bar de Los Angeles, Whisky a Go Go, elogiada pelos membros remanescentes dos Cranberries

Como parte da divulgação do trabalho, Cyrus fez uma nova edição de seu quadro no Youtube, ‘The Backyard Sessions‘, onde, do quintal de sua casa, faz versões de músicas conhecidas e próprias. Foi a terceira vez do projeto no ar, onde cantou covers de The Cardigans, Britney Spears, Velvet Underground e Pearl Jam, os quais se encontram disponíveis em seu canal, após ter estreado na MTV sob o selo Unplugged.

Uma versão em parceria com a Apple Music, ainda, conta com versões ao vivo das faixas ‘High‘, ‘Golden G String‘, ‘Angels Like You‘ e a que intitula o álbum, ‘Plastic Hearts’. Além dos músicos de sua banda, com o nome fictício de ‘Social Distancers‘ em razão da pandemia, Miley convidou os produtores Andrew Wyatt e Andrew Watt para as gravações.

Por fim, o álbum contou com ‘Angels Like You’ servindo como último single e ato promocional. O clipe teve imagens gravadas durante o show da cantora no pré-jogo do Super Bowl LV e foi lançado em Março de 2021, marcando também o fim do contrato de Miley Cyrus com a RCA Records e o início de um novo ciclo na Columbia Records.

‘Plastic Hearts’ teve a arte da capa registrada pelo fotógrafo das estrelas do gênero, Mick Rock, que trabalhou com Queen, Ramones e David Bowie, dentre outros. Serviram como produtores os vencedores do Oscar, Mark Ronson e Andrew Wyatt, Ryan Tedder, Louis Bell e Andrew Watt, como produtor executivo. 

O projeto foi bastante elogiado como um dos expoentes do rock em 2020 e 2021, especialmente por retomar as discussões do gênero do mainstream, alcançando novos públicos, e a cantora foi nomeada pelo The New York Times como a “embaixadora millennial mais séria e de alto perfil” que o rock poderia ter nessa época. 

Em entrevista recente, Miley Cyrus afirmou que seguirá no gênero, explorando outras vertentes.

Miley Cyrus para o clipe de ‘Midnight Sky’

O que você achou?

0 0

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.