"Pink Friday: Roman Reloaded": Há 5 anos, Nicki Minaj lançava seu segundo álbum de estúdio

No dia 2 de abril de 2012, Nicki Minaj lançava seu segundo álbum de estúdio, “Pink Friday: Roman Reloaded” , dando continuidade ao conceito “Pink Friday”, lançado anteriormente com sua estreia no mercado musical.

Segundo a cantora, o disco reflete seu alter-ego masculino, Roman Zolanski, declarando: “Roman vai ser raro na sua forma e tempo. Sabem porquê? Porque ele não quer saber. Ele percebeu que é o centro que importa mais. Ele não pode ser censurado”

O álbum recebeu criticas variadas conquistando nota 60 de 100 no Metacritic, baseado em 30 reviews. Segundo a Billboard,  “Minaj investe mais tempo explorando sua identidade musical em ‘Roman Reloaded’ do que fazer um aperfeiçoamento, o que torna o som do álbum empanturrado e apressado.”

Influenciado bastante pelo pop, o projeto da cantora vendeu  253,000 mil cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana, alcançando o topo da Billboard 200. “Roman Reloaded” vendeu cerca de 905,000 mil cópias nos Estados Unidos, sendo certificado com platina dupla.

 

“Starships” single carro-chefe do disco, estreou em #9 lugar na Billboard Hot 100, tendo seu peak em #5, vendendo mais 4,5 milhões de cópias em solo americano (6x platina). No Reino Unido, a música alcançou a vice-liderança da Official Charts Company com mais de 1 milhão de vendas (platina).

O segundo single, “Right By My Side”, contou com a parceria do Chris Brown e não teve um bom resultado nas paradas, alcançando #51 na Hot 100.

“Bezz In The Trap”, terceira música de divulgação, teve a participação do 2 Chainz,  e garantiu o #7 na US Hot R&B/Hip-Hop Songs, contando ainda, com certificado de ouro nos EUA.

O quarto single, “Pround The Alarm”, rendeu bons frutos a rapper, conquistando primeiro lugar da Dance Club Songs, e alcançando o top 15 da Billboard Hot 100, na décima quinta posição, com mais de 2 milhões de cópias comercializadas (2x Platina).

“Va Va Voom”, quinto e ultimo single do CD, obteve o terceiro lugar na Dance Club Songs, mesma posição alcançada na UK R&B Songs, no Reino Unido.

O disco ainda contou com uma versão deluxe com novas faixas e uma reedição chamada “Pink Friday: Roman Reloaded – The Re-Up”.