Drama colegial, que explorou a rotina de adolescentes privilegiados – e fofoqueiros – vivendo em Manhattan, definiu uma geração. Mais de uma década depois do fim de ‘Gossip Girl’, da CW, a série que refletiu toda a virada dos anos 2000 para a década de 2010 em relação a comportamentos e relacionamentos ainda tem um espaço espaço no coração de fãs ao redor do mundo.
Para além da produção em si, ‘Gossip Girl’ entregou ao mundo uma nova leva de atores e atrizes jovens, que mais tarde ocuparam novos espaços na indústria ao trilharem seu próprio caminho.
Este foi o caso de Penn Badgley, o intérprete de Dan Humphrey, que em 2018 estrelou a primeira temporada do sucesso da Netflix, ‘You’. De lá para cá, a produção apenas se estabilizou, assim como aconteceu com sua carreira, embora não tenha tido uma adaptação fácil à fama repentina.
Mais do que rápido, ‘Gossip Girl’ se tornou um sucesso em 2007, assim como todos os seus protagonistas, que tinham com o público um apelo que apenas os adolescentes conseguem conceder às novas estrelas. Tanto Badgley, quanto Blake Lively, Leighton Meester, Ed Westwick e Chace Crawford, mexiam com as emoções do público, o que levou a uma mudança de vida repentina para todos.
Em entrevista à Variety, o protagonista de ‘You’ comentou que, por anos, enquanto atuava na série, não queria realmente estar na televisão: “Eu apenas [apenas] ganhando tempo com Dan – eu não estava investido [no personagem]. E não estou dizendo isso como uma coisa boa! Estou contando apenas como era”, comentou.
Badgley afirma que encara de duas formas essa época de sua vida, na fase final de seus 20 anos: “divertida e rápida”. Porém, apesar disso, ele conta que havia uma “corrente negra” que o levaria ao fundo do poço nessa era, não fosse seu relacionamento com Blake Lively.
Apesar de já se conhecerem desde quando eram crianças, o casal só iniciou um relacionamento durante as filmagens de ‘Gossip Girl’, se mantendo juntos por três anos, de 2007 a 2010. Penn Badgley conta, portanto, que parte do fato de não ter lidado com o abuso de substâncias foi motivada pelo namoro com a intérprete de Serena van der Woodsen:
“Para ser sincero, eu nunca lutei com abuso de substâncias. Blake não bebia e eu acho que nosso relacionamento, de certa forma, impediu que eu me forçasse a este caminho”, contou ele.
Isso não impediu, porém, que o ator adentrasse o que denomina como uma “crise espiritual”, onde tentava encontrar a si mesmo fora da TV e do ambiente relacionado à fama, tentando “técnicas físicas [de relaxamento], do budismo à meditação” e se envolvendo em causas políticas e sociais.
“Como qualquer pessoa que já experimentou algum grau de fama e bem-estar, eu fui apresentada à verdade universal de que isso não torna sua vida melhor ou mais fácil. Na verdade, pode complicar as coisas grandemente e te tornar infeliz”, detalhou Badgley, frisando que se sentia isolado e não confiava em ninguém.
“Eu nunca fui o que poderia ser definido como potencial suicida, jamais, mas eu estava certamente desesperado. Tinha a ver com ‘Eu sou importante? Eu me importo? Alguma coisa importa?’ Essas questões informam como nos sentimos. A resposta que eu tive foi ‘Sim’. Acho que todos nós temos que chegar a isso. Eu não sei como você poderia chegar a ‘Não [Não sou importante]’ e ser feliz, então todos temos que chegar a este ‘Sim’, de alguma forma. Provavelmente repetidamente.”, detalhou o eterno Dan.