Mais de 30 anos de carreira, uma grande influência para diversas gerações de cantoras pop, Kylie Minogue, a rainha do europop, celebra hoje seu 51º ano de vida. E para celebrar a história e a carreira de uma das artistas mais completas da indústria, listamos aqui alguns fatos e curiosidades sobre a cantora.
- Kylie Ann Minogue, nasceu em Melbourne, Austrália, em 28 de maio de 1968, sendo, portanto, do signo de gêmeos.
- A cantora mede apenas 1,52m.
- Kylie tem uma irmã mais nova, a também cantora Dannii Minogue, de 47 anos.
- Kylie iniciou sua carreira como atriz, participando de diversos programas de televisão, e alcançou o estrelato ao ser escalada para o papel de Charlene Mitchell em “Neighbours”, uma novela que fez muito sucesso na Austrália e no Reino Unido.
- Assinou seu primeiro contrato com uma gravadora, em 1987, e seu primeiro single foi u m cover, “The Loco-Motion”.
- O primeiro single de Kylie, “The Loco-Motion”, foi um enorme sucesso, foi a música mais vendida da Austrália na década de 80, e passou 7 semanas em #1 na ARIA Charts.
- O segundo single da cantora, “I Should Be So Lucky”, lançado em 1988, foi a canção mais vendida do ano na Austrália, e atingiu o #1 na Austrália, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Israel e Hong Kong.
- Seu álbum, de estreia, “Kylie”, foi lançado em 1988.
- “Kylie” foi certificado “ouro” nos EUA, e “The Loco-Motion” atingiu o pico de #3 na Billboard Hot 100, e #1 na parada de singles canadense, um feito e tanto para uma cantora não-americana.
- O single “Got To Be Certain” foi seu terceiro #1 consecutivo na parada de músicas australiana.
- O segundo álbum de estúdio da cantora, “Enjoy Yourself”, foi lançado em outubro de 1989.
- “Enjoy Yourself” contou com os singles número #1, “Hand On Your Heart” e “Tears On My Pillow”.
- As vendas do segundo álbum de estúdio da cantora nos EUA não foram tão boas quanto o esperado, e Kylie foi demitida da gravadora norte-americana, Geffen Records.
- Kylie embarcou em sua primeira turnê em 1990. A “Enjoy Yourself Tour” passou pela Europa, Ásia e Austrália.
- A estreia de Kylie no cinema aconteceu no filme “The Deliquents”, de 1989. O longa lucrou mais de 200.000 libras no Reino Unido.
- Em novembro de 1990, Kylie lançou seu terceiro álbum, “Rhythm of Love”.
- O lead single do álbum, “Better the Devil You Know” atingiu o pico de #2 no Reino Unido e #4 na Austrália.
- Apesar de não repetir o imenso sucesso de seus antecessores, o “Rhythm of Love” contou com os singles “Shocked” e “Step Back in Time”, algumas das canções mais icônicas da cantora.
- Kylie embarcou em sua segunda turnê em 1991, a “Rhythm of Love Tour”.
- O quarto álbum de estúdio da cantora, “Let’s Get to It” foi lançado em 1991 e foi o primeiro álbum de Kylie a não atingir o top 10 de álbuns do Reino Unido no seu lançamento.
- Kylie embarcou na turnê homônima do álbum e em 1992 lançou seu primeiro Greatest Hits, que atingiu o primeiro lugar no Reino Unido.
- Kylie mudou de gravadora em 1993 e lançou seu quinto álbum “Kylie Minogue” em setembro de 1994.
- O lead single do projeto, “Confide in Me” passou quatro semanas em #1 Na parada de singles australiana.
- Em 1995 Kylie participou do filme “Street Fighter”.
- Em outubro de 1997, Kylie lançava seu sexto álbum de estúdio, “Impossible Princess”.
- Após a morte da princesa Diana, o álbum foi rebatizado de “Kylie Minogue” ou “Kylie Minogue 1998” no Reino Unido.
- O álbum foi um grande sucesso na Austrália, mas no Reino Unido foi o de menor vendagem, devido à morte da princesa Diana e a associação ao álbum. A turnê do álbum, a “Intimate and Live Tour” iniciou em 1998.
- Em setembro de 2000, Kylie lançou seu sétimo álbum, “Light Years”, com muitas influências da dance e disco music.
- O álbum foi um grande sucesso na Europa, Ásia e Oceania, e o lead single “Spinning Around” foi o primeiro número #1 de Kylie, no Reino Unido, em 10 anos.
- O clipe de “Spinning Around” ficou marcado pelo uso do icônico micro-short dourado que, pasmem, foi comprado em um brechó pela própria cantora.
- O cd conta ainda com as canções “On a Night Like This” e “Kids”, em parceria com Robbie Williams. A cantora embarcou na “On a Night Like This Tour” em suporte ao álbum.
- Em 2001, Kylie participou do aclamado filme “Moulin Rouge”, como a Fada Verde.
- Em outubro de 2001, Kylie lançava seu mais famoso trabalho, o álbum “Fever”, com grandes influências do europop e do synthpop.
- O lead single do álbum foi a música “Can’t Get You Out of My Head”, maior sucesso da carreira da cantora, que atingiu #1 em mais de 40 países.
- Depois do sucesso mundial do álbum, a Capitol lançou o “Fever” nos EUA, e ele atingiu o pico de #3 na Billboard 200. “Can’t Get you Out of My Head” atingiu #7 na Hot 100.
- “Can’t Get You Out of My Head” é considerada a música mais tocada da década de 00.
- O álbum “Fever” contou ainda com as canções “In Your Eyes”, “Love at First Sight” e “Come Into My World”, alguns dos maiores sucessos de Kylie.
- Em 2004, Kylie ganhou seu primeiro e único Grammy, “Melhor Gravação Dance” por “Come Into My World”.
- O nono álbum de estúdio da cantora foi lançado em 2003: “Body Language”, com o lead single “Slow”, além das canções “Chocolate” e “Red Blooded Woman”.
- Em 2005, Kylie iniciou a “Showgirl: The Greatest Hits Tour”, alguns meses depois ela foi diagnosticada com câncer de mama e teve de interromper a turnê.
- Os médicos do Reino Unido e Austrália relatam que houve um grande aumento no número de mulheres que realizaram exames de prevenção ao câncer de mama depois do diagnóstico da cantora, e chamaram isto de “The Kylie Effect” (“O Efeito Kylie”).
- A Austrália foi obrigada a mudar algumas leis sobre assédio e a presença da mídia e paparazzis, depois do diagnóstico de Kylie.
- Ao final de 2006, ela retomou sua turnê, retrabalhada, para que exigisse menos esforço e desgaste da cantora, e a rebatizou de “Showgirl: The Homecoming Tour”.
- Em novembro de 2007, Kylie lançava seu décimo álbum de estúdio, “X”, que contou com os singles “2 Hearts”, ”In My Arms” (produzido pelo DJ Calvin Harris) e “Wow”. A mídia criticou a cantora por não abordar os últimos acontecimentos de sua vida, chamando o trabalho de “trivial”. De qualquer maneira, o projeto é bastante aclamado.
- “2 Hearts” foi um grande sucesso no Brasil, por ter sido incluída na trila sonora da novela “Duas Caras”. Outras músicas da cantora que já foram trilhas de novelas brasileiras incluem: “Specially for You” – “Que Rei Sou Eu?”; “Can’t Get You Out of My Head” – “Desejos de Mulher” e posteriormente, “All the Lovers”, trilha de “Insensato Coração”.
- No dia 08 de novembro de 2008 Kylie realizou seu único show no Brasil, em São Paulo, com a “X2008 Tour”. Em 2015 ela retornou ao país para uma mini-apresentação privada no amfAR Inspiration Gala.
- Em julho de 2010, Kylie lançou seu décimo primeiro álbum, “Aphrodite”, que conta com os singles “All the Lovers”, “Get Outta My Way”, “Better than Today” e “Put Your Hands Up”.
- Todos os singles do álbum atingiram o primeiro lugar na parada Hot Dance Club Songs da Billboard.
- Em 2013, Kylie assinou com a Roc Nation, empresa de Jay-Z, um contrato de agenciamento de carreira. A parceria não durou muito, e a cantora optou por rescidir o contrato. No mesmo ano ela se tornou técnica no The Voice UK.
- Kylie lançou seu 12º álbum de estúdio, “Kiss Me Once”, em 2014, com o lead single “Into the Blue”.
- O décimo terceiro álbum da cantora, o natalino “Kylie Chrstmas” foi lançado em 2015, seguido pelo seu mais recente álbum, “Golden”, lançado em 2018.
Parabéns, Kylie! Que possamos celebrar ainda muitos anos de sucessos e hits dançantes!