Os 10 anos de carreira de HyunA, uma das artistas mais importantes e bem-sucedidas da Ásia

É quase impossível falar em K-Pop feminino sem lembrar dela: Kim HyunA, ou mais conhecida como HyunA, faz 10 anos de carreira desde sua estreia no Wonder Girls em 2007 e de lá pra cá, muita coisa aconteceu.

A artista, junto de BoA e IU, é uma das mais bem-sucedidas da Coréia, seja por sua colaboração em grupos ou por lançamentos de trabalhos em carreira solo. O pouco tempo que passou na formação original das Wonder Girls pela JYP, também fez muita diferença para tornar-se o que é hoje no mercado.

Hyuna na formação original das Wonder Girls e com o 4MINUTE. Foto: Reprodução/Internet.

 

Atualmente, ela se encontra trabalhando como artista independente – fora de qualquer banda – desde a separação do 4MINUTE, que aconteceu no ano passado. Na banda, ela estava desde 2009. Nesse meio tempo, a musicista conseguiu – agenciada pela CUBE Entertainment – muitos feitos e também hits nacionais coreanos e internacionais, além de parcerias memoráveis com outros importantes nomes do segmento.

No total, Hyuna tem cinco mini-álbuns solo lançados, e cada um representa uma forma de expressão desta artista que tem dentre um de seus maiores talentos a versatilidade. Ao mesmo tempo que segue tendências, Hyuna também as lança.

Antes de lançar seus mini-álbuns, ela faz seu debut com o single “Change”, marcando sua soberania na indústria asiática:

 

Bubble Pop! (2011)

O primeiro trabalho solo de HyunA já foi uma verdadeira explosão. A música que dá nome ao material é o seu maior sucesso até então, já acumulando cerca de 100 milhões de exibições no YouTube, com o lançamento feito em 2011. Nesta fase, ela estava mais sexy do que nunca, e a sua estética ainda era pouco polida, porém, a personalidade forte marcou profundamente sua carreira e a música.

Melting! (2012)

Nesta fase, a cantora adota uma personalidade mais adolescente, com muitas cores e trazendo ao público as cores do universo Kawaii e Harajuku. Hyuna também está visualmente inspirada no Scene Kid/Pastel Emo, com mechas coloridas no cabelo, olho bastante delineado e uma maquiagem super colorida. Essa era uma das tendências do K-Pop até meados de 2013. Foi já em 2012 que ela também trabalhou com Psy, rapper coreano que bombou mundialmente com o single “Gangnam Style”. E eles até gravaram uma versão juntos, que ganhou performance em alguns eventos televisivos.

“Gangnam Style” com PSY:

A Talk (2014)

Dois anos se passaram e Hyuna focou os trabalhos com sua banda na época, o 4MINUTE, no qual ela alternava entre lançamentos com as meninas e seus projetos solos. Em 2014, ela lança mais um hit, a faixa “RED”, que também dá nome ao quarto mini-álbum de sua carreira. Nesta fase Kim Hyuna deixa seu lado jovem e mais adolescente de “Melting!” e mostra que cresceu com uma grande mulher, sem perder a sensualidade e o bom gosto.

“RED” é um trabalho que reascendeu seu sucesso no mercado coreano e o videoclipe é um de seus mais vistos. Nesta fase, Hyuna está super morena e o resultado agradou os fãs e conquistou novos!

A+ (2015)

No ano seguinte e com carreira consagrada no K-Pop, Hyuna lança o seu quarto mini-álbum, o “A+”, que é uma espécie de selamento a sua história e trajetória bem-sucedida na Ásia. O lead single – ou “title” – é “Roll Deep” (Because I’m The Best)” que como o próprio título já diz, é uma canção que deixa bem claro porque ela é a melhor, a mais linda, e todos a invejam, seja pelo que já conquistou e pelo que é. A música ainda tem a participação do Jung Ilhoon do BTOB, e o MV/Clipe tem várias referências masoquistas, neon, e Hyuna em sua melhor fase.

A’wesome (2016)

Este foi o primeiro trabalho da cantora como artista solo sem estar trabalhando com o 4MINUTE, já que a banda anunciou a separação das integrantes no início do ano passado. HyunA renova o contrato com a CUBE e a partir de agora sua carreira solo é a única preocupação.

Os fãs estavam já ansiosos com a notícia e em agosto de 2016 ela lança seu quinto mini-álbum, o “A’wesome”. Muitos até pensaram que o seu primeiro disco oficial seria lançado, mas não aconteceu, por enquanto. A estética trabalha o que a artista já foi em todos esses anos, sua consagração e toques, digamos, americanizados. O videoclipe do single oficial, “How’s This?” tem uma estética inédita no K-Pop, um encontro entre o oriente e o ocidente. “How’s This?” fala sobre querer dançar sem nenhum compromisso ou sentimento, e o clipe mostra Hyuna se divertindo com amigos em uma pista de dança.

Nesse período, Kim Hyuna ganhou diversos prêmios para canções como “Bubble Pop!”, “Roll Deep”, “Ice Cream” e muitas vezes selecionada como Melhor Artista coreana em premiações de renome como o MAMA, Soompi, Gaon Charts e o Seoul Music Awards.

A cantora também participou de projetos da CUBE, como o com o JS, que rendeu o hit “Trouble Maker”:

Vamos enaltecer?

Confira algumas performances da cantora coreana nesses 10 anos de carreira:

Com o 4MINUTE:

>>> Curta o PFBR no Facebook

>>> Agora no @oficialpfbr

Carregar mais tweets