PFBR avalia: 7/10
Um elenco consagrado por franquias de Hollywood, com Chris Evans (Capitão América), Dwayne Johnson (Jumanji) e Lucy Liu (As Panteras) é a receita perfeita para um filme excelente? “Operação Natal” é a prova que não é bem assim na realidade.
Dirigido por Jake Kasdan, responsável pela direção da franquia “Jumanji”, “Operação Natal” é a grande aposta dos cinemas para a época mais festiva do ano. Na trama o Papai Noel, interpretado por J.K. Simmons, é sequestrado por uma bruxa um dia antes do Natal e o seu fiel Chefe de Segurança Callum Drift, interpretado por Dwayne, tem a missão especial de salvar o bom velhinho com a ajuda de Jack O’Malley, papel de Chris Evans, e evitar que o Natal seja cancelado.
O personagem de Evans é o centro cômico de toda a trama. Jack é um cara adulto que trabalha de forma ilícita e que, por acaso, foi o responsável por identificar a localização do Papai Noel para o então sequestro. Na vida pessoal, ele é um pai que faz de tudo para não ser presente na vida do filho pois não se considera apto a esse papel tão importante, mas o que parecia ser apenas um núcleo coadjuvante da história, se torna a lição principal do filme. Assisti-lo em um personagem cômico e perdido na vida pessoal e profissional foi algo que não víamos há muito tempo na carreira do ator. Depois de grandes sucessos da Marvel e suas últimas atuações em dramas, é até difícil entender o lado humorístico do ator em “Operação Natal”, mas a química dele com Dwayne é a grande sacada que podemos concluir ser o ponto alto do filme.
Juntos, os atores souberam balancear muito bem as cenas de humor e ação, deixando os acontecimentos fantasiosos menos esquisitos e vergonhosos para o público, que até esquecemos que é um filme sobre Natal. Um momento que se perde no propósito, mas que leva ao ponto positivo sobre o projeto para quem assiste.
Ao final de tudo, “Operação Natal” entrega o que promete: tem a sua clássica mensagem final de filmes natalinos hollywoodianos, mas não tem momentos marcantes que podemos considerar que entrará para a lista de filmes de Natal que precisaremos maratonar, que vemos com bastante frequências nas redes sociais.