A Universidade do Texas, baseada na cidade de Austin nos Estados Unidos, anunciou nesta semana que a obra de Taylor Swift se tornará tema de curso em sua grade curricular.
O curso estará disponível durante o outono americano para os estudantes do programa de Honra às Artes Liberais da faculdade e, segundo o New York Post, se chamará ‘The Taylor Swift Songbook’ (O Livro de Canções de Taylor Swift, em tradução livre).
A professora Elizabeth Scala, também coordenadora do projeto, comentou: “Swift é uma talentosa e inteligente compositora e suas habilidades de escrita foram o que me chamaram atenção nela”. Além disso, as aulas terão como foco promover aos estudantes “uma introdução aos estudos literários e métodos de pesquisa” a partir das composições de Taylor.
A coordenadora ainda comentou que o curso terá como foco a forma de escrita da estrela, uma vez que, em sua opinião, ela se comunica com seu público de uma forma que outros artistas não fazem – uma alusão às referências que Taylor Swift sempre coloca em suas canções:
“Para mim, é tudo sobre a forma (não apenas ou primariamente sobre o conteúdo em si). Nós vamos estudar as músicas de Swift como poemas e estruturas literárias”.
Em Maio, Taylor Swift recebeu o título de Doutora Honorária em Belas Artes, na Universidade de Nova York. A honraria é concedida às pessoas que se destacam em diversas vertentes artísticas e, especialmente, à cantora por ser “uma voz influente para os direitos dos artistas e uma força global contra a discriminação de orientação sexual e identidade de gênero”, conforme explicou a instituição.
A artista não é a única a ser envolvida em atividades estudantis. Recentemente, a Universidade do Texas também anunciou um curso centrado na obra de Harry Styles, mas com um foco diferente. Intitulado ‘Harry Styles and the Cult of Celebrity: Identity, the Internet, and European Pop Culture’ (Harry Styles e o Culto à Celebridade: Identidade, Internet e Cultura Pop Europeia, em tradução), que estará disponível para seus estudantes em 2023.
Mais do processo de composição de Taylor Swift pode ser visto no documentário ‘Folklore: Sessões no Long Pond Studio’ (2020), disponível no Disney+, que acompanha as gravações do álbum ‘Folklore’.