"O problema não é o Oscar e sim Hollywood", diz Viola Davis sobre polêmica da premiação estar "branca" demais

Com o anúncio dos indicados ao Oscar na semana passada, muitas pessoas e até mesmo atores e atrizes negras resolveram ir nas redes sociais e usarem suas vozes para criticar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles por a cada ano que passa, a cerimônia mais importante do cinema mundial se manter “branca demais”.

O ponto seria justamente a quantidade de pessoas brancas concorrendo as estatuetas de ouro, em comparação ao número cada vez menor de profissionais negros aparecendo nas listas do evento anualmente.

Viola Davis, que já foi indicada duas vezes, resolveu opinar sobre esse “boicote” organizado na internet e em outros locais em entrevista ao Entertainment Tonight. Para a atriz, famosa pelo seriado “How To Get Away With Murder” e outras produções, o problema não está no Oscar e sua seleção, mas nas produtoras de Hollywood que estão cada vez menos dando espaço para que pessoas negras possam mostrar seus trabalhos em longa metragens.

“O problema não é o Oscar, na verdade, o problema é o sistema de seleção em Hollywood”, afirma. “Quantos filmes negros estão sendo produzidos todos os anos? Quantos estão sendo distribuídos? Sobre os filmes que estão sendo feitos, os produtores estão pensando ‘fora da caixa’ na forma de ver outros meios de interpretação para personagens?”, confronta. “Você pode lançar uma mulher ou um homem negro nesse papel? O problema definitivamente não é nosso salário. Você pode fazer uma lista com todas as atrizes de nível A negras e brancas, eles vão dar prioridade as últimas. Você não pode culpar a Academia nem mudá-la, se não há filmes com pessoas negras, em quem poderíamos votar?

E completou incitando o apresentador Chris Rock, que é negro, há falar algo sobre o assunto no momento da premiação:

“O Oscar definitivamente não é o problema, como eu disse, é algo muito maior por trás, uma espécie de doença. Espero que Chris Rock faça uma declaração ou algo sobre isso, uma indicação social, uma mudança, até porque, estamos em 2016”, terminou.

O Oscar 2016 acontece no dia 28 de fevereiro.

>>> Curta o PFBR no Facebook

>>> Agora no @oficialpfbr

Carregar mais tweets