NÚMEROS NÃO MENTEM! Entenda porque notícias sobre fraudes em reproduções de “Envolver” são falsas

Era esperado que internautas iriam ficar bem alegres com o desempenho de Anitta na maior plataforma de música do mundo, principalmente após a brasileira atingir o topo do Spotify Global com seu mais recente smash hit, a faixa “Envolver”.

Mas de alguns dias para cá, Anitta vem recebendo diversos ataques provenientes de grandes portais da mídia brasileira, que alegam que a cantora e seus fãs fraudaram os números de reproduções de “Envolver” e que a faixa só chegou ao topo das paradas graças aos brasileiros.

Até certo ponto e talvez o único ponto verídico em comum destas pautas, foi os brasileiros se unirem para presentear Anitta com o topo da parada, entretanto, o que estes mesmos portais esqueceram de informar e talvez por pura conveniência, é que esse apoio foi válido por apenas DOIS dias. Vamos entender melhor.

O top 25 de “Envolver”

Começando pelo dia 15 de março, quando Anita já estreava o top 25 da parada, “Envolver” teve 1.849 milhão de reproduções, enquanto o Brasil somou apenas 459 mil strems, ou seja apenas 24,83% foram de audiência brasileira, todo o resto foi em plataformas ao redor do mundo.

No dia 16 de março tivemos 1.933 milhão de streams mundiais, contra 473 mil do Brasil, onde novamente resulta em uma porcentagem de 24,47% de audiência brasileira.

Somente no dia 18 de março, Anitta ultrapassou a porta dos 30% de audiência brasileira com “Envolver”, onde as quase 3 milhões de reproduções mundiais, 1 milhão vieram do Brasil e então chegamos no dia e que Anitta atingiu o topo da parada.

Foi SOMENTE no dia 24 e 25 de março, que pela primeira vez desde seu lançamento que o Brasil angariou a maior parte de streamings em “Envolver” e se você se engana se acha que essa captação foi absurda. No dia 24, totalizando 6.3 milhões de reproduções, 4.1m vieram do nosso país, representando 64,74% de audiência brasileira, número que se repetiu no dia seguinte, onde Anitta captou 63,14% de plays do Brasil.

No dia 26 de março, o numero voltou a ficar na mão da cena global, onde apenas 47% dos streams de “Envolver” vieram do Brasil. Desde a data citada, o Brasil perdeu força e atualmente representa apenas 22% dos streams diários de “Envolver”, que se encontra na 9º do Spotify Global, com mais de 2.7 milhões de reproduções diárias, sendo apenas 597 mil do Brasil.

O criador de conteúdo digital, Celso Haddad, fez um gráfico detalhado, incluindo porcentagens, datas, e números de streaming que serviram de base para está matéria. Os números foram homologados pelo próprio Spotify, dispensando qualquer dúvida acerca de manipulação ou fraude.

No período analisado, de 17/3 a 12/04, “Envolver” recebeu um total de 89.751,511 de reproduções e somente 32.817.902 foram de dentro do Brasil. Isso significa que 63,43% da audiência do single de Anitta é ORIGINALMENTE internacional.

Desmistificando qualquer sobra sobre fraude, no dia 25 de março, o perfil oficial do Spotify no Brasil, endossou o top #1 global de Anitta, como prova o tweet acima.

O uso de VPN

Muito se falou na polêmica do uso de redes VPN para fazer Anitta ser “mais famosa do que parece” fora do Brasil. Alguns portais chegaram a afirmar, sem comprovação alguma, de que fãs de Anitta estavam utilizando tal serviço para impulsionar a cantora no Spotify. Então vamos aos fatos novamente.

No dia 23 de março, Anitta não só atingiu o top 5 do global, como atingiu também o top 5 do Spotify México, considerado um dos maiores mercados da América Latina, sem falar que faixa atingiu o top 50 de TODOS os países da região, o que impossibilitaria o uso de VPN, já que seria humanamente impossível fãs se organizarem para por a faixa em posições de destaque em tantos países.

O uso de VPN não é tão fácil quanto parece e é mais complexo do que aparenta. De fato existem serviços de VPN gratuito, mas devido a escassez dos servidores, frequentemente apresentam queda, impossibilitando o uso do serviço.

Em uma rápida pesquisa, nossa equipe encontrou serviços pagos de grande referência quando o assunto é VPN e os valores ultrapassaram a casa dos R$ 50,00 mensais. Estariam os fãs de Anitta financiando milhares de contas VPNs para que a cantora conseguisse destaque em TODA a América Latina?

>>> BRASIL, MÉXICO, MUNDO! Anitta decola com “Envolver” e emplaca sucesso nas maiores listas do Spotify

Vale lembrar também que tentativas de burlar a zona de acesso do Spotify resultam em audiências fantasmas, que no final da contabilização, são cortadas do chart geral, conhecidas também como descartes.

>>> Curta o PFBR no Facebook

>>> Agora no @oficialpfbr

Carregar mais tweets